TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa De Campo Zoologigo ( Ed. Infantil)

Casos: Pesquisa De Campo Zoologigo ( Ed. Infantil). Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2014  •  607 Palavras (3 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 3

Pesquisa de campo no zoológico

Objetivos

- Participar de situações investigativas por meio da observação e do questionamento.

- Comparar informações anteriores com as adquiridas pela investigação.

- Registrar por meio de desenho e escrita as informações obtidas.

- Investigar onde vivem e do que se alimentam os animais.

Conteúdos

- Investigação com fontes de informação.

- Registro de informações para consulta posterior.

- Alimentação, hábitos e modo de vida dos animais.

Anos

Pré-escola.

Tempo estimado

1 mês.

Material necessário

Prancheta para todos, papel, lápis pretos e gravador.

Flexibilização

Para crianças com deficiência visual

Procure levar a turma a um lugar acessível para a criança com deficiência visual (com sinalização em braile, piso tátil, corrimões e rampas que facilitem a locomoção dos pequenos). Mesmo que ainda não saiba ler, é importante que a criança tenha contato com o sistema braile. Leia todos os textos em voz alta e ajude o pequeno com a gravação da entrevista feita pelo grupo. Peça para que a criança desenhe, em casa, o que compreendeu (pode-se usar cola de relevo ou propor uma colagem com diferentes materiais táteis). Os colegas ajudam a descrever o passeio e os animais para a criança cega. Providenciar imagens dos animais em relevo e mostrar previamente para a criança também colabora para que ela aproveite mais o trabalho de campo.

Desenvolvimento

1ª etapa

Antes da visita, introduza a pesquisa de campo como uma oportunidade que as crianças terão de obter respostas às questões que ainda não foram esclarecidas. Antecipe que elas poderão observar os hábitos, a alimentação e o modo de vida dos animais estudados no local. Explique que entrevistarão um especialista e devem fazer previamente o roteiro de perguntas. Oriente-as a evitar as questões que podem ser facilmente respondidas pela observação. Atue como escriba, ajudando-as a verificar se o roteiro está coerente - se fica claro o que se quer saber e se há relação com as dúvidas apontadas pela pesquisa - e defina quem fará cada pergunta. Se possível, grave a entrevista. Discuta com os pequenos o que são desenhos de observação, o uso que é feito deles e o que precisa ser registrado. Informe que você entregará pranchetas e lápis para que tomem notas e façam seus desenhos de observação em campo.

2 etapa

Durante a visita, estimule-os a observar os animais estudados e buscar respostas às questões da pesquisa. "Posso ter um leão em casa?" e "como os bichos vieram parar aqui?" são algumas das questões que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com