TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Análise dos Recursos e Capacidades da Empresa

Por:   •  1/6/2021  •  Monografia  •  1.134 Palavras (5 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Folha de Resposta         

_____________________________________________________________________________________

Disciplina: Planejamento estratégico

Aluno: Gilson Saes Filho

_____________________________________________________________________________________

A empresa escolhida é a Tegra Incorporadora e Construção, que é uma das líderes do setor e possui mais de 40 anos de atividade no Brasil, sendo que até 2015 era conhecida como Brookfield Incorporadora e faz parte da Brookfield Asset, empresa canadense de gestão de ativos, private equity, energia renovável e outros segmentos.

Análise do setor

O setor da construção é um setor que tem grande impacto (até 6% do PIB brasileiro) na economia do país, tanto que foi considerado como serviço essencial mesmo durante a pandemia.

E tal atitude teve seus efeitos, pois o setor está em grande recuperação e a previsão é de que os números sejam ainda mais positivos ao longo de 2021 e principalmente em 2022.

Um grande ponto para que essa recuperação fosse possível tem relação direta com a taxa Selic ter tido grande queda, o que fez com que os juros de financiamentos imobiliários também tivessem uma queda significativa.

Além disso, a volatidade do mercado de ações e a baixa rentabilidade da caderneta de poupança, fez com que muitas pessoas optassem em investir o dinheiro em imóveis.

O setor gerou mais de duzentos (200) mil empregos durante a pandemia e a previsão é de que gere ainda um número considerável nos próximos anos. A construção civil sempre é um bom termômetro de medir a economia , pois o setor emprega cerca de 14 milhões de pessoa de forma direta ou indireta, movimentando desde a indústria pesada até a de refeições, por exemplo.

Um outro ponto interessante do setor no ano de 2020 e já em 2021 é a demonstração de que as empresas do ramo apostam cada vez mais na sustentabilidade como uma arma para atrair ainda mais clientes e investidores.

Análise das competências estratégicas.

Falando de análise das competências estratégicas, a Tegra está muito antenada as novidades de forma que possa garantir melhor alocação dos seus recursos financeiros para as práticas que visem uma melhoria no produto final e todos os seus processos.

A competência estratégica passa desde a escolha de trabalhar apenas em SP e RJ, tendo como base empreendimentos de médio e alto padrão. Embora o mercado veja um crescimento absurdo no setor popular, principalmente impulsionadas pelo programa Casa Verde e Amarelo (Antigo Minha Casa Minha Vida), a cia optou por não entrar nesse segmento, pois entende que a margem de lucro é pequena, que o trabalho padronizado poderia interferir na visão do mercado sobre os seus apartamentos de alto padrão.

Em 2021 a cia criou um setor de inovação tecnológica e de mercado, que tem como base aferir, colher, ler dados sobre o setor e principalmente sobre os clientes em potencial, trabalhando com a informação de renda, idade, tipo de vida social, etc. onde todas essas informações ajudarão inclusive a pautar os próximos lançamentos da marca.

Outro ponto marcante da empresa na sua visão estratégica se dá no seu apoio a causas sociais, promovendo ações com orfanatos, escolas, abrigos, ONGs, apoio a diversidade de forma geral. Além disso, a cia tem investido muito na “adoção” de praças e espaços públicos, cuidando desses lugares e gerando a criação de “carinho e admiração” pelos clientes.

Análise da cadeia de valor e proposta de inovação na cadeia.

Falando da análise de valor, a empresa tem apostado muito na compra de matérias primas envolvidas na proteção de meio ambiente e também em produtos inovadores, seja através de fornecedores parceiros, que já possuem um longo tempo de trabalho com a empresa e até a importação de materiais que ainda não existem no país.

Ao garantir a compra de produtos de qualidade e com parceiros de confiança, a empresa consegue redução do seu custo de materiais, mas garante a confiança dos clientes que ao visitarem um decorado, um empreendimento pronto, de cara já enxergam que os apartamentos são feitos com tecnologia, materiais de excelente qualidade e que o sonho de apto próprio.

Além disso, a empresa tem investido em estudos que visam fazer a medição da emissão de CO2) e faz essa compensação com a plantação de arvores. Outros estudos foram feitos em relação ao gasto com energia elétrica, onde a empresa conseguiu uma diminuição, mesmo tendo construído mais do que em 2018, 19.

A Tegra também criou processos para cuidar da biodiversidade, onde estuda e enxerga pontos importantes na incorporação, por exemplo, a medição da área verde e arborizada do terreno, para a replantio de no mínimo a mesma quantidade no empreendimento após finalizado.

Fora essas medidas de dentro da cia, foram criados também check lists de itens essenciais na contratação de empreiteiras, que devem seguir fielmente itens como alimentação oferecida, cursos, exames médicos, etc aos seus colaboradores alocados nos canteiros.

Todos esses processos garantem redução nos custos, mas ao mesmo tempo sem perder a qualidade do produto e ainda oferecem aos clientes a sensação de não está apenas comprando um apto, mas fazendo parte de um negócio sustentável, que não agride o meio ambiente e toma todas os cuidados falando também da sociedade como um todo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (93.7 Kb)   docx (27.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com