TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM - Fundamentos de logistica/ Contabilidade e Estatística

Por:   •  14/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  7.016 Palavras (29 Páginas)  •  1.676 Visualizações

Página 1 de 29

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP INTERATIVA

*********
14242


*************
1540436

*****************
154122


************
1533450


****************
153113

********
152253

VALEC – ENGENHARIA, CONSTRUÇÕES E FERROVIAS S.A
PIM III

UNIVERSIDADE PAULISTA-UNIP

CURSO SUPERIOR TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

POLO UNIP BRASÍLIA-TAGUATINGA (DF)

2015

Universidade Paulista - Unip Interativa

VALEC – ENGENHARIA, CONSTRUÇÕES E FERROVIAS S.A
PIM III

Projeto Integrado Multidisciplinar PIM III

para obtenção do título de

Gestor de Logística, apresentado à

Universidade Paulista – UNIP

Polo UNIP Brasília-Taguatinga ( DF ) 2015                                                                 

RESUMO

O trabalho apresentado aqui, foi desenvolvido como uma proposta demonstrativa da apresentação do conteúdo adquirido nas Disciplinas: Fundamentos e importância da Logística, Contabilidade, Estatística Aplicada. Com base no estudo a empresa Pública (VALEC Engenharia, Construções e Ferrovias S.A). Seu ramo de atuação e consequente função social e a construção e a exploração de infraestrutura ferroviária. A lei de criação da empresa em seu artigo oitavo diz que a empresa VALEC é subordinada ao Ministério dos Transportes. Essa está situada em Brasília, mas também com filiais espalhadas por todo Brasil devido ao grande número de obras que estão sendo coordenadas por seus escritórios regionais. Nesse projeto serão analisados os impactos que a disciplina de Fundamentos e importância da Logística tem na evolução Ferroviária do país, assim como as estradas de ferro e sua evolução, assim como o setor ferroviário. Demonstrando também o investimento do setor , colaborando assim para o crescimento econômico do país. Na disciplina contabilidade os demonstrativos contábeis serão analisados através do balando do patrimônio da VALEC sua capacidade financeira bem como a evolução da empresa. Em estatística iremos analisar os números e observar as tendências, a fim de interpretar os dados analiticamente usando as ferramentas disponíveis.

Palavras Chave: estatística – alavancagem – logística – análise – ferrovias – estradas de ferro - balancete


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        11

2. FUNDAMENTOS DE IMPORTÂNCIA A LOGÍSTICA        12

2.1 Estradas de Ferro        13

2.2. Privatização        14

2.3. Setores Público/Privado        15

2.4. Modal Ferroviário Sustentando e Alavancando a Economia Brasileira        16

2.5. Setor Ferroviário em destaque        16

2.6. Valec Engenharia no Cenário Brasileiro        18

2.7. Considerações        21

3. CONTABILIDADE        22

3.1. Análise Vertical do Balanço Patrimonial        27

3.2. Análise Horizontal do Balanço Patrimonial        29

3.3 Demonstração do Resultado do Exercício (DRE)        32

3.4 Análise Vertical da DRE        33

3.5. Análise Horizontal da DRE        34

4. ESTATÍSTICA        36

4.1. Estatística Aplicada na Gestão Pública        36

4.2. Ferramentas de uso na estatística        39

4.3. Considerações        43

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS        44

6. REFERÊNCIAS        45


  1. INTRODUÇÃO

O Projeto integrado multidisciplinar III será desenvolvido com base nas 3 disciplinas estudadas no 2º semestre de 2015 sendo: Fundamentos e importância da logística, contabilidade, estatística. A Empresa estudada e a VALEC ENGENHARIA CONSTRUÇÕES E FERROVIAS, responsável pela evolução nos ultimo anos do cenário logístico ferroviário nacional. Através das disciplinas foram abordadas aqui questões relevantes as disciplinas estudadas e tópicos relacionados a fim de se conhecer mais profundamente a empresa e seu método de trabalho, tanto na parte logística e as analises se tratando de contabilidade e estatística.

A empresa de ramo publica foi estudada a fundo e esmiuçada afim de usara aplicabilidade das disciplinas estudadas na pratica. O projeto esta dividido em 3 partes que são relativos as disciplinas : Fundamentos e importância da logística, contabilidade, estatística. No capitulo 1 será abordada a disciplina Fundamentos e importância da logística aonde falaremos sobre as estradas de ferro ,modal ferroviário além da VALEC no cenário atual e seu impacto logístico na construção de ferrovias pra o desenvolvimento ferroviário. Em seguida na disciplina CONTABILIDADE será explicado um pouco de orçamento ,como esta dividido e detalhado e autorizado para a VALEC com isso serão feitas posteriormente  as análises contábeis o resultado do exercício junto com algumas explicações adicionais. Por último a ESTATISTICA explicando como o orçamento da VALEC foi dividido e alterado ano a ano, separando as classificações e as mudanças sejam politicas ou não alterando os dados. Tais conceitos obtidos aqui nas 3 disciplinas só tem a ajudar e mostrar a importância das mesmas no âmbito da VALEC em sua gestão publica.


  1. FUNDAMENTOS E IMPORTANCIA DA LOGÍSTICA

O termo logístico foi desenvolvido por militares e a logística pela Inteligência Americana junto com os professores de Harvard para Segunda Guerra Mundial, depois surgindo como disciplina na Universidade de Harvard e espalhando-se pelo mundo.

        É uma estratégia de abastecimento, controle, enxugamento de despesas e estratégias comerciais, na atualidade se apresenta como um novo modelo econômico. A intenção é acelerar a disponibilidade de produtos e materiais e pontos de consumo, com rapidez, eficiência e custos conhecidos e controlados. A movimentação de mercadorias para longas distâncias, sempre teve maior custo fora de linha de produção, sobretudo o ferroviário, com os novos sistemas, com a tecnologia da informação agregada ao sistema de roteirização onde algumas rotas são priorizadas, outras são eliminadas melhorando a eficiência operacional das ferrovias. Dessa forma as empresas também substituíam os trechos desativados por outros modais, se adequando a novos conceitos logísticos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.2 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (677.7 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com