TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os comerciantes varejistas de panificação de teixeira de freitas utilizam as tecnicas adequadas de precificação com base nos custos

Por:   •  28/9/2016  •  Projeto de pesquisa  •  2.187 Palavras (9 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 9

FACULDADE DO SUL DA BAHIA – FASB[pic 1]

CURSO: ADMINISTRAÇÃO

PROJETO: OS COMERCIANTES VAREJISTAS DE PANIFICAÇÃO  DE TEIXEIRA DE FREITAS SABEM PRECIFICAR SEUS PÃES COM BASE NA APURAÇÃO DOS SEUS CUSTOS.

Teixeira de Freitas, Bahia

2016

GÊNER SILVA LIMA[pic 2]

SIDINEI BARBOSA DOS SANTOS

PROJETO: OS COMERCIANTES VAREJISTAS DE PANIFICAÇÃO DE  TEIXEIRA DE FREITAS SABEM PRECIFICAR SEUS PÃES COM BASE NA APURAÇÃO DOS SEUS CUSTOS.

Projeto de pesquisa apresentado ao componente curricular Trabalho de Conclusão de Curso I, com requisito parcial para aprovação no VII semestre. Orientadora,  Profa. Maria Celia Ferreira Danese

Teixeira de Freitas, Bahia

2016


Sumário[pic 3][pic 4]

1 INTRODUÇÃO        

2 PROBLEMA        

3 OBJETIVOS        

3.1 OBJETIVO GERAL:        

3.2 OBJETIVOS ESPECIFÍCOS:        

4 HIPOTESES        

5 JUSTIFICATIVA        

6 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        

6.1 CONTABILIDADE DE CUSTO        

6.2 COMERCIO VAREJISTA        

6.3 PRECIFICAÇÃO        

7  METODOLOGIA        

7.1 A ESCOLHA DO CONTEXTO DA PESQUISA        

7.2 OS SUJEITOS DA PESQUISA        

7.3  COLETAS DE DADOS        

7.3.1 INTRUMENTOS        

7.3.2 RECURSOS        

7.3.3 INTERPRETAÇÃO DOS RESULTADOS        

8 CRONOGRAMA        

9 REFERENCIAS        


1 INTRODUÇÃO

Este projeto de pesquisa tem com principal objetivo entender de que forma os comerciantes de panificação de Teixeira de Freitas estabelecem os preços de seus produtos se levam em consideração os principais pontos de uma precificação com custos fixos, custos variáveis, o preço de seus concorrentes, posicionamento de mercado, se levam em consideração o quanto o consumidor estar disposto a paga pelo produto e etc  ou se simplesmente fazem o seus mark-up.

Ao precificar seu produto o empresário pode não estar considerando direito suas despesas, o que poderá prejudica-lo. Portanto fazer um planejamento financeiro é muitas vezes o grande desafio para o empresário. Se o empresário não souber como aplicar os conceitos de custo sobre a mercadoria vendida no momento de precificar seus produtos ele pode não estar tendo lucro.

Nessa linha de raciocínio pode-se dizer que todo produto ou serviço tem um custo até que se tenha finalizado sua venda, e preciso considerar esses  custos na hora de precificar, para calcular  e dimensionar se houve lucro ou prejuízo com os produtos ou serviços.  


2 PROBLEMA

Os comerciantes varejistas de panificação  de Teixeira de Freitas sabem precificar seus pães com base na apuração dos seus custos?


3 OBJETIVOS

3.1 OBJETIVO GERAL:

• Analisar através de pesquisa campo de que forma os empresários do segmento de panificação de Teixeira de Freitas fazem suas marcações de preços com base na apuração dos custos de produção.

 

 3.2 OBJETIVOS ESPECIFÍCOS:

• Analisar as diversas formas de marcação de preços que são utilizadas no comércio varejista de panificação.

• Identificar de que forma e feita o mark-up ( marca para cima ) dos produtos de panificação.

• Comparar o custo da produção dos pães com produção própria e produção  terceirizada.


4 HIPOTESES

• A precificação dos produtos não está correta.

• Mark-up não está adequado para os comerciantes  com base em seus  custos.


5 JUSTIFICATIVA

Neste projeto de pesquisa intitulada: Os empresários varejistas de panificação de Teixeira de Freitas sabem precificar seus produtos procura-se apresentar uma síntese de como o comercio varejista de panificação elabora os preços de seus produtos.

Como ele acompanha o custo do produto acabado é com base neste custo o varejista estar tendo lucro ou prejuízo com suas vendas, sabendo-se que este procedimento e significativo para a boa saúde financeira da empresa.

Sabe-se que uma das duvidas mais comuns no comércio varejista diz respeito à precificação, ou seja, como estipular os preços daqueles produtos que irão oferecer aos seus clientes.

Desta forma este projeto é relevante, visto que tenta compreender a importância de saber aplicar a metodologia correta para a precificação e fazer o acompanhamento constante do custo de seus produtos.

O estudo é importante para a ciência da administração, mais não se encerrar em si, sendo possíveis novas pesquisas sobre o assunto para melhor compreensão do processo correto de precificação.

 


6 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

6.1 CONTABILIDADE DE CUSTO

A contabilidade financeira ou geral já existia desde a época mercantilista no século XVIII para contemplar as empresas comerciais. (Martins, 2010). Em decorrência da amplitude da contabilidade geral surgiram ramificações entre elas a contabilidade de custo.

A contabilidade de custo é uma atividade dentro da empresa considerada um centro de processamento de informações, que recebe dado, acumula-os de forma organizada, analisa-os e interpreta-os, produzindo informações de custos para os diversos níveis gerencias. (LEONE 2013).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (401.2 Kb)   docx (174 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com