TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM I Processos Gerenciais

Por:   •  5/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.446 Palavras (6 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

RELATÓRIO PIM I

INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é identificar, diante da análise de uma empresa atuante no mercado brasileiro, os conceitos e modelos administrativos apresentados pelas disciplinas cursadas no 1º bimestre do ano letivo de 2019 do curso superior técnico em Processos Gerenciais. Sua importância está, para além da aplicação prática da teoria, tornar mais real o funcionamento de uma empresa e preparar mais os alunos para o mercado de trabalho mediante o fortalecimento de uma visão sistêmica da organização.

A empresa que servirá de objeto de estudo para o seguinte trabalho é a multinacional Mars, empresa atuante no Brasil em três segmentos de negócio. A pesquisa se baseará em dados fornecidos pela própria empresa, que serão cruzados com os conhecimentos obtidos pelas videoaulas e livros textos das três disciplinas cursadas: Fundamentos da Administração, Comunicação Empresarial e Técnicas de Informática.

A matéria de Fundamentos da Administração agregará ao trabalho ao fornecer uma visão macro e micro da empresa; a matéria de Comunicação Empresarial fornecerá um panorama de como a empresa se relaciona com os seus stakeholders; e a matéria de Técnicas da Informática abordará sobre o sistema de informação organizacional e os recursos utilizados pela empresa.

1. FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

Assim como mencionado anteriormente, a empresa Mars é uma empresa multinacional de grande porte de origem americana que atua no Brasil em três segmentos distintos: chocolates e confeitos, alimentação humana e alimentação para animal de estimação. Até hoje ela se categoriza como uma empresa familiar, controlada por membros da família Mars. No Brasil, dentro dos três segmentos atuantes a empresa detém de um amplo portfólio de produtos que incluem marcas líderes como os chocolates M&Ms, Twix e Snickers, as rações Pedigree, Whiskas, Royal Canin e Champ, e as linhas de grãos e arroz representados pelas marcas Uncle Beans e Ráris. Alguns dos principais concorrentes da empresa estão Nestlé, Arcor, Kraft Foods, Unilever e Premier.

No país a empresa conta com 4 unidades fabris: a unidade de Mogi Mirim, Recife, e Descalvado, responsáveis por toda produção do segmento pet para o Brasil e uma parcela é exportado para a América Latina, e a unidade de Guararema, que abriga a produção das linhas de chocolates e confeitos e de alimentação humana. A Mars comercializa diretamente seus produtos com as maiores redes de supermercados e pet shops do Brasil, e para atender os médios e pequenos comércios, seus produtos chegam através de distribuidores clientes da Mars.

A base da cultura da empresa pode ser resumida em 5 princípios, os quais regem a organização e os funcionários da Mars por todo o mundo, sendo eles: qualidade, responsabilidade, mutualidade, eficiência e liberdade.

A empresa conta ainda com programas e iniciativas de responsabilidade social, que focam nos cinco impactos mais relevantes para a organização, que são: emissão de gases na atmosfera, uso do solo, uso da água, renda e direitos humanos.

A Mars é uma empresa que tem grande foco nas pessoas, portanto, a teoria da administração Neoclássica, é a que mais se adequa ao estilo de governança da empresa, pois ela investe em capacitação de seus funcionários e estimula a relação entre eles através de boas práticas de relacionamento e escritórios em conceito aberto que aumenta a integração entre as áreas e funcionários de diferentes cargos. A empresa conta ainda com um projeto denominado “Trabalho, vivo e aproveito”, na qual nada mais é do que o foco no comportamento e motivação dos funcionários, permitindo-lhes levar animais domésticos para os escritórios administrativos, horário de saída antecipada nas sexta-feira, entre outras vantagens. Um bom estímulo para gerar engajamento entre os funcionários e proporcionar um ambiente de trabalho mais descontraído.

2. COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

A comunicação empresarial da Mars é um aspecto muito positivo da empresa. Ela está presente e em boa atuação nos mais variados pontos de contato com seus Stakeholders.

Começando pela comunicação interna, a empresa consta com um software que facilita a comunicação interna entre os funcionários, há murais espalhados pelas unidades da empresa com notificações e notícias relevantes aos funcionários, como data de pagamento, aniversariantes do mês, notícias sobre produtos ou destaques que aconteceram recentemente. Todo mês acontece em cada unidade da empresa uma reunião de comunicação, na qual o SEO, juntamente com os diretores de cada área, se apresentam para os funcionários relatando o desempenho das marcas no mês antecedente. É possível também que qualquer funcionário contate o Ombudsman sem a necessidade de se identificar. A norma de linguagem mais utilizada internamente é a norma coloquial, definida como “a fala mais familiar das pessoas cultas” (UNIPa, 2019, p. 20 apud NADÓLSKIS, 2013, p. 78), porém, a comunicação interpessoal se tratando de funcionários de mesma hierarquia a linguagem se torna informal.

A comunicação externa da Mars é viabilizada por diversos meios e canais, variando com o público a qual se destina, se é para os distribuidores e clientes da Mars, a comunicação se dá através de reuniões periódicas e contato via e-mail e telefone. Para os consumidores finais do produto, a comunicação se dá principalmente via comunicação mercadológica, a qual abrange propaganda em TV, ações no ponto de venda com materiais visuais, promoção e alguns eventos esporádicos.

As marcas estão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (47.4 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com