TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As principais variáveis envolvidas no processo de quantificação financeira

Artigo: As principais variáveis envolvidas no processo de quantificação financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2013  •  Artigo  •  303 Palavras (2 Páginas)  •  452 Visualizações

Página 1 de 2

A Matemática Financeira é o campo indispensável para a compreensão e operações nos mercados financeiro e de capitais, sua atuação na administração financeira com baixo tempo e custo de decisão, possibilita a análise e evolução do dinheiro ao longo do tempo, determinando o valor das remunerações relativas ao seu tempo.

No mercado financeiro o valor monetário é o denominador comum de medida para agregar valor a bens e serviços e até a própria moeda como um meio de acúmulo deste valor constituindo assim a riqueza ou capital.

As principais variáveis envolvidas no processo de quantificação financeira são: o capital, a taxa de juros e o tempo.

O Capital corresponde a todo acúmulo de valores monetários em um determinado período de tempo, constituído a partir da riqueza. Para tanto, a incidência de Juros, trata-se da remuneração de um capital (c), aplicado a uma taxa (i), durante um determinado período (n), portanto, é dinheiro pago pelo uso de dinheiro emprestado.

A existência de Juros decorre de vários fatores, como pela inflação, decorrente da diminuição do poder aquisitivo da moeda num determinado período de tempo, assim como devido a riscos ou possíveis riscos de investimento e tendências consumistas com empréstimos a terceiros.

Se a taxa de juros incidir sobre o capital inicial, dizemos que temos um sistema de capitalização simples, ou seja, Juros simples e quando a taxa de juros incidir sobre o capital atualizado com os juros do período, dizemos que temos um sistema de capitalização composta, denominada Juros compostos.

Juros Simples: É aquele no qual os juros incidem sempre sobre o capital inicial. A taxa percentual de juros é calculada de acordo com o capital principal. Dessa forma, o rendimento mensal mantém o mesmo valor. A cobrança de juros está relacionada a financiamentos, compras a prazo, aplicações bancarias, pagamento de impostos atrasados entre outras situações relacionadas ao meio econômico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com