TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Paper A Importancia Da Pesquisa No Trabalho Acadêmico

Artigo: Paper A Importancia Da Pesquisa No Trabalho Acadêmico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/3/2014  •  799 Palavras (4 Páginas)  •  9.651 Visualizações

Página 1 de 4

A Importância da Pesquisa no Trabalho Acadêmico

Nome¹

Instituto Teológico Quadrangular

1. RESUMO

Há anos a pesquisa vem contribuindo para a evolução do conhecimento humano. E é de forma sistemática, orientada e planejada que o pesquisador busca esse conhecimento.

Para Prodanov e Freitas (2013, p.44): “Pesquisar cientificamente significa realizarmos essa busca de conhecimentos, apoiando-nos em procedimentos capazes de dar confiabilidade aos resultados.” Ou seja, desenvolvendo a pesquisa de forma metodológica e sistematizada.

Para trabalhos de graduação, por exemplo, são exigidas pesquisas científicas, as quais devem produzir ciência, ou então serem derivadas da ciência, para que possam contribuir para demais pesquisas na área estudada. O aluno/pesquisador deve por sua vez planejar, conhecer e se adequar as normas científicas, que no Brasil, são ditadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.

“É essencial que o pesquisador não encare a atividade desenvolvida como uma obrigação, mas sim como uma oportunidade de pesquisar e aprender um pouco mais sobre um assunto relevante, tanto para si próprio, quanto para a sociedade de uma forma geral.” (Duarte, 2014)

Sabendo-se que a pesquisa é uma das atividades desenvolvidas durante a vida acadêmica, este trabalho visa avaliar o quanto ela é importante no trabalho acadêmico.

2. CONCLUSÃO

O ser humano está sempre tentando saciar sua sede por conhecimento, no entanto, para a ciência chegar ao nível atual, foi necessário muito estudo e reflexão, sobretudo pesquisas e mais pesquisas. Ainda assim, há muito para se conhecer, cada trabalho acadêmico é uma chance de alcançar novos horizontes do conhecimento.

Em todos os cursos são exigidas atividades de pesquisa da parte do estudante, pois “Se nos referimos a um curso superior – graduação e pós-graduação – estamos naturalmente nos remetendo a uma Academia de Ciência” (Prodanov e Freitas, p.11). Sendo assim, independente da área escolhida, necessita-se elaborar pesquisas, para a evolução da ciência. É a pesquisa que coloca o aluno a indagar, questionar e investigar sobre o tema proposto, objetivando a solucionar um problema e encontrar respostas válidas.

A evolução do conhecimento humano se dá através dessas pesquisas, para Oliveira (2002, p. 62) “A pesquisa, tanto para efeito científico como profissional, envolve a abertura de horizontes e a apresentação de diretrizes fundamentais, que podem contribuir para o desenvolvimento do conhecimento.”

A produção do trabalho acadêmico tem por objetivo inserir o aluno à pesquisa. Ele advém dos "recortes" (recortes aqui são aqueles que se apresentam nos trabalhos acadêmicos, em formato de citação, e aparecem devidamente referenciados) de pesquisas já efetivadas por pesquisadores já inseridos no processo pesquisa. (Eliezer Belo, 2009)

A pesquisa científica, de forma metodológica e sistematizada é fundamental no processo de evolução do conhecimento, pois somente uma busca organizada e executada dentro dos parâmetros científicos, produz um trabalho que podem ser caracterizados como legítima produção científica. (Fontanin e Lourenço, 2012).

A experiência com pesquisa é ampla e dinâmica, pois a cada etapa novos

procedimentos devem ser adotados, envolvendo desde tarefas de apoio (como datilografia de ofícios, questionários, relatórios) até tarefas primordiais (como redação da revisão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com