TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Índices de liquidez avaliam a capacidade de pagamento da empresa frente a suas obrigações

Por:   •  11/1/2018  •  Ensaio  •  1.827 Palavras (8 Páginas)  •  761 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução

A empresa analisada AMBEV S/A tendo sua sede localizada na cidade de São Paulo capital fundada em primeiro de julho de 1999 atua no setor de indústria de alimentação e bebidas tem como principais produtos cerveja, refrigerante, chá, isotônicos energéticos e suco. Listada pelo site Exame como uma das maiores indústrias de bebidas do país tem como concorrentes a Coca-Cola, Heineken, PepsiCo, Femsa, Spal entre outras empresas. Tendo empresas do grupo como: Adriatica, Antarctica, Beck’s, Bohemia, Brahma, Bucanero, Budweiser, Caracu, Colorado, Corona, Franzishaner Weissbier, Goose Island, Hertog Han, Howgaarden, Seffe, Löwenbrau. Negra Modelo, Nortena, Original, Patagonia, Polar, Guilmes, Serramalte, Skol, Stella Artois, Wäls, Baré, Citrus, Guaraná Antartica, Guaraná Antartica Black, H2OH!, Moutain Dew, Pepsi, Soda Antartica, Sukita, Teem, Tônica Antartica, Lipton, Gatorade, Fusion, A do bem.

Indicadores de Liquidez

Os índices de liquidez avaliam a capacidade de pagamento da empresa frente a suas obrigações. Sendo de grande importância para a administração da continuidade da empresa, as variações destes índices devem ser motivos de estudos para os gestores.

1. Como está a evolução dos indicadores ao longo do período analisado?

Conforme analisado os três últimos anos da Ambev, 2013, 2014 e 2015 foi constatado que houve uma pequena queda em praticamente todos os Indicadores de Liquidez em relação de um ano para outro.

Índice de Liquidez Corrente

A Liquidez Corrente mostra a capacidade de pagamento da empresa a curto praz, sendo calculada a partir da Razão entre os direitos a curto prazo da empresa (Caixas, bancos, estoques, clientes) e a as dívidas a curto prazo (Empréstimos, financiamentos, impostos, fornecedores). Tendo como fórmula de cálculo:

Liquidez Corrente = Ativo Circulante / Passivo Circulante

[pic 1]

No ano de 2013 foi de 1,19 o que demonstra uma folga no disponível para uma possível liquidação das obrigações. Em de 2014 foi 0,95, o que demonstra que a empresa não possuía disponibilidade suficientes para quitar as obrigações a curto prazo, caso fosse preciso. E 2015 foi 0,94, o que demostra a mesma situação do ano de 2014, empresa não possuía disponibilidade suficientes para quitar as obrigações a curto prazo, caso fosse preciso.

Índice de Liquidez Seca

Similar a liquidez corrente, a Liquidez Seca exclui do cálculo acima os estoques, por não apresentarem liquidez compatível com o grupo patrimonial onde estão inseridos. Ela mostra o quanto a empresa possui de ativos líquidos para cada real de dívida de curto prazo. O resultado deste índice será invariavelmente menor ao de liquidez corrente, sendo cauteloso com relação ao estoque para a liquidação de obrigações.

Na avaliação deste índice em relação de um ano para outro também houve queda, o que demostra que a empresa possuía menos ativos líquidos e mais estoque com o passar de cada período.

Liquidez Seca = (Ativo Circulante - Estoques) / Passivo Circulante

[pic 2]

Índice de Liquidez Imediata

Índice conservador, considera apenas caixa, saldos bancários, aplicações financeiras e numerários em trânsito de liquidez imediata para quitar as obrigações. Um índice de grande importância para análise da situação a curto-prazo da empresa. Mostra o quanto a empresa possui de disponível para cada real de dívidas vencíveis no curto prazo.

Liquidez Imediata = Disponível / Passivo Circulante

[pic 3]Índice de Liquidez Geral

Este índice leva em consideração a situação a longo prazo da empresa, incluindo no cálculo os direitos e obrigações a longo prazo.

Liquidez Geral = (Ativo Circulante + Realizável a Longo Prazo) / (Passivo Circulante + Passivo Não Circulante)

[pic 4]

2. Pode-se perceber alguma alteração em sua política de estocagem?

A Política de Estoques é um tema estratégico em uma Organização, muitas vezes negligenciado, esquecido ou menosprezado. Uma boa Política de Estoques numa indústria deverá envolver o produto acabado, a matéria-prima, e o estoque em fornecedor, e diz respeito aos volumes mínimos de estoque  

Em síntese, elaborar uma política de estoques significa dizer que estamos concordando, área Industrial, área Comercial e área Financeira um nível de estoque mínimo (ou de segurança), para cada tipo de item (A, B e C).

Percebe que de 2013 para houve uma grande alteração em relação a política de estocagem, mas em 2014 para 2015 pode perceber que não uma grande alteração, continuou praticamente igual.

3. Como a empresa está em relação ao setor no qual está inserida?

Situação do setor em que a Ambev está inserida

[pic 5]        

Situação da Ambev

[pic 6]

Em todos os três anos analisados da Ambev, em relação ao índice de Liquidez Corrente, ela esteve abaixo da média de seu setor.

Situação do setor em que a Ambev está inserida

[pic 7]

Situação da Ambev

[pic 8]

Em relação a Liquidez seca, ocorreu o mesmo no caso as Liquidez Corrente, esteve abaixo da média do setor nos três períodos analisados

4. Justifique as discrepâncias ocorridas ao longo do tempo na própria empresa e em relação ao setor (busque as causas nas análises horizontal e vertical).

As discrepâncias ocorridas em relação a cada período, deve-se também pelos aumentos das receitas, e consequentemente dos custos e despesas, pois o resultado líquido, o que mais importa para as empresas no final de cada período acabou sendo bem próxima de um ano para outro.

[pic 9]

Índices de Endividamento

A empresa AMBEV S/A, teve os indicadores crescentes positivamente durante os anos de 2013 a 2015. Isso mostra que a empresa vem feito novos investimentos, as dívidas concentradas no curto prazo, o capital próprio consegue pagar o capital de terceiros. O Endividamento está concentrado no curto prazo, aproximadamente 75% fazendo uma média com os três anos. Isso mostra que a empresa terá um menor tempo para pagar suas dívidas. Com o passar dos anos a empresa vem fazendo novos investimentos, pode-se perceber pelo seu índice de imobilização do patrimônio líquido e imobilização de recursos não correntes. Em relação ao setor que está inserido, alimentos e bebidas, a AMBEV se mostrou abaixo da média nos três anos. O possível motivo de discrepâncias são que as dívidas estão concentradas no curto prazo com concentração maior em fornecedores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (376.8 Kb)   docx (893.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com