TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Resíduos sólidos produzidos pela população nas mais variadas atividades existentes na sociedade

Por:   •  20/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.904 Palavras (8 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        METODOLÓGIA        

3        DESENVOLVIMENTO        

4        CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        



  1. INTRODUÇÃO

Os resíduos sólidos produzidos pela população nas mais variadas
atividades existentes na sociedade são um dos grandes problemas enfrentados por
todos. Devido a esse intenso consumo é que ocorre a degradação de recursos
naturais e energia, produzindo uma grande quantidade de resíduos que polui o meio ambiente e ameaça à saúde publica. Tudo isso é decorrente do não tratamento, e da acumulação ou destinação final inadequada dos resíduos sólidos.

Os impactos que os resíduos sólidos causam ao meio ambiente e que se estende a saúde da população são reconhecidos como
deficiências nos sistemas de coleta, transporte e disposição final. Sendo necessário
ações de reciclagens e destinação adequada dos mesmos, os quais são os principais fatores que devem ser revistos urgentemente para evitar a degradação do meio ambiente. Com isso é evidente a necessidade de se promover uma gestão
adequada relacionada à coleta, transporte e destinação.

Por fim este trabalho tem como objetivo, alertar a população sobre os impactos ambientais causados pela acumulação de resíduos sólidos e as possíveis soluções para o problema.


  1. metodológia

O presente trabalho foi realizado por intermédio de pesquisas na internet e revisões biográficas, tendo como base artigos científicos e matérias jornalísticas pertinentes ao tema proposto.


  1. DESENVOLVIMENTO

A questão ambiental é atualmente uma das grandes preocupações mundiais e está presente praticamente em todas as áreas, o que levou vários segmentos da sociedade a intensificar os esforços voltados à preservação do meio ambiente.

O meio ambiente, além da sua evolução natural, está sujeito a constantes alterações provocadas pelo homem.  Observa-se, ao longo da história da humanidade, que a interação do homem com seu ambiente natural, bem com o os processos de apropriação dos recursos naturais, tem sido regidos por sua conduta predatória. O uso e ocupação racional do espaço físico com atividades rurais, urbanas, ou exploratórias, são expressões diretas da forma pela qual estas atividades são realizadas em determinado local ou região, em um determinado tempo. Assim, as atividades humanas, sob pretexto de um a demanda crescente para atender suas necessidades básicas, têm imprimido processos intensivos de exploração dos recursos ambientais de maneira a ameaçar tanto a disponibilidade de alguns desses recursos, como também, a capacidade de regeneração de diversos sistemas ambientais determinantes para sustentação do seu hábitat no planeta.

Os resíduos sólidos são partes de resíduos que são gerados após a produção, utilização ou transformação de bens de consumos; como computadores, automóveis, televisores, aparelhos celulares, eletrodomésticos, etc. A maior parte destes resíduos é produzida nos grandes centros urbanos, originários, principalmente, de residências, escolas, indústrias, hospitais e construção civil.

Seguindo o critério de origem e produção, o lixo pode ser classificado da seguinte maneira:

Doméstico: em residências;
Comercial: pelo setor comercial e de serviços;
Industrial: por indústrias (classe I, II e III);
Hospitalares: gerado por hospitais, farmácias, clínicas, etc.;
Especial: podas de jardins, entulhos de construções e animais mortos.

Quanto a composição, o lixo pode ser classificado em resíduos orgânicos (Restos de alimentos, borra de café, guardanapos, toalhas de papel, palitos de dentes) e inorgânicos (Copos de Iogurte, embalagens de comida, sacos plásticos, garrafas Pets, garrafas de água e latinhas de Refrigerante).

As áreas destinadas à disposição de resíduos sólidos recebem diariamente resíduos dos diversos setores da sociedade. São lançados lixo domiciliar e hospitalar, resíduos industriais, químicos e tóxicos em áreas que deveriam receber um tratamento para que os efeitos da contaminação sejam minimizados. Entretanto, boa parte do que deveria ser um aterro sanitário não recebe uma preparação adequada. Funcionam como verdadeiros lixões a céu aberto, sendo responsáveis pela contaminação do solo, da água e do ar. Ações estas que prejudicam o meio ambiente e afeta diretamente a saúde da população e também contrasta negativamente no meio social.

As consequências da destinação inadequada dos resíduos sólidos são graves onde temos como exemplo, o assoreamento de rios e canais devido ao lançamento de detritos nesses locais, a contaminação de lençóis freáticos comprometendo o solo e a água na região. Além de poluir a atmosfera, com o desprendimento de gases e o mau cheiro, gerando também a proliferação de insetos, roedores, transmissores de doenças que juntos dividem o espaço com seres humanos (Catadores de lixo) no local onde os resíduos sólidos são depositados a céu aberto, denominados de “lixões”.

A recuperação de uma área degradada, por deposição inadequada de lixo, envolve a remoção total dos resíduos depositados, transportando-os para um aterro sanitário, seguida da deposição de solo natural da região na área escavada. Entretanto, ações deste porte têm elevados custos, tornando-se inviabilizado economicamente este processo e forçando a adoção de soluções mais simples e econômicas de modo a minimizar o problema.

Essas soluções envolvem um conjunto de providências, através das quais se espera minimizar os efeitos impactantes gerados ao meio ambiente, e correspondem a intervir em um aterro com o intuito de encerrar a sua operação, requalificando-o ambientalmente ao espaço onde está inserido, reduzindo os impactos ambientais negativos sofridos pela área e dando-lhe outra finalidade; Transformar um aterro comum (lixão) em aterro controlado/sanitário. Esta prática promove a recuperação gradual da área degradada mantendo sua operação, prologando a vida útil do aterro e minimizando os seus impactos socioambientais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com