TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PCP Atps

Por:   •  31/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.057 Palavras (9 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 9

Introdução

Passo Três

As empresas a buscarem alternativas para continuar existindo em um mercado cada vez mais globalizado. Cada empresa poderá encontrar soluções diferentes para seus problemas, sendo o repensar de seus processos uma fonte valiosa de possíveis melhorias.

Onde e o que melhorar é os pontos a ser examinada, a resposta passa por um conjunto de aspectos que é devem ser considerados.  Podem-se citar os seguintes: a economia, os clientes, a tecnologia e a concorrência. Considerando esses quatro aspectos, este trabalho busca identificar de que maneira o relacionamento entre o departamento comercial, através da previsão de vendas, e a programação e controle da produção pode auxiliar na busca da sobrevivência. As empresas industriais estão cada vez mais engajadas em mercados de dimensões mundiais onde os múltiplos desafios estão exigindo a existência de eficientes Sistemas de Planejamento Programação e Controle da Produção (PPCP).  O controle é a função administrativa que consiste em medir e corrigir o desempenho, para assegurar que os objetivos da empresa sejam atingidos. A tarefa do controle é verificar se tudo esta sendo feito conforme o que foi planejado e organizado, de acordo com as ordens dadas, para identificar os erros e desvios, de corrigi-los e evitar sua repetição.

Programação e controle da produção - Conceitos básicos

O controle da produção no (CP) é a ultima fase do PCP, que acompanha e avalia e regula as atividades produtivas, para mantê-las dentro do que foi planejado.

A apresentação deste conceito permite verificar a presença de três funções administrativas importantes para o perfeito funcionamento de uma organização: o planejamento, a direção e o controle. Por planejamento entende-se o processo de tomada de decisão sobre o que fazer no futuro no que diz respeito à produção.

O sistema produtivo deve funcionar integradamente. Por tanto, trata-se de garantir a eficiência e a eficácia do sistema.

Exemplo Ilustrado

[pic 1]

Como já apontado, eficiência esta relacionado com execução da produção, como métodos e processos aplicados e com a utilização do recurso produtivos, enquanto a eficácia esta relacionada com objetivos desejados, isto é, com quantidade e qualidade dos produtos e serviços produzidos pelo sistema.

Como a ultima fase do PCP, o PC apresenta as seguintes finalidades:

  • Avaliar e monitorar continuamente a atividade produtiva da empresa.
  • Comparar o programado e o realizado.
  • Apontar falhas, erros ou desvios.
  • Elaborar relatórios para a direção da empresa.
  • Informa outras seções sobre o andamento das atividades produtivas.

Desafios do PC:

Os principais problemas que podem ocorrer no processo produtivo são os seguintes: escassez ou excesso de estoque de MP, escassez ou excesso de estoque semielaborados ou materiais em vias, escassez ou estoque de PA, excesso de produtos defeituoso, atrasos nos prazos de produção e de entrega do cliente, custo de produção muito alto e ciclo de produção longo, falta de componentes e matérias para o acabamento da produção e pouca flexibilidade da capacidade de produção.

Usando um exemplo do vídeo modulo três um vídeo de produção citado na ATPS.

Na fabrica de brinquedos Sr. Waldir quer saber quantos produz por dia e a qualidade das bonecas. Ele teve esse levantamento e pra sua surpresa foram negativas as analise

Fabricavam 15 bonecas por dia, sendo que Cinco delas estavam com avarias e não passavam no controle de qualidade. Ele não tinha o controle e nem a gestão para começar o processo certo para fábrica ser uma indústria de sucesso.

Controlar o processo de produção faz com que elimine erro e melhora o processo a empresa pode produzir 1, 30 e 1000 bonecas por dia a quantidade, tempo e qualidade é primordial para o processo ser realizado com eficiência e eficácia.

Outro exemplo: Construção de uma aeronave.

  • Controle depende de um planejamento muito minucioso, pois o ciclo de fabricação é quatro (4) meses para que não corra atrasos no controle da produção. São usados quatro aspectos fundamentais.
  • Definição de processos responsabilidade de papeis;
  • Sistema computacional que adequam e ajuda o fluxo produtivo;
  • Capacitação de pessoas como treinamentos.

