TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Técnicas de Estimativa de Custos em Projetos de Desenvolvimento de Software – Planning Poker

Por:   •  8/6/2017  •  Resenha  •  571 Palavras (3 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 3

Técnicas de Estimativa de Custos em Projetos de Desenvolvimento de Software – Planning Poker

Gustavo Traversin

Estimar custos em projetos, por mais experiência que se tenha, é sempre muito difícil, pois projetos geralmente são coisas inéditas e nunca realizadas, principalmente quando se trata de projetos relacionados a desenvolvimento de softwares, onde a tecnologia é atualizada rapidamente e necessidade é sempre de alguma nova ideia, um novo software ou até mesmo novas funcionalidades que ainda não haviam pensado.

Sempre existe a mesma dificuldade: quanto tempo é necessário para desenvolver determinada atividade? Executar este exercício de estimar esforce está longe de ser desperdício de tempo, pois o cliente necessita de um prazo e o gerente de projetos necessita desenvolver um orçamento. Para isso, existem diversas técnicas para auxiliar nas estimativas, como analogias em projetos já executados, basear-se na experiência e opinião de especialistas e até a utilização de modelos matemáticos.

Uma forma que é muito utilizada em conjunto com uma metodologia de gerenciamento ágil de projetos chamado SCRUM é o Planning Poker, que combina a opinião de especialistas e analogia, de uma forma agradável e rápida, mas confiável. O Planning Poker foi definido e nomeado pela primeira vez por James Grenning, em 2002, e mais tarde popularizado por Mike Cohn, no livro Agile Estimating and Planning [1]. Ele é executado da seguinte forma:

• O objetivo do projeto é quebrado em pequenas partes que podem ser entregues, que são denominadas histórias do usuário(requisitos), onde cada história do usuário deve ser estimada;

• Cada membro da equipe recebe um “baralho” onde está impresso uma sequência de Fibonacci simplificada (0, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 20, 40, 100) e mais 3 cartas:

 Infinito: Usada quando se acredita que a história do usuário é impossível de ser estimada. Necessita de mais clareza ou ser quebrada em partes menores;

 ? (Interrogação): Usada quando não se sente confiança em estimar o tamanho do esforço;

 Carta Café: Pausa para o café e reflexão

 Numerais: Usados para demonstrar o tamanho do esforço para concluir a história do usuário que o membro da equipe acredita ser necessário.

• Uma reunião é realizada e as diversas histórias de usuários são colocadas para serem discutidas entre a equipe.

• Geralmente o líder da equipe SCRUM, denominado então Scrum Master, inicia a leitura da primeira história de usuário. Após ler, o líder pede para que todos os participantes do jogo pensem no esforço para concluírem aquela atividade e, logo em seguida, pedem para que cada membro da equipe escolha uma carta e mostre.

• Após todos exibirem a carta escolhida, o líder do projeto verifica quais membros escolheram numerações extremas (maior valor escolhido e menor valor escolhido) e solicita que os dois membros que escolheram números extremos expliquem os principais motivos que os levaram a escolherem tal numeração;

• Após estas explicações, uma nova rodada de cartas é executada. O numeral que mais se repetir é o que será adotado como pontuação para esta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (49.6 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com