TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM I - PROCESSOS GERENCIAIS

Por:   •  8/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.895 Palavras (12 Páginas)  •  510 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

UNIP INTERATIVA

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – PIM I

Nome: Kelly Cristina Barboza oliveira

RA: 1716411

Curso: Processos Gerenciais

Semestre: 1º semestre

Polo: São Pedro

São Pedro – SP

2015

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

UNIP INTERATIVA

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – PIM I

Projeto Integrado Multidisciplinar – PIM, apresentado na Graduação da Universidade Paulista – UNIP, Polo São Pedro como requisito básico para a conclusão do primeiro bimestre do Curso de Processos Gerenciais.

São Pedro – SP

2015

RESUMO

Nesse trabalho, abordo as seguintes disciplinas: Fundamentos da Administração, Comunicação Empresarial e Técnicas de Informática. Para elaboração desse projeto, pesquisei a Empresa Província dos Capuchinhos de São Paulo, cujo nome fantasia é Seminário Santo Antônio (Casa de Retiros), situada na cidade de São Pedro/SP, através da metodologia qualitativa, utilizando métodos de entrevista pessoal, bibliográfico, observação direta com o guardião (administrador) da Instituição, Frei Gerson da Silva Mercês. O objetivo do trabalho é agregar a teoria com a prática no conhecimento existente nessas disciplinas. Destaco que a Empresa é de pequeno porte, de caráter religioso, filantrópica sem fins lucrativos. O ramo de atividade é hospedagem, possui toda infraestrutura para receber os membros da instituição, amigos e familiares e toda a comunidade que queira desfrutar de momentos de paz e tranquilidade ecológica e momentos de oração e meditação. Sua finalidade é sem fins lucrativos e recebem empresas, faculdades e outros que desejam aqui realizar seminários, simpósios, cursos e etc.

Palavras-chave: 1. Técnicas de Informática. 2. Meio Ambiente. 3. Organização Administrativa 4. Comunicação Interna.

SUMÁRIO

Introdução        04

Capítulo 1        Fundamentos da Administração        05

Capítulo 2         Comunicação Empresarial        09

Capítulo 3        Técnicas de Informática        11

        

Conclusão        12

Referências        13


INTRODUÇÃO

        O objetivo desse projeto é agregar a teoria com a prática, no conhecimento existente nessas disciplinas: Fundamentos da Administração, Comunicação Empresarial e Técnicas de Informática. Para esse feito, pesquisei a Empresa Província dos Capuchinhos de São Paulo cujo nome fantasia é Seminário Santo Antônio, inscrita no CNPJ 60.520.061/0020-74. Seu caráter é religioso e sem fins lucrativos e o ramo de atividade é hospedagem.

        O Seminário Santo Antônio abriu este espaço para ser utilizado pela comunidade local, sendo que a casa é uma referência para retiros desde anos de 1940, quando foi construída. Sua infraestrutura acolhe bem as necessidades de todos seus clientes, garantindo a inclusão de pessoas com deficiência, obedecendo às normas vigentes de acessibilidade.

        Na direção do Seminário Santo Antônio estão três frades, sendo o responsável designado com a função de administrador, seu Vice Administrador, o terceiro na manutenção, e ainda conta com dez colaboradores, treinados e preparados para exercer suas funções com qualidade, eficiência e eficácia.

        A metodologia utilizada para esta pesquisa é qualitativa e foram utilizados os métodos de entrevista pessoal, observação e bibliográfico.

        A importância deste trabalho de pesquisa são os desafios das experiências práticas e teóricas, fazendo com que eu me desenvolva profissionalmente e aplique o que aprendi nas disciplinas estudadas.

        Assim, o trabalho está dividido em três capítulos, sendo no primeiro abordado os Fundamentos da Administração, onde abordaremos a denominação da empresa, origem da organização e porte da empresa. No segundo capítulo a Comunicação Empresarial, será abordada a Estrutura da comunicação e sua importância, e quais os veículos de comunicação da empresa. No terceiro capítulo as Técnicas de Informática, abordaremos a utilização do MS do Word, formas de comunicação interna e externa e áreas da informática utilizada pela Empresa.

CAPÍTULO 1

FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

        A empresa pesquisada foi o Seminário Santo Antônio, uma casa de retiro situado no alto da serra na cidade de São Pedro, construído nos anos 40, com o incentivo dos Freis Henrique Verussa, Ambrósio Luz e Francisco Belotto, sendo de caráter religioso, e sem fins lucrativos e ramo de atividade hospedagem.

        Este seminário era o lugar de férias e veraneio para os seminaristas e frades para a realização dos retiros e confraternizações e que abrangiam também amigos e parentes dos mesmos, bem como para reuniões das comunidades.

        No ano 1999 deu-se início as reformas do prédio antigo, adaptando-o para melhor acomodação e infraestrutura, tais como: aumento do refeitório, e a construção de uma cozinha industrial. Depois foi feita a construção de uma nova ala para dormitórios e uma casa para a fraternidade.

        No dia 10 de novembro de 2003 foi inaugurada oficialmente a nova ala que contou com a presença do Ministro Geral da Província, Frei Carlos Silva e todos os frades para a assembleia comemorativa dos 50 anos da Província dos Capuchinhos de São Paulo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)   pdf (163 Kb)   docx (26.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com