TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PESQUISA E PRÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  7/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  464 Palavras (2 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 2

FACULDADES INTEGRADAS ESPÍRITO-SANTENSES

CURSO: PEDAGOGIA     -      3º PERÍODO                                                        

DISCIPLINA: PESQUISA E PRÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL  

ALUNO:  ________________________________________________________DATA:_____________

EXERCÍCIO 2

  1. Um casal chega a uma escola de ensino fundamental e solicita matrícula para sua filha de cinco anos que completará seis anos no mês de agosto. A Diretora pergunta se ela já fez a pré-escola, tendo em vista que, nessa faixa etária, ela deveria estar no último ano desse nível de ensino. O casal informou que a filha sabe muito e que eles querem adiantá-la, tendo em vista que, se ela for matriculada no 1º ano no ano seguinte, irá concluí-lo com sete anos, portanto, mais velha que muitas outras crianças que fizeram essa série com seis anos.  

A diretora avisa ao casal que não poderá matriculá-la e que eles devem procurar uma escola de educação infantil. Mediante essa resposta, o casal ameaça a diretora, dizendo-lhe que eles irão procurar a justiça e denunciá-la.

  1. Quem está com razão?
  2. Justifique a resposta, fundamentando-se nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.

  1. Ao organizar o horário, calendário e funcionamento da Educação Infantil, onde é diretora, Mariza está preocupada em relação ao tempo de permanência diária de cada criança, carga horária anual e dias letivos.  

Com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil que orientações ela deve seguir?

  1. Marília vai fazer o seu planejamento anual para a sua turminha de cinco anos. Quais são os princípios previstos nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil que ela deve observar?
  2. O Art. 9º determina que as práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da Educação Infantil devam ter como eixos norteadores as interações e a brincadeira, garantindo experiências que contribuam para o desenvolvimento integral da criança.

Com base nesse documento, de quatro exemplos de como a professora Marília pode trabalhar com seus alunos de cinco anos, conteúdos de Ciências Naturais, Ciências Sociais, Linguagem e Matemática.

  1. Julia, criança de 6 anos, terminou o ano toda feliz, porque ia para uma escola nova, fazer o 1º ano. Porém sua mãe teve uma enorme surpresa quando chegou à escola para pegar os documentos da filha: a diretora lhe informou que Julia estava reprovada, porque não havia conseguido sucesso durante o ano e estava reprovada.

De acordo com a LDB/96 e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, a atitude da escola está correta?

Dê a resposta, justificando-a com base nos documentos mencionados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (90.9 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com