TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Princípios da Administração Cientifica e Suas definições

Por:   •  3/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  954 Palavras (4 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 4

Os princípios da Administração Cientifica e Suas definições

RESUMO:

Esse artigo tem como propósito esclarecer e desenvolver mais sobre o assunto da administração científica, nele vamos destacar mais afundo em alguns pontos: métodos de Frederick Taylor, os princípios, as críticas, pontos positivos e negativos. Será possível analisar que até hoje em muitas empresas ainda é utilizado muito o método que Frederick Taylor desenvolveu com base em seus estudos.

Palavras chave:

Administração Científica, Frederick Taylor.

ABSTRACT:

This article aims to clarify and develop more on the subject of scientific management it 'll sink in more highlight a few points: Frederick Taylor methods , principles, critical positive and negative points. It will be possible to analyze that to this day in many companies is still widely used method that Frederick Taylor developed based on their studies.

Key words:

Scientific Management, Frederick Taylor.

INTRODUÇÃO:

Os princípios da administração eram baseados na estrutura formal e nos processos das organizações. As pessoas eram vistas exclusivamente como instrumentos de produção e eram usadas sementes para alcançar as metas dentro das organizações, esses instrumentos.

[pic 1]

A ORGANIZAÇÃO RACIONAL DO TRABALHO

        Para Frederick Taylor sempre haveria uma forma mais rápido e mais fácil para executar determinada tarefa, durante seus estudos ele analisou que os operários aprendiam suas tarefas através da observação, ou seja observando o

trabalho feito por seus colegas ou vizinhos, dessa forma o mesmo trabalho era realizado de maneiras diferentes. Com isso Taylor viu a necessidade de mudar

Os métodos rudimentares por métodos científicos, esse método recebeu o nome de Organização Racional do Trabalho (ORT).

Esses métodos foram divididos em 5 partes:

  1. Análise do Trabalho e Estudo do Tempo e Movimentos.

Nesse caso foram eliminados movimentos desnecessários e os movimentos uteis foram simplificados, surgindo assim um tempo médio para cada operário desenvolver sua atividade.

  1. Fadiga Humana.

Com uma fadiga muito grande identificou – se uma serie de efeitos negativos como diminuição de produção, acidente de trabalho perda de tempo e da qualidade do

Serviço. A administração cientifica pretendia eliminar movimentos que causam a fadiga.

  1. Divisão do trabalho e especialização do operário

Subdivisão das tarefas, sendo assim cada operário seria especializado em uma determinada função, dessa forma diminuiria a fadiga.

  1. Desenho de cargos e tarefas.

Com a ideia de simplificar as tarefas, os operários deveriam apenas realizar e não decidir ou pensar.

 A simplificação no desenho de cargos permite: a) Admissão de empregados com qualificações menores e consequentemente salários menores -- reduz custos. b) Redução de custos de treinamento. c) Redução da possibilidade de erro. d) Facilita a supervisão. e) Aumenta a eficiência do trabalhador e consequentemente a produtividade

  1. Incentivos salariais e premiação

Foi definido que o operário que tivesse sua produção acima da produção fixada receberia uma bonificação, proporcional ao acréscimo de produção, a ideia era agradar tanto aos empresários quanto aos operários.

  1. Homo Economicus

Para que a política de incentivos salariais desse certo, foi utilizado o conceito de homem econômico, onde o homem trabalha por dinheiro e não por gostar dele. Com incentivos maiores o homem é capaz de gastar toda sua energia pensando no lucro que terá no final.

  1. Condições Ambientais de Trabalho

Para maior eficiência é necessário verificar alguns pontos como:

Adequação de instrumentos e ferramentas de trabalho para reduzir o esforço e a perda de tempo na execução da tarefa. b) Melhoria no arranjo físico de máquinas e equipamentos para racionalizar o fluxo de produção. c) Melhoria do ambiente físico de trabalho (ruído, iluminação, ventilação...) para não reduzir a eficiência. d) Projeto de instrumentos e equipamentos especiais para reduzir o esforço e movimentos desnecessários.

  1. Padronização

Com a padronização foi possível reduz a variabilidade do processo produtivo, e com especialização do operário a padronização também foi responsável pelo conceito da linha de montagem.

  1. Supervisão funcional

Para Taylor era necessário a criação de uma supervisão pôr o mesmo acreditar na vadiagem dos operários e na não capacidade de pensar, hoje existem vários supervisores para apenas um determinado departamento.

Críticas à administração cinética

        Como todo processo novo e inovador, a administração cientifica também seus críticos. E muitas dessas críticas por incrível que pareça continuam ate hoje, em virtude da abordagem criada por Taylor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (85.9 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com