TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa Instituição Escolar Infantil Entrevista

Por:   •  16/6/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.615 Palavras (7 Páginas)  •  458 Visualizações

Página 1 de 7

Curso

Licenciatura em Pedagogia

Disciplina

Metodologia do Ensino da Educação Infantil

Professor Responsável

Sergio Luis Balthazar

Aluno

Thaíris Caetano da Costa

RA

1082183

Título do Projeto

Metodologia do Ensino das Instituições de Educação Infantil

Etapa 1- Entrevista com o gestor

  1. Qual a metodologia de ensino utilizada aqui na instituição?

R. O Trabalho pedagógico é em forma de projetos, pela flexibilidade, feito pela professora de cada turma a partir da curiosidade e necessidade do grupo e faixa etária com o qual trabalha.

2) Vocês seguem ou estudam algum autor/Pedagogo para orientar a metodologia de trabalho da instituição?

“R”. Os projetos permitem a aplicabilidade da teoria de Vygotsky onde” a distancia  entre o nível real ,que se costuma determinar através da solução independente de problemas”  e o nível de desenvolvimento potencial-determinado através de solução de problemas sob a orientação de um adulto ou colaboração com companheiros mais capazes. Ou seja, também é baseado nas Diretrizes Curriculares de Educação Infantil, sendo passível de alteração sempre que for necessário para a melhoria do atendimento ás crianças.

   3) Aqui se usa material apostilado? (se sim, peça para explicar qual metodologia de ensino está orientando a construção do material; se não, pergunte em que se baseiam e como organizam as atividades cotidianas para as crianças).

R. Não se usa nenhum tipo de apostila, é feito uma reunião semanal com os professores e eles expõem suas ideias de atividades que serão feitas na próxima semana, e quais foram realizadas na semana anterior.

- Entrevista com o professor

1) Qual a metodologia de ensino utilizada aqui na instituição?

R. A escola busca o desenvolvimento global de seus educandos, pretendendo promover a capacidade de utilizar as diversas formas de linguagem de maneira crítica e criativa, o desenvolvimento da capacidade de construir novos conhecimentos e novas formas de interferir na realidade, o desenvolvimento de uma atitude de valorização, cuidado e responsabilidade individual e coletiva em relação à vida, a construção da autonomia.

2) Vocês seguem ou estudam algum autor/Pedagogo para orientar a metodologia de trabalho da instituição?

R. É inspirado na nas teorias psicológicas e cognitivas de Jean Piaget e sócio interacionistas de Lev. S. Vigotsky. Nesta concepção educativa compreende-se que as crianças interagem com o objeto de conhecimento e ambiente de forma autônoma, onde o educador interage com o conhecimento da criança e faz intervenções necessárias nos momentos oportunos.

 3) Aqui se usa material apostilado? (se sim, peça para explicar qual metodologia de ensino está orientando a construção do material; se não, pergunte em que se baseiam e como organizam as atividades cotidianas para as crianças).

R. Não há uma apostila de ou material impresso para uso antes das aulas, coma reunião semanal é acordado quais serão as atividades propostas, e com possibilidade de mudanças caso seja necessário. Já na aula é feito um registro fotográfico das atividades para inclusão, no portfolio individual de cada aluno, a qual será entregue no fim do semestre. Fundamenta-se em na construção de um conhecimento que não é pronto e acabado, mas que está em permanente avaliação e reformulação de acordo com os avanços dos principais paradigmas educacionais da atualidade.

Etapa 2: Descrição da observação

Entrevista

1) As professoras, na organização das atividades e do tempo, oferecem simultaneamente um conjunto de atividades diferentes que podem ser escolhidas pela criança de acordo com sua preferência? Sim ou não? Descreva a seguir o que observou:

Geralmente é feito uma atividade principal (projeto) no dia, após essa atividade, tem- se outras atividades pedagógicas das quais a criança pode escolher para acompanhar o grupo. Um grupo com a professora e outro com a monitora responsável pela sala, que ocorrem simultaneamente, sem a obrigação de participar de algum específico. Na maioria das vezes eles preferem participar todos da mesma atividade.

2) As professoras possibilitam contato e brincadeiras das crianças com animais e com elementos da natureza como água, areia, terra, pedras, argila, plantas, folhas e sementes? Sim ou não? Descreva a seguir o que observou

R. Uma vez por semana é feito aula de jardinagem, com cultivo de plantas (hoje somente com hortelã), ou atividade relacionado à natureza como plantar feijão no algodão, boneco com cabelo de alpiste. Na escola só não é possível o contato com animais.

 

3) As professoras criam oportunidades para que o contato das crianças com a quantificação e a classificação das coisas e dos seres vivos seja feito por meio de jogos, histórias, situações concretas e significativas? Sim ou não? Descreva a seguir o que observou:

Sim, há projetos que criam essa oportunidade como livros, vídeos, e visitas guiadas como, houve uma última visita um Aquário. Festa da família em parque ecológico, que podem ter contato direto com a natureza.

4) As professoras ensinam as crianças a cuidar de si mesmas e do próprio corpo? Sim ou não? Descreva a seguir o que observou:

Sim, há momentos de autonomia como na hora da alimentação, como escolha do lanche que se quer comer no momento e almoço utilizando talheres (com auxílio das monitoras), escovação dos dentes.

5) As professoras propõem às crianças brincadeiras com sons, ritmos e melodias com a voz e oferecem instrumentos musicais e outros objetos sonoros? Sim ou não? Descreva a seguir o que observou:

Uma vez por semana há aulas de música em que toca-se violão com músicas alegres e as crianças tem a possibilidade de se expressarem como queiram, com violão de brinquedo, instrumentos de percussão ou mesmo dançando e cantando. Os professores fazem diariamente uma rodinha musical, geralmente de bom dia ou boa tarde, que se finaliza como roda de conversa de como foi o dia anterior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (140.3 Kb)   docx (299.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com