TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PEDAGÓGIA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Por:   •  23/3/2021  •  Monografia  •  2.702 Palavras (11 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

UNIPLENA EDUCACIONAL

PROF. ALCIDES GOES

ANDRESSA FABIANE DA SILVA OLIVEIRA

PEDAGÓGIA

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

RESUMO

O trabalho realizara uma analise e execução sobre a ciência que trata dos estados e processos mentais, do comportamento do ser humano e de suas interações com um ambiente físico e social, se desenvolve sobre conjunto dos traços psicológicos característicos de um indivíduo ou de um grupo de indivíduos, assim deste modo á psicologia inserida no processo educacional é o ramo da psicologia que estuda o processo de ensino e aprendizagem em diversas vertentes: os mecanismos de aprendizagem nas crianças e adultos, o que está estreitamente relacionado com a psicologia do desenvolvimento, a eficiência e eficácia das táticas e estratégias.

Palavras Chave: aprendizagem, execução, interações, psicologia, táticas.

ABSTRACT

he work has carried out an analysis and execution about the science that deals with states and mental processes, the behavior of the human being and its interactions with a physical and social environment, develops on the set of the characteristic psychological traits of an individual or a group of In this way the psychology inserted in the educational process is the branch of psychology that studies the process of teaching and learning in several aspects: the learning mechanisms in children and adults, which is closely related to the developmental psychology, the efficiency and effectiveness of tactics and strategies.

Keywords: learning, execution, interactions, psychology, tactics.

  1. INTRODUÇÃO

        A partir da psicologia educacional, professores e alunos são auxiliados ao melhor entendimento do processo de educação, resultados para si e para a sociedade, determina os métodos mais adequados de ensino para os alunos em cada um dos diferentes estágios de aprendizagem.

        A Psicologia Educacional descrita como uma subárea da psicologia que é considerada uma área de conhecimento a qual entendemos como corpus sistemático e organizado de saberes científicos, produzidos de acordo com procedimentos definidos, referentes à determinados fenômenos ou conjunto de fenômenos constituintes da realidade, fundamentado em questões ontológicas, epistemológicas, metodológicas e éticas determinadas. (Souza, 2010).

        Na Psicologia da Educação ou Psicologia Educacional é uma subárea de conhecimento, que tem como vocação a produção de saberes relativos aos fenômenos psicológicos constituinte do processo educativo, onde baseia sua atuação nos fundamentos teóricos adquiridos através da Psicologia da Educação e por outras subáreas da psicologia necessárias para o desenvolvimento das atividades, a psicologia é o estudo científico do comportamento e dos processos mentais. A Psicologia Educacional é o ramo da psicologia dedicado à compreensão do ensino e da aprendizagem no ambiente educacional. (Santrock, 2010).

A psicologia da educação tem esse papel essencial de verificar os conhecimentos proporcionados pela psicologia científica, sendo a educação é a base para a vida. Responsável pela construção e manutenção da sociedade a partir do aprendizado, psicologia da educação ou psicologia educacional é compreender o processo de ensino e aprendizagem. Isso vai desde os mecanismos de aprendizagem nas crianças e adultos relacionando com a psicologia do desenvolvimento, até a eficiência das tácticas e estratégias educacionais.

        A Psicologia Educacional e a Psicologia da Escola estão intimamente relacionadas, mas não são iguais, as aplicações da psicologia na educação de crianças e enfatizava a importância de se observar o processo de ensino e aprendizagem em sala de aula, assim se considerada um campo de atuação profissional, sendo possível realização de intervenções no espaço escolar ou a ele relacionado. Assim era possível aprimorar a educação, trazendo como recomendação que os professores iniciassem as aulas em um ponto além do nível de conhecimento e compreensão da criança a fim de desenvolver a mente delas (SANTROCK, 2010).

        O objetivo geral do trabalho te baseia em evidenciar os distúrbios de aprendizagens apresentados por acompanhado de uma intervenção da psicopedagogia para superação dessas dificuldades, a metodologia utilizou-se de pesquisa bibliográfica e revisão bibliográficas, através de analise do conhecer sobre a contribuição e sua funções, da psicologia dentro da educação.

  1. DESENVOLVIMENTO

A psicologia só se tornou necessária quando o Movimento da Escola Nova revolucionou a educação, desta maneira se construiu demandas específicas para a psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem, onde se creditava no potencial para criar, cooperar, ser honesto, desenvolver relações estáveis e saudáveis, respeitar a autoridade, ser intelectualmente aprimorado e ser dotado de coerência, assim novos movimentos de educação alternativa tem modificado esse cenário, incentivando a abertura para teste de novas formas de aprendizado mais livres e ligadas ao desenvolvimento psicológico. (Souza, 2010).

O papel do conhecimento psicológico na educação é considerado levando em conta o passado e as várias perspectivas teóricas da Psicologia, atuando para a solução de problemas educacionais, a relação Psicologia-Educação, defende que a escola não é um elemento decisivo para o desenvolvimento psicológico, podendo até mesmo atrapalhá-lo, o ambiente no desenvolvimento dos organismos, limitando-se ao estudo dos comportamentos manifestos e mensuráveis, descartando a consideração de eventos internos que ocorrem na mente do indivíduo e atuariam como mediadores entre os estímulos e as respostas. Não há dúvida de que as implicações desta teoria para o ensino escolar. (Santrock, 2010).

Reconhecer novas competências e valorizá-las, também pode ajudar no sentido de evitar ou minimizar a estigmatização de alunos com baixos escores nos teste tradicionais de inteligência, que avaliam predominantemente capacidades verbais e lógicas e nem sempre de maneira adequada, mormente para aqueles alunos provenientes de classes sociais economicamente desfavorecidas.

... a resposta dada a determinada situação-estímulo, não depende apenas do estímulo apresentado, mas de processos mentais internos presentes na mente de um indivíduo em um momento determinado do seu desenvolvimento e em função de elaborações anteriores que tenham sido efetua das (Spinillo e Roazzi, p.22, 1989):

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)   pdf (107.8 Kb)   docx (19.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com