TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Principais tópicos da Análise e Estrutura das demonstrações financeiras

Por:   •  2/4/2015  •  Seminário  •  1.041 Palavras (5 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 5

Passo 02

Discutir sobre o material estudado no Passo 1 e escrever um resumo da reunião da equipe,

abordando os pontos mais importantes. Este documento deverá ser elaborado em tópicos,

destacando cada assunto discutido pelo grupo.

Principais tópicos da Análise e Estrutura das demonstrações financeiras

A administração financeira e análise das demonstrações financeiras é um campo pertinente na gestão financeira cotidiana de qualquer empresa. O profissional que atua nesta área em especifica é o administrador de finanças, que possui a função de analisar , planejar e controlar todos os recursos financeiros de uma companhia.

Para avolumar o seu trabalho, o administrador de finanças necessita conhecer as estruturas e a aplicação de cada demonstração financeira e saber como analisar cada uma. Além disso, deve estar muito bem atualizado sobre as mudanças no mercado financeiro, que é constante.

Segundo Gitman, a finanças é “a arte e a ciência de administrar fundos” . Este campo estuda e analisa todas as movimentações dos agentes econômicos e dos recursos financeiros. Enfim, finanças abrange-se de mercados, instituições e instrumentos que estão incluído nas transferências de fundos entre indivíduos, empresas e governos.

É de suma importância a responsabilidade do administrador financeiro dentro de uma entidade, pois é ele que assegura o sucesso ou o fracasso do empreendimento.

Demonstrações Contábeis

É de crucial importância compreender as demonstrações contábeis e/ou também chamadas de demonstrações financeiras para administrar de uma maneira melhor os negócios em que a companhia está adentrado. As demonstrações financeiras desempenha um elo de comunicação de diversos usuários internos e externos com empresas. Elas permitem uma rápida visão intuitiva da real situação do negócio, é uma base para posteriores análises e também contribuir  para planejar  e elaborar os diversos e dinâmicos orçamentos internos.

As principais demonstrações financeiras são: Demonstração do Resultado do Exercício (DRE),  Balanço Patrimonial,  Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido e Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos (DOAR).

  • Balanço Patrimonial:  é a demonstração financeira destinado a evidenciar, qualitativa e quantitativamente numa determinada data , a posição patrimonial e financeira da empresa. No Balanço patrimonial, as contas deverão ser classificadas segundo os elementos do patrimônio que registrem e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira da organização.

  • Demonstração do Resultado do Exercício:  tem como finalidade demonstrar qual o lucro ou prejuízo do exercício publicado, bem como sua estrutura de apuração, demonstrando o "caminho" que o dinheiro percorre dentro de uma empresa. A publicação da DRE será feita comparando-se dois  exercícios , o atual com o do ano anterior, podendo ser apresentada em conjunto, uma demonstração consolidada, quando for o caso.

  • Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido: a DMPL uma demonstração mais completa e abrangente, já que evidencia a movimentação de todas as contas do patrimônio líquido durante o exercício social, inclusive a formação e utilização das reservas não derivadas do lucro. Ou seja, demonstra-se todas as modificações do Patrimônio Líquido da empresa em um determinado período.
  • Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos : a DOAR, é um relatório contábil que indica todas as modificações na parte financeira da companhia e é importante para um maior sucesso no planejamento e na tomada de decisões na área financeira de uma organização.

Existem outras Demonstrações financeiras de importância, tais como: Demonstração do Valor Adicionado ou Agregado, Notas Explicativas, Relatório de Diretoria e Balanço Social.

Estrutura do Balanço Patrimonial

Basicamente o Balanço Patrimonial é constituído pelo Ativo, pelo Passivo e pelo Patrimônio Líquido.

Sendo o Ativo correspondente  aos bens, direitos e as demais aplicações de recursos administradas  pela empresa, capaz de gerar benefícios econômicos futuros.

O Ativo Circulante representa os grupos de contas que possuem o maior grau de liquidez de todo o Ativo, que analisado, demonstra quais as disponibilidades imediatas que a empresa possui.

O Ativo não circulante tem como finalidade evidenciar os grupos de contas que representam todos os bens e direitos de permanência duradouras, destinados ao funcionamento normal da sociedade ou adquiridos para este fim.

Realizável a longo prazo, pode-se definir que são bens e direitos, apesar de fazerem parte do ciclo operacional da empresa, possuem vencimentos cuja conversão em coeda corrente se dará após um ano, contando com a data do encerramento do balanço.

Investimentos são todos os bens e direitos adquiridos pela empresa visando obter algum tipo de rentabilidade, mas fora de sua função principal. Caracteriza-se por ser um tipo de aplicação de capital permanente.

Imobilizado é basicamente constituído por bens corpóreos destinados á manutenção das atividades da empresa ou exercícios com essa finalidade inclusive os decorrentes de operações que transfiram á companhia os benefícios, riscos e controle desses bens. Depreciação/amortização/exaustão acumulada (contas redutoras do ativo).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (127.9 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com