TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM II PROCESSOS GERENCIAIS

Casos: PIM II PROCESSOS GERENCIAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  601 Palavras (3 Páginas)  •  2.268 Visualizações

Página 1 de 3

1 INTRODUÇÃO

A história do Grupo Eucatex teve início em 1951. Atualmente, a Eucatex é a segunda maior produtora de chapas de fibra de madeira do mercado nacional, detendo 45% desse mercado.

Os principais segmentos de atuação da empresa são a indústria moveleira e a construção civil, sendo que cada segmento representa 42% e 44%, respectivamente. Atua também nos segmentos de tintas e vernizes, pisos laminados, divisórias e portas. Hoje o empreendimento atende às necessidades de fabricantes de móveis, abastece grandes indústrias da construção civil, de embalagens, automóveis e brinquedos, além do mercado externo, com portas e chapas.

A elaboração deste projeto foi baseada em dados divulgados no site oficial da empresa e a pesquisa realizada tem por objetivo uma abordagem prática, considerando as disciplinas Recursos Materiais e Patrimoniais, Economia e Mercado e Matemática Aplicada.

2 APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

2.1 Histórico

No dia 23 de novembro de 1951 nascia a Eucatex, a primeira empresa brasileira a pensar em conforto ambiental e acústico e a usar o eucalipto como matéria-prima para a produção de chapas e painéis. O embrião da Eucatex foi a Serraria Americana, instalada em 1923, em São Paulo.

A primeira fábrica, hoje conhecida como Unidade Chapas, foi inaugurada em Salto (SP), em 1954. Lá, a Eucatex iniciou suas atividades produzindo forros acústicos e chapas soft de fibras de madeira. Pouco depois passou a fabricar chapas isolantes e acústicas.

Entre 1956 e 1965, a empresa instalou escritórios de representação em várias capitais brasileiras e em Buenos Aires (Argentina).

A capacidade de produção aumentou para 100 toneladas/dia. Em 1965 começou a exportar para a Europa.

Do final dos anos 60 até 1980, a Eucatex inaugurou uma nova fábrica de chapa dura, em Salto, e a Unidade Metálica, em Barueri (SP). Ampliando seus planos de expansão, abriu escritórios na Holanda, nos Estados Unidos e no México.

Foi também nesse período que a empresa começou a produzir tintas, inicialmente apenas para pintura de suas chapas e forros acústicos, e a investir em terras e reflorestamento para garantir a auto-suficiência do abastecimento de matéria-prima.

A Eucatex encerrou a década de 80 exportando seus produtos para 50 países e com áreas produtivas divididas em 4 categorias: florestal, madeira, metálica e mineral.

Com a inauguração de mais uma fábrica em Salto, no ano de 1994, a Eucatex passou a desenvolver em seus laboratórios uma linha completa de tintas e vernizes. Foi também no interior de São Paulo, em Botucatu, que iniciou, em 1996, a fabricação de painéis MDP. Ainda em 1996, os produtos Eucatex ganharam o reconhecimento internacional do FSC® (Forest Stewardship Council), tornando-se também a primeira empresa brasileira do seu setor a receber a certificação ISO 9001.

Em 2010, uma nova linha T-HDF/MDF, instalada na planta de Salto, deu início à produção de chapas e painéis de alta tecnologia e resistência mecânica para a fabricação de pisos, portas e painéis de divisórias.

Nos últimos 5 anos, a Eucatex investiu no seu ativo permanente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com