TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Princípios Fundamentais da Contabilidade

Por:   •  29/5/2016  •  Relatório de pesquisa  •  879 Palavras (4 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 4

ETAPA 2

Passo 3

Os Princípios fundamentais da contabilidade

São dois princípios básicos  que mostra  como são  usados  dentro de uma empresa  de um patrimônio  empresarial .Esses princípios  são valido para todos os patrimônios   existente dentro da entidade .

Princípios da Entidade

A entidade pertence aos sócios , e o patrimônio pertence a entidade  , mais o patrimônio não pertence ao sócios, e  não podem confundir os patrimônios com os do  sócios  da entidade pois  cada um tem beneficio próprio .Ex: Sócio recebe pró-labore  e paga as contas dele , e não da empresa. E a entidade tem caixa próprio  e paga as contas que são dela.

Princípios da Continuidade

Toda empresa que se abre  não tem data de cancelamento pois  sempre esta em  atividade por parte dos proprietários, e se casou houver decisão  de encerrar as atividades  passara  pelo  judicial ou governo, o seu patrimônio vai ser avaliado pelo valor de realização .A situação limite deste principio é a cessação total ou parcial das atividades da entidade , de forma definitiva .

Principio da Oportunidade

Determina que os registro contábeis  sejam feitos no momento em que o fato ocorra e pelo seu valos completo. Portanto  , este  principio determina que os registro  seja feito no momento da transferência de propriedade , através da emissão de nota  fiscal e o valor q estiver na nota será contabilizado .

Principio do Registro pelo valor Original

Avaliação dos  componentenes   patrimoniais  deverá ser feita pelo valores de entrada , sendo em moeda nacional .Se adquirindo   em moeda  estrangeira , terão os seus valores convertidos para moeda nacional , na data da transação.

No caso de se receber um bem  em doação , este deverá ser  registrado pelo seu valor de mercado , obtido  através de um perito.

Princípio da atualização de Monetária  

Reconhece os efeitos dos principio da atualização monetária nacional ser reconhecida contabilmente , através de uma desse poder aquisitivo , utilizando um único e oficial, para todos os ramos de atividades econômicas.

A atualização monetária busca o valor original ,e não o valor de mercado , por isso não se trata de uma correção, e sim de uma atualização de valores originais.

Principio da Competência

Determina que os efeitos das transações e  outros eventos sejam  reconhecidos nos períodos a que se referem , independentemente do recebimento ou pagamento.O principio esta intimamente ligado as variações do patrimônio liquido.


Principio da prudência

Determina  a adoção do menor valor para o ativo e do maior para o passivo , menor valor para receitas e maior  valor  para as despesas ,portanto essas duas escolhas de  hipóteses  igualmente válidas ,de

Realizações possível que se corresponde a um menor patrimônio liquido.



 Comitê de Pronunciamentos Contábeis- CFC

È um órgão responsável por buscar a convergência da contabilidade.Criado pela Resolução CFC 1.055/05 , sendo que  muitos desses comitê fazem parte de varias entidades  Brasileira  como : Bovespa,Ibracon  e  Fipecafi , além do próprio conselho federal da contabilidade –CFC.

As normas Brasileiras de contabilidade (NBC’s) tem por objetivo estabelecer regras de conduta profissional e procedimentos técnicos, em consonância com os Princípios Fundamentas de contabilidade  citados acima.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (125.5 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com