TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM I Projeto Integrado Multidisciplinar

Por:   •  30/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  3.651 Palavras (15 Páginas)  •  64 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE PAULISTA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM

GESTÃO DA QUALIDADE

PROJETO INTEGRADO MULTIDICIPLINAR I

COMPANHIA DE BEBIDAS DAS AMÉRICAS – AMBEV S.A

                                             Nome Completo do Aluno                           –      RA 01234567

Campinas-SP

2023

RESUMO

Este Projeto Integrado Multidisciplinar I – PIM I, foi desenvolvido através de extensa pesquisa da empresa AMBEV, a maior fabricante de cervejas das américas.

A empresa é uma multinacional que está presente em 18 países, possui processos próprios de governança e é a principal em atuação no ramo de bebidas, a qual tem uma rede de distribuição eficaz que a torna uma companhia líder e que domina o mercado.

Através da aplicação de matérias, pretendemos demonstrar como a companhia surgiu, se solidificou e se tornou a fabricante de algumas das marcas de reconhecimento mundial.

Com abordagem das disciplinas fundamentos da Administração, no desenvolvimento e gestão da empresa nos mais diversos processos que possui, com o auxílio das matérias Comunicação Empresarial e Técnicas de Informática, vamos demonstrar a empresa internamente e seu relacionamento com o mercado e seu público externo, formado por fornecedores, revendedores e cliente final.

PALAVRAS-CHAVE: Fundamentos da Administração, Comunicação Empresarial, Técnicas de informática.

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO .............................................................................................        4

  2. DESENVOLVIMENTO ................................................................................        5

  1. Fundamentos da administração ..............................................................        5

  2. Comunicação Empresarial .....................................................................        11

  3. Técnicas de Informática .........................................................................        13

  1. DISCUSSÃO.................................................................................................        14

  2. CONCLUSÃO...............................................................................................        15

REFERÊNCIAS.............................................................................................        16

  1. INTRODUÇÃO

O presente Projeto Integrado Multidisciplinar, tem por objetivo verificar prática e teoria, dentro da empresa escolhida, à luz das disciplinas estudadas. Vamos apresentar e analisar as estratégias de liderança da empresa Companhia de bebidas das américas – AMBEV S.A.

Através da observação e prática das disciplinas: Fundamentos da Administração, Comunicação Empresarial e Técnicas de Informáticas, e das suas aplicabilidades, entender se a empresa supracitada, traz indícios de que utiliza em suas estratégias de liderança, estes princípios da administração.

Através destas importantes ferramentas administrativas, poderemos conceber se a AMBEV trabalha com base nestes princípios, e como administra o desenvolvimento da operação no seu dia a dia.

Vamos analisar os meios e ferramentas de comunicação da empresa e de quais técnicas de informática se valem para que a empresa opere sem interrupções e atenda seus milhares de clientes espalhados pelo globo.

Temos ainda o objetivo de identificar problemas e propor soluções à possíveis desafios que porventura apareçam durante a pesquisa.

Todavia antes de nos aprofundarmos nos temas acima, dissertaremos acerca desta gigante do ramo de cervejarias.

A AMBEV inicia suas atividades em 1999, sua formação é fruto da junção entre as tradicionais e consolidadas Cervejaria Brahma e Companhia Antarctica, contudo sua história começou muito antes quando ainda era apenas duas cervejarias em meados da década de 80, a Companhia Antarctica Paulista.

Pertence a Anheuser-Busch Inbev, que nasceu da união do pioneirismo da Ambev, com a qualidade e inovação belga da Interbrew e o conservadorismo da Anheuser-Busch, atualmente tem uma gama de variedades de pouco mais de duzentas marcas. Entre as mais conhecidas estão marcas como a Budweiser®, Quilmes®, Stella Artois®, Skol®, Antarctica®, e muitas outras.

A companhia detém os direitos das principais marcas e preferidas, nos países de atuação, o que a mantem no rol das principais fabricantes e com reconhecimento mundial.

De 1853 com a Bohemia, a primeira cervejaria do Brasil até 02 de julho de 1999, data que marca o anúncio da união da Companhia de Bebidas das Américas com a consolidada Companhia Antarctica Paulista, tornando-se a primeira multinacional brasileira, esta gigante trilhou um caminho de sucesso e ascensão, e até hoje suas estratégias e produtos são sinônimos de sucesso, lucro e preferência entre os consumidores.

Sua estrutura é gigantesca contando com fábricas em 18 países: espalhados pelas américas, Canadá, Brasil, Uruguai, Argentina, Paraguai, Bolívia, Chile, Paraguai, Guatemala (que abastece ainda Nicarágua, Saint Vincent, Honduras e El Salvador), República Dominicana, Dominica, Antigua , Cuba, Panamá e Barbados. Só no Brasil opera com 3 fábricas, sendo seis unidades no Nordeste.

Assim dissertaremos sobre a AMBEV e veremos como os princípios da administração podem atuar, garantindo o surgimento, manutenção e sucesso de uma empresa.

  1. DESENVOLVIMENTO
  1. Fundamentos da Administração.

Como mencionado este projeto fala sobre a AMBEV, uma multinacional do ramo de cervejaria, a qual atua em 18 país no mundo e possui 33 fábricas apenas no Brasil.

A Empresa foi criada em 1999, embora sua história tenha iniciado muito antes disso.

No ano de 1885 alguns industriais paulistas compra um terreno, localizado na Água Branca, bairro de São Paulo, e nasceu ali, algum tempo depois a sede da Companhia Antarctica Paulista. Neste local a produção iniciou a produção de gelo e outros produtos alimentícios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.6 Kb)   pdf (930.8 Kb)   docx (799.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com