TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PESQUISA DE MERCADO

Trabalho acadêmico: PESQUISA DE MERCADO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  Trabalho acadêmico  •  1.491 Palavras (6 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 6

Sumário

INTRODUÇÃO 4

MARKETING 5

PESQUISA DE MERCADO 6

NEGOCIAÇÃO. 7

1 CONCLUSÃO 8

INTRODUÇÃO

De acordo com SABA (2001), as academias tornaram-se uma opção para a população urbana, que adere ao exercício físico, com o intuito de obter melhorias em seu bem-estar geral. Surgiram como centros de atividade física e se originaram nos grandes centros urbanos. Oferecem serviços que vão desde a natação, musculação, aulas de ginástica e ballet. Visam clientes que buscam na atividade física, um melhor desempenho, melhor qualidade de vida, prevenção e tratamento de problemas cardiovasculares e aqueles que procuram uma boa forma física. A Academia oferece maior segurança, pois conta com profissionais qualificados que oferecem um serviço personalizado de acordo com a procura do cliente.

A Via Forma academia de ginástica está há cinco anos no mercado porto alegrense. No decorrer desses anos, o médico Ronaldo Oliveira, proprietário da academia, encontrou vários obstáculos para conseguir atingir a meta inicialmente traçada. Portanto, este caso conta a trajetória da Via Forma, perpassando pelos erros e acertos e culminando com a meta atingida. Porém, é o momento de uma importante tomada de decisão: manter a sede e oferecer novos serviços? Ou mudar o local da sede? Ou abrir uma outra unidade?

Este trabalho tem como objetivo avaliar a satisfação do cliente em relação ao serviço prestado pela academia, pois para oferecer qualidade é necessária a realização de pesquisas contínuas que forneçam informações relevantes para a mudança da forma como o serviço é prestado.

1. MARKETING

2. AÇÕES

Os representantes da academia Via Forma, devem analisar algumas possibilidades, como comparar investimentos e rentabilidade da capacidade de retorno em se fazer novas unidades; alterar o local com um amplo espaço físico e novas maneiras; e melhorar a unidade atual da empresa. Para desenvolver as possibilidades deve ser feito uma analise dos ambientes considerando o publico alvo, a sua concorrência, os custos do imóvel, custo da mão de obra. Deve se fazer também pesquisas com o publico atual dar pré-disposição de alteração de novo local e atividade deve se pesquisar se as novas atividades e a estrutura tem a possibilidade de gerar novos clientes, novas receitas... Para ter uma solução rentável pode exigir investimentos e apartir disso deve ser analisado a forma de contratar empréstimos entre outros.

Para ter sucesso a empresa deveria ter ou aplicar um ambiente agradável, espaço físico adequado, organização, segurança do ambiente, equipamentos modernos de boa qualidade os funcionários e uma equipe especializada no ramo, atividades para varias pessoa (publico), o setor administrativo deve ser muito eficiente e o marketing e a divulgação da empresa devem ser adequados.

2.1 PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DE UM PÚBLICO-ALVO DE UMA ACADEMIA

Este conceito se refere ao lugar que o nosso produto, o nosso negócio e o nosso serviço ocupam na mente do consumidor. Tem a ver com o que fazemos como fazemos e como comunicamos o que fazemos. Quando vendemos somente 30 minutos de atividades físicas duas vezes na semana, estamos orientando nosso posicionamento mercadológico para as pessoas que desejam fazer alguma atividade física pelo menor tempo possível. Estamos nos posicionando dando uma solução para esta necessidade não atendida pela sociedade. Estamos dizendo aos clientes que conseguiremos dar conta do recado com a nossa técnica, com o nosso produto e com o nosso serviço. Isso é Posicionamento Mercadológico.

Quando dizemos que a academia é específica para classes A e B, estamos afirmando que conhecemos, sabemos tudo que eles precisam e todos os produtos estão adequados para eles, ou seja, estamos nos posicionando. Estamos dizendo que em nossa academia ás classes A e B serão mais valorizadas do que numa academia normal e, por isso, podemos reputar mais valor ao produto.

Definir o público-alvo passa por identificar as necessidades da sociedade que ainda não estão completamente atendidas. Temos muitas pessoas de ambas as classes que ainda não praticam atividade física e poderiam estar praticando? Temos muitos homens? Temos muitos homens e mulheres que não têm tempo? Ou o contrário, temos homens e mulheres acima dos 50 anos e com muito tempo? Todos estes posicionamentos representam estratégias diferenciadas para as quais devemos nos posicionar e desenvolver um conjunto de produtos e serviços.

O primeiro critério que vamos utilizar é descobrir o que estes clientes desejam. Somente depois que descobrirmos o que eles desejam é que poderemos nos comunicar com a sociedade. Digo sociedade porque a academia a atende como um todo; desde crianças recém-nascidas até pessoas com de 70 anos, independente do gênero. O Posicionamento Mercadológico nos ajuda a ter maior eficácia na comunicação. Por isso, escolher o público-alvo significa eleger o problema que vamos resolver de um grupo específico.

3. SIGNIFICADO DE SERVIÇOS

As características dos serviços presente pela empresa é a intagilibilidade que ela existi uma certa dificuldade de avaliar a qualidade dos resultados obtidos, pois não é sempre que os clientes compreenderão os verdadeiros benefícios da aula dadas por ex: pump, Jung. Essas características influenciam na reputação da empresa a inseparabilidade que é o serviço da academia que requer a presença personal, pois o cliente está próximo ao prestador de serviço e a colaboração do cliente e essencial para ter qualidade, sendo assim se o cliente não fizer as atividades corretamente é difícil de conseguir atingir com os resultados desejáveis que a atividade proporciona. A variabilidade é uma das características presente pois a empresa oferece atividades em dias e horários diversos. O estilo de vida, humor e o clima influencia o resultado, uma das maneiras de confirmar a variabilidade com flexibilidade de horários e de local é a contratação de personal trainner.

Pereciabilidade é risco de ociosidade do sistema

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com