TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Recursos naturais utilizados pela Bosch

Por:   •  11/6/2017  •  Relatório de pesquisa  •  931 Palavras (4 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 4

GESTÃO AMBIENTAL
BOSCH

Lins-SP, 22 de maio de 2017.

GESTÃO AMBIENTAL

  1. BOSCH

A Bosch é uma empresa multinacional que tem um sistema de gestão ambiental de acordo com a ISO 14001. A empresa iniciou seus trabalhos em 1973, com a primeira regulamentação ambiental e desde então, manteve-se sempre atenta para criar novos projetos e programas para ampliar o vulto da empresa nesta categoria. Hoje em dia, cerca de 82 por cento de suas localidades foram certificadas por esta norma de grande vulto internacional, que atualmente trabalham com objetivos para o ano de 2020. Entre os objetivos estão, principalmente, a redução de emissões de CO2 em 20 por cento em relação a 2007 e o aumento da eficiência energética em 20 por cento.

  1. RECURSOS AMBIENTAIS

Os recursos naturais utilizados pela Bosch em grande escala são bastante variados, tendo em vista os diferentes tipos de produtos fabricados. Preocupada com isso, a empresa coordena ações para reduzir o volume de matéria prima, e quando possível, faz a recolocação de materiais no ciclo de produção. Porém, é possível verificar a atenção maior da empresa em estabelecer metas e priorizar a economia de energia em sua gestão ambiental, pelo fato da empresa, ter gastos consideráveis com energia para os processos de fabricação de seus produtos.

  1. SISTEMAS UTILIZADOS NA BOSCH

Diversos foram os sistemas criados ou aderidos a atual gestão ambiental da Bosch. O primeiro projeto de implantação nesta categoria, foi em 1973, com a primeira regulamentação ambiental, em 1974 implantação do programa 3S, em 1995, criou-se um sistema de gestão ambiental para todos os locais de fabricação da empresa e em 1996 a política ambiental da Bosch. Com o avanço da tecnologia, a empresa inovou e começou a criar sistemas aderidos aos seus produtos, com a finalidade de minimizar o impacto ambiental. Desde então, ampliou seus projetos e pesquisas para desenvolver novas tecnologias ambientais, gerando em torno de 40 por cento de suas vendas com produtos que ajudam a reduzir o consumo de matéria prima e minimizar o impacto ambiental, sendo condecorada diversas vezes com prêmios pelo sucesso de seus projetos.

  1. ECONOMIA DE ENERGIA E REDUÇÃO DA EMISSÃO DE CO2, OS TEMAS MAIS ABORDADOS

A maior preocupação da Bosch em relação ao meio ambiente tem foco na economia de energia e redução da emissão de CO2. Os dois temas são os principais carros chefes de sua gestão ambiental na atualidade, devido ao grande crescimento das instalações de produção que consomem uma imensa quantidade de energia e emitem grandes quantidades de CO2. Alguns dos dispositivos usados na produção industrial da Bosch, operam juntamente com as máquinas, de maneira flexível para adaptar-se as demandas de operações e assim trabalhar na frequência ideal de fabricação. Contam também com o inovador IndraLogic PLC, que reduz a energia requerida para iluminação em até 60 vezes e o programa eXchange Bosch, que produz componentes remanufaturados de carros, gerando cerca de 23000 toneladas métricas a menos de CO2, se comparando com a produção de produtos novos.

  1. ANÁLISE DAS MUDANÇAS

Pode-se chegar a uma conclusão muito positiva do investimento na gestão ambiental realizado pela Bosch. O retorno para o meio ambiente é muito satisfatório e alívio das contas a pagar da empresa também são bastante consideráveis. Com a produção de remanufaturados, o custo dos componentes pode chegar a 40 por cento mais barato que o produto novo. A economina de energia com o sistema IndraLogic PLC, reduz cerca de 60 por cento o consumo de energia elétrica. O desenvolvimento e investimento em energias renováveis, ajudam na redução continua de CO2, como por exemplo, um sistema fotovoltaico e uma proteção solar que reduz 25 por cento a quantidade de calor que penetra no prédio, reduzindo a necessidade de resfriamento e automaticamente, o consumo de energia. E por fim, em alguma unidades da empresa, contam com seu próprio sistema de tratamento de água, que permite a economia de 30000 metros cúbicos de água potável por ano, considerando também que utilizam a água da chuva para ajudar no resfriamento do prédio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (52.5 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com