TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etapa 2 Atps Pcp Anhanguera

Exames: Etapa 2 Atps Pcp Anhanguera. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2013  •  786 Palavras (4 Páginas)  •  1.234 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

Devido a forte concorrência do mercado atual e a facilidade de informações que podem ser obtidas pelos clientes em uma simples consulta a internet, tornou o novo mercado consumidor cada vez mais exigente, fazendo com que as áreas de manufatura de bens ou serviços sejam cada vez mais flexíveis e confiáveis, forçando com que atuem dentro dos prazos pré-estabelecidos e possuam qualidade em seus produtos. Esta nova realidade faz com que a busca por novas ferramentas para o planejamento e controle da produção seja vital para que empresas produtoras de bens ou prestadoras de serviços mantenham suas posições no mercado e conquistem novos clientes.

Este trabalho aborda a metodologia de implantação de um sistema com capacidade finita para auxiliar na programação da produção em uma empresa, ajudando-a na sua interminável busca pelos requisitos mencionados acima.

Iremos conceituar a programação da produção com capacidade finita além de fornecer uma pequena previa de nossa futura explicação sobre toda a empresa e os processos por ela utilizada.

Desenvolvimento

Nossa empresa é produtora de bens que são totalmente voltados para o lazer de nossos clientes, logo temos como metodologia que desde o inicio da compra, o andamento da produção, ate a entrega de nosso produto final, nosso cliente deve estar sempre o mais satisfeito possível sem ter se preocupado com prazos de entrega ou possíveis dúvidas em relação à qualidade do produto obtido. E pensando desta forma optamos nos últimos anos pelo método chamado Programação da Produção com Capacidade Finita, como base em nosso processo de Planejamento e Controle da Produção.

Neste contexto, visando apoiar as decisões no âmbito da programação da produção,

foram desenvolvidos os sistemas de programação da produção com capacidade finita.

Estes sistemas têm a característica principal (diferentemente dos tradicionais sistemas de MRPII) de considerar a capacidade produtiva e as características tecnológicas do sistema produtivo como uma restrição para a tomada de decisão, buscando garantir que o programa de produção resultante seja viável. Nestes sistemas, o usuário:

• modela o sistema produtivo - por exemplo: máquinas, mão-de-obra, ferramentas, calendário, turnos de trabalho, e informa os roteiros de fabricação, as velocidades de operação, as restrições tecnológicas, os tempos de setup e a respectiva matriz de dependência;

• informa a demanda - determinada pelo plano mestre de produção, pela carteira de pedidos ou por previsão de vendas, bem como as alterações ocorridas - por exemplo, mudanças nas quantidades ou nos prazos de entrega;

• informa as condições reais do sistema produtivo - por exemplo, matéria-prima disponível, quebra de máquinas, manutenções; e modela alguns parâmetros para a tomada de decisões - por exemplo, define algumas regras de liberação (‘dispatching rules’) ou pondera determinados objetivos a serem atingidos.

Fazendo uso do sistema de programação da produção com capacidade finita, observamos diferentes maneiras de circulação da informação, de maneira a planejar novas decisões e melhoria no desempenho da empresa. As decisões de planejamento são avaliadas em longo, médio e curto prazo, onde tudo gira em torno de um programa de PPCP bem elaborado, através de um gerenciamento de uma rede de computadores com capacidade finita (que tem fim).

Melhora

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com