TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Sistemas Financeiros Internacionais

Por:   •  18/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  749 Palavras (3 Páginas)  •  71 Visualizações

Página 1 de 3

Sistemas financeiros internacionais.

Comercio internacional surge para facilitar o fluxo de capital entre os países. Sendo assim os blocos econômicos são uma resposta para que isso seja feito para se fortalecer nações que tem interesses entre si. Pois a função dos blocos é estabelecer acordo entre os países para facilitar e incentivar esse fluxo, seja de comercio, moeda, pessoas etc. Sendo também uma resposta ao processo de globalização, já mencionado. Tendo como vantagens o aumento da circulação de mercadorias e investimentos. Sendo assim é importante saber que os blocos apresentam níveis de interações, e podem se diferenciar de blocos para outros.

 [pic 1]

Zona de livre comercio: Menor nível de interação, seu objetivo é criar uma área de livre circulação de mercadorias e capitais apenas.

União aduaneira: Nivel mais complexo, além de ser uma zona de livre comercio, possui uma tarifa externa comum, tec. Significa que quando países membros de um bloco negociam com países de fora do bloca, eles podem cobrar uma mesma taxa o que pode ser atrativo, pois negociar com um país é uma coisa, mas poder negociar com mais países se torna mais vantajoso.

Mercado comum: apresenta a mesma característica dos anteriores, porém existe a livre circulação de pessoas, podendo haver patronearão fiscal e trabalhista

União econômica e monetária: possuir uma moeda única e a consequentemente a criação de um banco central comum do bloco, para direcionar as políticas econômicas do bloco... e busca uma legislativa profunda.

Os principais blocos:

NAFTA: Acordo de livre comercio da américa do norte, países membros canada, estados unidos e México. Sendo um dos maiores do mundo, há grande parte dos produtos que são comercializados sem taxas de importação.

Mercosul:  Uruguai, Paraguai e Argentina, começou como uma zona de livre comercio em 1991 e migou para uma união aduaneira em 1995, o que facilitou as negociações em bloco, como o acordo com a UE em 2019, mas ainda não foi aprovado por nenhum dos blocos. Venezuela entra em 2012.

UE: Bloco com maior nível de interação entre membros, sendo um caminho bem longo para tal. Em 1957 foi criado o maior bloco econômico até então, o CEE (comunidade econômica europeia). Com o sucesso do bloco, mais membros foram ingressando e em 1992 foi feito um acordo de interação monetária e economia e em 1995 por meio do tratado de schengen foi feiro a livre circulação de pessoas. Em 2012, o EURO moeda única a circular oficialmente com 27 países integrando o bloco. Sendo o Euro moeda comum em quase todos os países, é importante ressaltar que alguns paises não a utilização por vontade própria e outros porque não pode, pois não são permitidos por sua posição econômica.

Esses são um dos principais blocos econômicos mundiais, e suas características de forma resumida. Isso mostra como a globalização, infere nas economias, e no modo em que os países negociam seus fluxos de mercadorias e capitais.

É importante saber sobre essa interação entre os países para entender, que o sistema financeiro global é constituído por acordos comuns. Com isso as instituições financeiras são criadas para tentar organização essa comercialização cada vez mais global.

Entendendo os Fluxos de capitais mundial:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (389 Kb)   docx (373.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com