TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa de motivação para a introdução de laboratórios de informática na educação infantil

Relatório de pesquisa: Pesquisa de motivação para a introdução de laboratórios de informática na educação infantil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/8/2014  •  Relatório de pesquisa  •  5.689 Palavras (23 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 23

Agência Financiadora: FAPESP

Uma nova revolução vem mudando conceitos, relações e formas de agir e estar em sociedade. Um novo paradigma surge no horizonte da civilização moderna em decorrência do desenvolvimento tecnológico na informação e na comunicação. As sociedades sentem a urgência de desenvolver programas capazes de promover a necessária inserção e participação ativa nesse mundo que, aos poucos, se descortina e traz a possibilidade de múltiplas conexões, em uma velocidade jamais vista.

A grande expansão dos recursos tecnológicos e sua crescente acessibilidade fizeram com que os computadores rapidamente chegassem às salas de aula marcando presença também na educação infantil.

Se o uso destas tecnologias de informação e comunicação chega com rapidez a áreas vitais como a educação, reflexões e debates sobre aspectos positivos e negativos que envolvem estes recursos não acontecem na mesma intensidade. Embora alguns conceitos já estejam esbarrando no senso comum, como aquele que diz que tais recursos não podem ser apenas animações ou meros recursos didáticos para melhorar aulas (Pretto, 2000). Pouco se faz, na prática, com os professores para mostrar quais seriam os caminhos mais produtivos para o uso da tecnologia no processo educativo.

Com isso, vem à tona uma questão que deve ser criteriosamente refletida pelos educadores e que diz respeito à forma como esses recursos têm sido utilizados e também à necessidade efetiva deles para essa faixa etária de 0 a 6 anos.

Um dos pontos que pede uma análise urgente é o que se refere às motivações para implantação de laboratórios de informática na educação infantil. É preciso verificar se, ao serem implantados tais equipamentos, isto se dá por força de políticas de incentivo, financiamentos, aberturas de mercado e “enxurradas” de campanhas de marketing, ou se, pelo contrário, de fato se consegue adequá-los às necessidades de desenvolvimento da criança e aos objetivos propostos pela unidade escolar através de seu projeto pedagógico, tornando-o parte integrante de uma educação moderna, desenvolvida sob um novo paradigma.

No caso da implantação acontecer por pressões sociais, de marketing ou para aumentar competitividade das escolas, corre-se o risco de tal recurso estar refletindo e afirmando a escola enquanto um espaço mercadológico onde se vendem produtos a consumidores específicos sob o rótulo de "educação" e não como espaço fecundo para o desenvolvimento da criança e a formação de cidadãos.

Até o presente momento, as escolas particulares são as que têm tomado frente neste movimento, principalmente nas unidades de educação infantil, pois são elas que possuem recursos financeiros para investir em projetos e na implantação de aulas de informática dirigidas também às crianças da primeira infância.

O tema desperta interesse e, ao longo dos últimos anos, muitos educadores puseram-se a refletir sobre as questões que envolvem o assunto. Freire (1984, p.83) já alertava sobre a necessidade de desvendar-se a serviço de quem estaria a informática na educação. Para ele o que há por trás deste manuseio “é uma experiência de classe, indiscutivelmente”. Afinal, quem tem acesso aos computadores? Pesquisadores e a própria imprensa já aventuram falar em uma alfabetização digital vinculada aos processos de inclusão e exclusão social (Arce, 2001). Verdade seja dita: no Brasil poucos têm como dominar essa nova linguagem, seja por oportunidade, custos ou programas especializados voltados à comunidade.

Reforçando tal ponto de vista, Castells (1999, 55) alerta para a diferença entre o aprender "fazendo" e o aprender "usando" as novas tecnologias. Com as elites estaria ficando o papel de aprender "fazendo" e , como conseqüência, o controle e o poder de modificar as aplicações da tecnologia, enquanto "a maior parte das pessoas aprende usando e, assim, permanece dentro dos limites do pacote da tecnologia". Este controle de modificar as aplicações (o fazer a tecnologia) expande-se para campos diversos, enquanto processo de geração de conhecimento, seja no âmbito do poder econômico, político e de comunicação, entre outros que já se encontram em total conexão e dependência com este novo paradigma.

Diante deste panorama, corre-se o risco de ver, mais uma vez, as elites utilizando e manipulando conhecimentos e tecnologias para a manutenção de uma situação a elas confortável, enquanto a maioria da sociedade resigna-se apenas a consumir os produtos prontos, feitos sob medida por esta elite, "comprando", no entanto, a sensação de estar integrada a um mundo globalizado, de fazer parte atuante de uma sociedade em rede, quando na verdade, o que se compra, na maioria das vezes, são apenas reproduções e pacotes prontos de serviços e informações dirigidas. Para que isto não se torne apenas mais uma volta no vicioso círculo de manutenção do status quo, é preciso compreender as novas tecnologias da informação como processos a serem desenvolvidos, assimilados, compreendidos e tornados acessíveis a todos em sua estrutura e processo, não apenas em sua forma final. Somente a partir disto, a tecnologia da informação e comunicação pode se tornar instrumento e meio a serviço de crescimento do homem e da construção de sua autonomia e não uma nova forma de controle.

No que se refere ao governo e às políticas públicas, de maneira geral, o que se verifica é uma concentração de recursos para as faixas etárias mais avançadas, no que diz respeito ao uso destes equipamentos. É preciso salientar, entretanto, que há alguns sinais de incentivo ao uso/contato da tecnologia também na educação infantil. As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil trazem o seguinte:

"Ao reconhecer as crianças como seres íntegros, que aprendem a ser e conviver consigo próprias, com os demais e o meio ambiente de maneira articulada e gradual, as Propostas Pedagógicas das Instituições de Educação Infantil devem buscar a interação entre as diversas áreas de conhecimento e aspectos da vida cidadã, como conteúdos básicos para a constituição de conhecimentos e valores.

Desta maneira, os conhecimentos sobre espaço, tempo, comunicação, expressão, a natureza e as pessoas devem estar articulados com os cuidados e a educação para a saúde, a sexualidade, a vida familiar e social, o meio ambiente, a cultura, as linguagens,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com