Fases do controle de produção

Na, medida que ele se repete por seu um processo cíclica a tendência é fazer com que as coisas controladas se aperfeiçoem e reduzam seus desvios em relação aos padrões desejados.

[pic 2]

                 

[pic 3] 

Métodos de controle de produção

O CP utilizar uma variedade de método para acompanhar e monitora atividades de produção, a saber, controle visual, controle por amostragem, controle por exceção e autocontrole.

  • Controle visual embora valorizado na teoria, na pratica o método de controle mais utilizado.
  • Controle total é o controle global, mais amplo e abrangente.
  • Controle por amostragem é um controle parcial, feito por meio de amostras escolhidas ao acaso isto é aleatoriamente.
  • Controle por exceção é baseado no principio da exceção os desvios e discrepâncias, sobre falha e erros exceções ou anormalidades que ocorrem.
  • Autocontrole é um controle efetuado pelo próprio órgão envolvido na execução do que foi planejado e programado, e não por terceiros.

Conclusão

Com exemplos citados anteriormente no trabalho, e um vídeo inusitado para estudo, referente um processo de construção de aeronave podemos perceber a importância tamanha no processo de produção. São vários ciclos até chegar á matéria prima existe um controle muito grande, vamos imaginar que 50 mil peças para montar uma aeronave, itens inusitados, informações, mão de obra qualificada, tempo e um alto controle em qualidade segundo o gerente de planejamento em produção.

No âmbito da administração da produção, este processo se traduz em um conjunto de funções inter-relacionadas que objetivam comandar o processo produtivo e coordená-lo com os demais setores administrativos da empresa, fazendo com que se ampliem informações necessárias para o dia-a-dia, reduzindo os conflitos existentes entre vendas, finanças e produção. A escolha de um determinado sistema de produção, não garante por si só, o sucesso competitivo de uma organização. Entretanto, é condição necessária para se garantir este sucesso. É necessário, então, que se conheçam todas as implicações estratégicas de suas decisões referentes ao tipo de sistema de produção e o seu modo de operação. O que havia antes importância passou a ser essencial já nas médias e pequenas empresas, o planejamento e controle da produção ganharam destaque e passou a ser um diferencial entre as empresas, tendo em vista os benefícios e os resultados satisfatórios que proporciona às mesmas. O Planejamento e Controle de Produção é a técnica de decidir sobre o melhor emprego dos recursos da produção. Em tese, podemos dizer que o Planejamento e Controle da Produção (PCP) aperfeiçoar recursos, mão-de-obra, matéria prima dentre outros fatores que afetam a produção, para atingir os seus objetivos, o PCP administra informações vindas de diversas áreas, se relacionando praticamente com todas as funções do sistema de produção. Planejar e controlar, então significa garantir que os recursos produtivos estejam disponíveis na quantidade, no momento e no nível de qualidade adequada. O objetivo maior do Planejamento e Controle é garantir que a produção ocorra eficazmente e produza produtos e serviços como deve. O planejamento e o controle são utilizados em todos os momentos do processo de produção e tem o objetivo de traçar objetivos mais bem definidos, utilizar os recursos de maneira racional, corrigir possíveis falhas e distorções, obtendo com isso resultados mais satisfatórios. Entre os resultados alcançados com o Planejamento e Controle da Produção estão altos índices de produtividade e qualidade, menor índices de falhas, menor custo de produção, entre outros. Assim, o Planejamento e Controle da produção levam a empresa a produzir com maior perfeição, rapidez e menor custo, obtendo assim, maior lucratividade. É, além disso, os benefícios são diversos como, por exemplo, altos índices de produtividade e qualidade, menor índices de falhas e erros e, consequentemente, menor custo de produção, facilidade em atingir metas e objetivos traçados; decisões mais acertadas, melhor gerenciamento dos recursos disponíveis; melhor fluxo de informações e compatibilização dos diversos setores da empresa, maior satisfação do cliente. Em resumo, o Planejamento e Controle da produção levam a empresa a produzir com maior perfeição rapidez e menor custo, obtendo assim, maior lucratividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (411.4 Kb)   docx (382.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com