TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE VIRTUAL- SOCIEDADE, DIREITO E CIDADANIA

Exames: ATIVIDADE VIRTUAL- SOCIEDADE, DIREITO E CIDADANIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/4/2014  •  712 Palavras (3 Páginas)  •  433 Visualizações

Página 1 de 3

QUESTÃO 01

A SOCIEDADE ESTRATIFICADA EM CLASSES SOCIAIS

A sociedade atual se classifica de uma forma que deixa claro como é a situação vivenciada pelos indivíduos que fazem parte dela, dessa maneira fica bem evidente como é que ela trata de forma desigual esses indivíduos.

Em países com o Brasil essas classes são divididas em cincos tipos “A,B,C,D e E”, sendo que hoje o tipo que possui a maior parte dos indivíduos é a classe C, essa classe é a intermediaria e considerada a classe que tem contra tempos pois é formada por pessoas que possui uma instabilidade na renda e que fica em um patamar que consegue sobreviver bem apesar dessa instabilidade.

Mas a classe que vive em pior situação que essa é a classe D e E, que são as consideradas classes baixas, os indivíduos dela possui um baixo poder aquisitivo e uma péssima qualidade de vida, ela é formada por moradores de ruas serventes entre outros.

Assim, fica claro a desigualdade que existe na nossa sociedade, essa divisão em classes deixa isso muito claro, é um fato triste perceber que essa divisão vem se alastrando e crescendo a cada ano que passa e que os ricos ficam mais ricos e os pobres ficam mais pobres, transformando uma sociedade em uma estratificação desigual.

QUESTÃO 2

A EVOLUÇÃO DAS CIDADES

As cidades antes de serem como estão hoje passaram por períodos de crescimento e evoluções até transforma-se em grandes distritos, tudo começa com um pequeno grupo de indivíduos que se aglomeram em um determinado local e que lá passam a criar moradias e maneiras mais praticas que facilitam os suprimentos de suas necessidades, com o passar do tempo essa aglomeração vai aumentando e de repente transforma-se em um pequeno povoado que passam a possuir diversos comércios e um numero bem maior de moradias, graças a esses comércios e essa facilidade de suprir as necessidades outros indivíduos ficam atraídos e começam a povoar ainda mais esse espaço, depois de um certo tempo essa população está tão grande que se transformam em uma cidade com conceitos, com diversas culturas e com classes diversificadas.

Dessa forma foi que surgiram cidades como Salvador, Feira de Santana entre outras. Assim a cada dia que passa essas cidades passam a ser mais povoadas surgindo vários malefícios como a miséria, congestionamentos, falta de moradias, moradias em lugares bastantes arriscados além de diversos outros fatores.

QUESTÃO 03

AS POLITICAS IMPLANTADAS EM NOSSO PAÍS

Muitas politicas são implantadas em nosso país com o objetivo de minimizar os problemas, mas muitas vezes elas ajudam uns ao mesmo tempo em que atrapalham a outros, tornando-se injustas e equivocadas a ponto de se tornar um tema bastante discutido e que geram muitas opiniões diferentes além de serem implantadas de forma tardia.

Um tema bastante discutido na atualidade e a implantação das cotas que favorecem aos negros e afrodescendentes aplicadas em seleções de estudantes para o ensino superior, ela consistem em vagas para as pessoas que se encontram em alguns quesitos pré-estabelecidos, mas de certa forma ela é bastante injusta já que pessoas que também precisam de ajuda não se enquadram nesses quesitos e também pessoas que muitas vezes não precisam de ajudas acabam fluindo delas pelo fato de se enquadrarem nos quesitos.

Outra politica publica bastante questionada são as implantadas na Saúde, nela consiste em que a saúde é um direito de todos os indivíduos mas que na pratica não está funcionando assim, muitas vezes as verbas aplicadas nelas não chegam aos devidos lugares, elas sofrem desvios bastantes expressivos que acabam afetando todos os indivíduos da sociedade, dessa mesma forma acontece com o dinheiro que é investido na educação pois as condições das escolas publicas do país é alarmante, falta matérias didáticos faltam equipamentos e imobilizados sem falar nas condições dadas aos professores.

Dentre esses fatores, surge à desigualdade em oportunidades de crescimento profissional e pessoal, hoje existem vários programas governamentais que tenta minimizar esses paramentos, mas que de forma tardia e não muitas vezes eficientes só faz camuflar os problemas existentes.

É preciso que surjam outras politicas efetivas e não tardias que venham a trazer soluções e que existam um rigor muito grande de como está sendo feito esses investimentos para que os recursos cheguem no local exato e no momento certo trazendo assim oportunidades para todos e não apenas para um pedaço da sociedade.

...

Baixar como  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »