TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caracteristica conjunto penal de teixeira de freitas

Por:   •  5/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.081 Palavras (5 Páginas)  •  413 Visualizações

Página 1 de 5

CARACTERISTICAS DO CONJUNTO PENAL DE TEIXEIRA DE FREITAS

 A cidade de Teixeira de Freitas nao surgiu por acaso, nasceu de varias transformações da politica do estado. Não passava de uma área coberta pela floresta atlântica,  era matas e brejos so possível a chegada através de trilhas por dentre a mata que era também conhecida como Alcobaça.

Navegar era a primeira opção dos ocupantes das cidades vizinhas que em sua maioria sua população era negra que habitava na região.

Teixeira de Freitas é a cidade mais importante do extremo sul baiano com a população estimada em 157.804 em 2015, provocando a imigração de comerciantes agricultores e pecuaristas de outras regiões. Com o aumento da população e também com o grande  números de violência, a prefeitura junto demais autoridades ve a necessidade de um conjunto penalna cidade , logo em seguida  a prefeitura assina convenio  com o estado e doa um terreno para a construção do conjunto penal. O Conjunto Penal De Teixeira de Freitas é uma Unidade Prisional de Médio Porte, pertencente ao sistema Penitenciário do Estado da Bahia, administrada pela Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, através da Superintendência de Assuntos Penais, foi  inaugurado em 21 de maio de 2001,dando comprimento as penas privativas de liberdade em regime fechado, semiaberto e aberto quando construído sua capacidade seria de acomodar ali 316 internos, mas atualmente hoje abriga 775 incluindo mulheres, que não era esse o objetivo, quando  construído  o conjunto penal era so abrigar os homens.

O movimento de presos e funcionários é constante e impressiona á quem não conhece a rotina de um presídio, a unidade possui alas para todos os segmentos de presos. Além dos grandes pavilhões com celas no térreo e primeiro andar, existem os compartimentos das mulheres, dos presos em regime especial, e também alas do semiaberto. Além do mini presídio, reservado só para os presos com alto grau de periculosidade.

O presidio sofre vários danos e foi modificado com o passar do tempo, em exemplo disso é a quantidade de presos que hoje se encontra, o numero de mulheres hoje chega em (   ) sendo que (   ) são provisória (   ) condenadas ao regime fechado e no semiaberto que a maioria estão presas por trafico de drogas. Entre os homens são (  ) provisório (  ) condenados (    ) dentre eles (   ) em regime semi aberto. Cada um é registrado no CRC (centro de registro de controle) é no CRC que é registrada toda vida e o histórico  de cada um interno que ali se encontra, existe 3 tipos de regime, o aberto, semiaberto e o fechado, além do provisório. Este foi um dos motivos que levou estado querer a  construção de uma unidade prisional regional. . Cada um é registrado no CRC (centro de registro de controle) é no CRC que é registrada toda vida e o histórico  de cada um interno que ali se encontra, existe 3 tipos de regime, o aberto, semiaberto e o fechado, além do provisório. No aberto o preso só vai ao fórum assinar, no semiaberto o preso sai de dia para trabalhar e a noite retorna ao presídio, já o fechado o detento fica durante 24 horas por dia. O preso provisório está à espera do julgamento, sem saber quando vai sair. Há presos com tratamento diferenciado.  Algumas celas, denominadas de “seguro”, são separadas das demais, tendo como objetivo a segurança do preso, que por motivo de seu crime, não podem ficar perto dos outros, havendo a possibilidade de serem “linchados” até a morte.

O tratamento penitenciário consiste no conjunto de atividades voltadas para reeducação e reinserção social dos penados. O tratamento pretende fazer do interno uma pessoa com intenção e capacidade de viver com suas necessidades.

 As medidas de segurança são pontos marcantes do presídio, existe um setor de monitoramento 24 horas, composto de um agente, que fica observando tudo que ocorre. Ainda dentro de segurança, é notável a preocupação no controle de visitantes, no corredor que dá acesso as celas, existe um detector de metais, além de um agente masculino para a vistoria do visitante homem e uma agente feminina para as mulheres. No processo de vistoria é necessário tirar a roupa para ambos e a utilização de espelhos para as mulheres, seguidos de agachamento sobre o espelho, como uma forma de se observar mais precisamente se há algo nas partes íntimas, Para  entrar nas dependências da Unidade, o visitante deverá estar trajado propriamente evite usar shorts, blusas decotadas, bermudas, camisas cavadas, minisaias, roupas muito curtas ou muito apertadas. As vestes dos internos são azuis para  que cumprem pena no semi-aberto e os outros   internos vestem  amarelo e branco, mas como  o  governo não tem como manter estas dispesas porque o rodizio é muito grande é liberado  usar  roupas civis  de cores claras e os unifornes dos servidores são  escuras ( pretas).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (78.4 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com