TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PESQUISA EM MERCADO

Projeto de pesquisa: PESQUISA EM MERCADO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  809 Palavras (4 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 4

1 INTRODUÇÃO

2 PESQUISA DE MERCADO

1- Empresas que estão atuando no mercado há vários anos podem ter hábitos culturais um tanto quanto antiquados, porém de certa forma é dever de qualquer empresa saber que a tática mais importante para manter-se ativo no mercado e com bons resultados é a de atualizar-se constantemente. A concorrência e a constante mudança do comportamento do consumidor exigem adequações como a busca por estratégias novas, estudo do comportamento do consumidor, perfil dos clientes, etc. A empresa precisa se adequar a essas exigências e um bom começo poderia ser a realização de uma boa Pesquisa de Mercado, que consiste em coletar informações junto à clientes, fornecedores,funcionários e outros públicos. A pesquisa de mercado traz inúmeros benefícios, pois além da busca por respostas, a empresa consegue encontrar informações e soluções para ajudá-la na tomada de decisões.

2- A Microsoft deveria acreditar no seu potencial, investir na inovação de novos equipamentos, produtos e serviços, ampliar a linha de novos clientes, além de manter sua linha de clientes já existente, se tornando seguro para enfrentar a competitividade de seus concorrentes. O principal problema foi que ela não modernizou seu sistema de código binário e devido a isto durante muito tempo ocorria o chamado problema do "bug da tela azul" em que o Windows travava tudo o que estava sendo feito pela máquina. Além disso, acabou perdendo e não focando em conceitos como estética e programas exclusivos para o Windows o que também contribuiu para seu atraso.

3 MARKETING

1- Segundo Kotler e Keller (2006, p.2), o sucesso financeiro muitas vezes depende da habilidade em marketing. Finanças, operações, contabilidade e outras funções de negócios não terão sentido se não houver uma demanda para produtos e serviços suficiente para que a empresa obtenha lucro.

A pesquisa de marketing caracteriza-se por coletar e analisar informações e dados sobre o ambiente no qual a empresa está inserida. No caso da Microsoft, por exemplo, faltou competitividade e inovação, mesmo sendo uma empresa com clientes resistentes a inovação, a empresa poderia insistir em conhecer mais os desejos desses clientes e assim criar estratégias para que estes se sintam livres para escolher os produtos que desejam, dessa maneira a empresa pode encontrar uma nova demanda de clientes através desta pesquisa.

Para Kotler e Keller (2006, p.98), Pesquisa de Marketing é definida como a elaboração, a coleta, a análise e a edição de relatórios sistemáticos de dados e descobertas relevantes sobre uma situação específica de marketing enfrentada por uma empresa.

2- Em Marketing, a palavra produto significa mais do que bem, serviço ou ideia. Produto é algo que pode ser oferecido a um mercado para sua apreciação, aquisição, uso ou consumo para satisfazer um desejo ou necessidade. Produto é um conjunto de atributos constituído através do processo de produção, para atendimento de necessidades reais ou simbólicas, e que pode ser negociado no mercado, mediante um determinado valor de troca, quando então se converte em mercadoria.

Podemos considerar como produtos:

*bens físicos- máquinas livros, etc;

*serviços- cortes de cabelo, lavagem de carro, etc;

*eventos- concertos, desfiles, etc;

*pessoas- Neimar,Luciano Huck, etc;

*locais- Havaí, Veneza, etc;

*organizações- Greenpeace, Exército da Salvação, etc;

*idéias- planejamento familiar, direção defensiva, etc;

O valor de um produto está na capacidade que ele tem de ajudar a satisfazer as necessidades do usuário.

Variedade do produto, qualidade, design, características, nome da marca, embalagem, tamanhos, serviços agregados, garantias, devoluções.

3- Os componentes do Mix de comunicação são: propaganda, promoção de vendas, eventos, venda pessoal, relações públicas e marketing direto.

Propaganda - Expor em local visível ao alcance dos olhos dos clientes, expressivo e atraente ao consumidor, além de ser explorado nos meios de comunicação (jornal, rádio, televisão, sites e redes sociais).

Promoção de Venda - Incentivo de curto prazo, preço promocional somente para um final ou dia de semana para encorajar/chamar atenção do público-alvo. Serve para vender produtos ''encalhados'' ou para abrir espaço no estoque para novos produtos.

Eventos - São um tipo de venda agressiva indireta.

Venda Pessoal - Hesitar em expor em vários segmentos de mercado.

Relações Públicas - o trabalho de relações públicas é uma ferramenta estratégica e de ação, desenvolve o conhecimento, atitude e compromisso, para os funcionários, significa a possibilidade de participação. Outras funções referem-se a:

Comunicar com os meios de comunicação social (assessoria de comunicação e imprensa);

Realizar pesquisa de Relações Públicas (Institucional clima organizacional, de opinião);

Dar apoio aos processos, agregando valor às decisões;

Cerimoniais e protocolo executivo/empresarial.

Marketing Direto - Compreende um conjunto de técnicas como correio direto (direct mail), telemarketing, resposta direta (direct response) que permitem identificar, conquistar e fidelizar os clientes atuais e potenciais de uma organização, de uma forma direta e personalizada.

Embora apresentem certas diferenças, tais técnicas têm em comum as características seguintes: destinam-se a estabelecer relações personalizadas e continuadas; são interativas, ao permitirem a comunicação nos dois sentidos; têm como objetivo obter uma resposta concreta e imediata; são mensuráveis, permitindo tirar conclusões sobre a sua eficácia; são seletivas, por se dirigirem a um extrato da população bem definido.

...

Baixar como  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »