TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DAS CAPACIDADES DA EMPRESA E DOS CONCORRENTES

Por:   •  17/12/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.110 Palavras (5 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade Federal de Goiás

Faculdade de Informação e Comunicação – FIC

Disciplina: Mercadologia                                                                            Prof.ª Marina Roriz

Grupo: Cleverson Gonçalves, Damiana Nogueira e Denise Pires

ATIVIDADE II

ANÁLISE DAS CAPACIDADES DA EMPRESA E DOS CONCORRENTES

Relatório sobre os concorrentes / Relatório sobre o macro e microambiente


Microsoft
é uma companhia transnacional Americana que trabalha com o desenvolvimento, fabricação e venda de produtos eletrônicos, software de computadores e outros serviços diversificados.

Essa análise se delimita a trabalhar com o departamento de dispositivos eletrônicos, excluindo consoles de videogame e outros produtos e serviços que a empresa oferece.

Alguns dos principais dispositivos eletrônicos produzidos atualmente pela Microsoft são os smartphones Lumia, anteriormente pertencentes à Nokia; o Microsoft Band, pulseira inteligente criada para impulsionar as vendas do Lumia; o famoso Xbox One e o recém-lançado Surface Book, Notebook que promete competir frente-à-frente com o MacBook, da Apple.

A partir destes produtos, mediante pesquisa exploratória, podemos então observar que dentre as maiores concorrentes da Microsoft estão empresas como Apple, Samsung e Sony. Porém se tratando de dispositivos móveis como celulares, a Motorola aparece para substituir a Sony e compor essa lista de concorrentes.

Os dispositivos móveis da Microsoft em sua maioria se destacam no mercado pelo preço acessível, o que infere em uma das vantagens que o produto em análise tem sobre sua concorrência. O smartphone Microsoft Lumia é, também, o único no mercado a trabalhar com o Windows Phone (além do antigo Nokia Lumia), sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Esse diferencial representa tanto uma força quanto uma fraqueza em relação à concorrência.

O Windows Phone apesar de leve, rápido e comprovadamente mais eficaz que o sistema Android, chegando a ser comparado ao IOS; não está conseguindo oferecer os aplicativos que utilizamos no dia-a-dia. Aplicativos vinculados ao Google, por exemplo, não serão encontrados na loja de aplicativos do Windows Phone. Isso porque empresas como a Google e o Snapchat, não demonstram interesse em investir neste sistema e por isso não liberam seus aplicativos. Dessa forma, a Microsoft percebeu que o público consumidor de smartphones prioriza quantidade acima de qualidade, e assim lançaram o Microsoft Band como forma de impulsionar as vendas do dispositivo enquanto procuram, constantemente, aumentar o Windows Phone.

O que o consumidor compraria no lugar do produto não encontrado?

Microsoft Lumia

  1. Smartphones mais vendidos de cada empresa concorrente:
  • iPhone
  • Galaxy
  • Moto G

Como já mencionado anteriormente, identificamos que; enquanto representantes da Microsoft, nossos principais concorrentes são as empresas: Apple, Samsung e Motorola. Essas empresas oferecem uma vasta linha de produtos e serviços, incluindo os smartphones mais vendidos do mercado.

Segundo estudos realizados pela consultoria Gartner, juntamente com o resultado de pesquisas realizadas por nós, o Samsung Galaxy mantem a liderança em vendas no mercado devido a sua variedade de aparelhos. Desde o Galaxy Y ao Galaxy Note 7, a Samsung está sempre trabalhando com variedade de mercado, com diversos produtos para todas as classes. Ao se destacar pela sua variedade e quantidade de aparelhos, a Samsung apresenta uma de suas principais fraquezas: “Qualidade”. Das empresas em análise, é a companhia que mais recebe reclamações em sites como o Reclame Aqui.

A Motorola também conseguiu balancear o custo de seus produtos com o lançamento dos aparelhos G, X e Z. Porém, diferente dos aparelhos de baixo custo da Samsung, os dispositivos de menor preço da Motorola apresentam qualidade e desempenho superior, fazendo com que a Motorola se destaque em relação custo-benefício.

No Brasil, A Apple ocupa o quarto lugar em número de vendas ainda que o iPhone seja o número um em qualidade e funcionamento. Caracteriza-se por um produto pouco acessível, de auto custo e que se destaca mais pelo seu status do que, de fato, pela sua qualidade.

SETOR DE ATUAÇÃO DA EMPRESA.

Considerada a maior produtora de Softwares do mundo por faturamento, a Microsoft atua nos seguintes setores: Softwares (Sistemas operacionais Windows, Office e Internet Explorer); Eletrônicos. Hardware como os Consoles de videogame Xbox, Tablets Surface e os Smartphones Microsoft Lumia antiga Nokia, setor no qual tem feito investimento, atualmente lançou a pulseira Band que acompanha o Lumia, tentativa de aumentar as vendas e competir com sua concorrente Apple.

Dentre seus esforços contra a concorrente, está seu alto poder de resposta aos lançamentos de produtos, Investimentos em inovação e sua política de preços agressivos (acessíveis)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (122 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com