TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PAPER - SEMINÁRIO - A IMPORTÂNCIA DO MÉTODO QUALITATIVO NAS PESQUISAS

Por:   •  28/4/2022  •  Seminário  •  487 Palavras (2 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 2

A importância do método qualitativo nas pesquisas

Clecio Silva

Doriandson Brito

Jean Rodrigues

Wendel Vasconcelos[1]

Denise Maciel Sena[2]

        

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Os objetivos das pesquisas qualitativas, em geral, são exploratórias, isto é, indicam a busca pelo conhecimento sobre um tema pouco explorado. São eles que vão nortear a definição dos passos metodológicos para operacionalização da pesquisa. (MAGNAGO, Carinne. 2016)

A grande vantagem das entrevistas qualitativas está no fato de trabalhar questões de valores e não se limitar às variáveis predefinidas e respostas de “sim ou “não”. Isso permite melhor compreensão sobre as opiniões dos entrevistados, pois possibilita ao pesquisador maior apropriação e aproximação de todos os processos e resultados obtidos. Outra vantagem é que, quando bem aplicada, a pesquisa qualitativa fornece uma riqueza das análises de dados, proporcionando uma realidade mais assertiva sobre aquilo que está sendo estudado. É interessante mencionar também que cada pesquisador possui seu olhar referencial sobre o objeto de estudo. Ou seja, o mesmo fato pode ser abordado de diferentes maneiras, garantindo toda uma riqueza de significados. Por fim, vale ressaltar que a pesquisa qualitativa possibilita a produção de conhecimento científico, derivado de uma pesquisa de realidade vivenciada pelos objetos de estudo. (ROCHA, Hugo. c2021)

De acordo com (Instituto PHD, 2011), a pesquisa qualitativa, deve ser usada principalmente antes de se abrir ou expandir um negócio, quando ainda não temos noção de como é o cenário do mercado consumidor. Este tipo de pesquisa é perfeito para descobrir em que solo pisaremos e quais são os melhores caminhos que devemos seguir para conseguir sucesso nos negócios. Seja ele qual for. Quando você dá a opção para as pessoas falarem de algum produto, serviço ou empresa, é muito provável que você tenha novas respostas para um novo tipo de negócio, marca, produto, etc. Colocar seu projeto a prova por meio de pesquisas, é indispensável para o sucesso. 

REFERÊNCIAS

A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA QUALITATIVA. Instituto PHD, 2011. Disponível em:                           < https://www.institutophd.com.br/a-importancia-da-pesquisa-qualitativa/> Acesso: 09 de nov. de 2021.

MAGNAGO, Carinne. O que é uma pesquisa qualitativa? Laikos, 2016. Disponível em: <http://www.laikos.com.br/boletim/pesquisa/o-que-e-uma-pesquisa-qualitativa/>. Acesso em: 09 de nov. de 2021.

ROCHA, Hugo.  O que é pesquisa qualitativa. KlickPages, c2021. Disponível em:                                                                     < https://blog.klickpages.com.br/o-que-e-pesquisa-qualitativa/ >) Acesso em: 28 de out. de 2021 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (74.4 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com