TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO E MULTIMEIOS: ANALISE DOS RECURSOS TECNLÓGICOS UTILIZADOS NA ESCOLA

Trabalho Universitário: EDUCAÇÃO E MULTIMEIOS: ANALISE DOS RECURSOS TECNLÓGICOS UTILIZADOS NA ESCOLA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  820 Palavras (4 Páginas)  •  1.066 Visualizações

Página 1 de 4

MATERIAIS E EQUIPAMENTOS DIDÁTICOS

Em estudos realizados sobre os nossos antepassados retrata como eram utilizados por eles os recursos existentes na época para facilitar sua sobrevivência. No inicio os materiais era utilizados da forma como eram encontrados e com o decorrer dos tempos foram se modificando chegando ao período da invenção dos computadores que tem funções múltiplas com rapidez e eficácia.

Os primeiros habitantes aprendia o processo educativo através da imitação e era transmitido através de práticas e cada gênero exercia o que seria necessário para sua vida na sociedade, o processo era oral e os humanos não tinham materiais para fazer anotações, no entanto memorizavam.

O processo de ensinamento (memorização) era transmitido através de diversas formas para ter convicção de que eles teriam aprendido. No inicio dos séculos os povos de maneira inconsciente já se preocupava com a maneira de transmitir seus conhecimentos e com a educação de seu povo. Tudo o que lhes eram apresentados mesmo que de forma lúdica eram para prepara-los para o futuro.

Os materiais didáticos são tudo e qual quer material utilizado para proceder a aprendizagem do aluno de maneia clara e coerente. Porem é conveniente que o professor saiba lidar com estes recursos e compreender o grau de aprendizagem dos alunos, e observando seus interesses para com os recursos utilizados.

O professor tem que ter planejamento de suas atividades, porém deve ser flexível, e quando surgir algum imprevisto deve saber lidar com a turma e levar a aula de outra forma sem que seja necessário seguir a risca o planejamento.

Os recursos didáticos por se só não consegue proceder a aprendizagem do aluno, pois é necessário a mediação do professor para que aja interação do aluno com o recurso e com o professor. Diante dos diversos recursos utilizados na educação brasileira podemos citar: o quadro negro, mimeógrafo, retroprojetor, cartazes, mural didático, etc.

O quadro negro é um dos mais antigos recursos didáticos e até hoje muito utilizados, na qual a visualização é completa por toda a turma. Porém é utilizado juntamente com o giz, hoje conhecido como prejudicial à saúde dos que desfruta de sua utilidade.

O mimeografo é um recurso didático usado para a impressão de materiais que possam auxiliar no processo educacional, e o seu uso não necessita de energia.

Freitas, 2007 afirma que durante a ditadura militar no Brasil, nas décadas de 1960 e 1970, os mimeógrafos foram amplamente usados por opositores dos militares. Uma forma pratica e barata de imprimir os folhetos e difundir suas ideias revolucionarias.

O mimeografo é de fácil manuseio e, além disso, facilita o trabalho pedagógico em especial na educação infantil por ser preciso a utilização de muitas atividades por dia, hoje já substituído pela a maquina de xérox.

O retroprojetor é utilizado para reproduzir a imagem em tamanho maior, as imagens são gravadas em folhas transparentes. Porém o retroprojetor ligado por muito tempo pode ocorrer incêndios, no entanto no momento de guardar é necessário que aguarde até o momento em que estiver em temperatura ambiente.

O cartaz é um meio de comunicação mais utilizado por todas as pessoas de todas as classes. Em sala de aula o cartaz pode vir a motivar os alunos e quando produzidos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com