TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM III Ambev

Por:   •  26/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.167 Palavras (9 Páginas)  •  867 Visualizações

Página 1 de 9

PIM – Projeto Integrado Multidisciplinar

Marcos Wilson Rebouças Dore

Projeto Integrado Multidisciplinar

Esmaltec

2011.1

Projeto Integrado Multidisciplinar

Esmaltec

2011.1

RESUMO

O Grupo Edson Queiroz, a origem e o desenvolvimento da Esmaltec.
O Grupo Edson Queiroz iniciou suas atividades no ramo de metalurgia com duas empresas: A Tecnomecânica Norte - Tecnorte (fabricante de recipientes para GLP), fundada em 23 de outubro de 1963 e a Estamparia e Esmaltação Nordeste Esmaltec (fabricante de fogões domésticos), fundada em dezembro do mesmo ano. Em março de 1984, as duas empresas citadas passam por uma fusão e são incorporadas pela Tecnomecânica Esmaltec Ltda. Ela, então, seguiu a fabricar fogões, refrigeradores, bebedouros elétricos, freezers, recipientes para GLP e também garrafões plásticos em policarbonato para água mineral. A indústria foi à primeira do Ceará a conquistar o ISO 9002 e o selo PROCEL de economia de energia. Hoje, a Esmaltec S/A mudou muito mais que a razão social, logotipo e linhas de produtos. Contando com nova fábrica no Distrito Industrial de Maracanaú – CE, ela possui mais de 2.900 funcionários e atua em três unidades produtivas: fogões, refrigeração e recipientes para GLP. Tudo isso em uma área de 360.000 m²  e 65.000 m² construídos. A grandeza da Esmaltec se reflete na presença em todo o Brasil e nos mercados da América  do Sul, América Central, Caribe, Estados Unidos, Oceania e Oriente Médio.  Essa é a Esmaltec, há quase 50 anos evoluindo, lançando novas linhas de produtos e modificando sua comunicação para estar cada vez mais próxima do cliente.

Sobre esta empresa foi realizado o projeto integrado multidisciplinar, o qual consistiu de uma pesquisa em uma unidade fabril, abrangendo a problemática de certas linhas de produção e seus profissionais atuantes, onde foram detectados problemas e falhas e respectivos acertos e soluções.  

SUMÁRIO

 

Introdução

Este trabalho fala da empresa Esmaltec. Seu tipo e porte de negocio, seus principais produtos e serviços. Fala também o cenário da empresa identifica pontos fortes e pontos fracos, possíveis falhas na gestão de estoque e logística. Descreve a situação atual, da ária, produto, serviço ou processo escolhido. Descreve uma proposta para ampliar ou melhorar os resultados da empresa com base na área, produto ou processo recolhido.

  1. Descrever a empresa escolhida.
  1. Porte e tipo de negocio da empresa;

Médio porte, área e metalúrgica e eletro domestico.

  1. Principais produtos ou serviços;

Fogões, refrigeradores, bebedouros elétricos, freezers, recipientes para GLP e também garrafões plásticos em policarbonato para água mineral.

  1.  Principais concorrentes;

Brastemp, cônsul, Electrolux

  1. Analisar o Cenário da empresa

  1. Analise dos resultados obtidos e participações no mercado

Tem obtido boa aceitação no mercado concorrendo com os demais produtores, sua participação no mercado abrange um bom percentual de vendas.

  1. Identificar ameaças e oportunidades

Com a globalização o mercado tem sido cada vez mais competitivo, abrindo portas para exportação ao exterior, quanto as ameaças alem dos produtos norte americano, europeu, asiáticos, nipônico, agora surge com grande abrangência os produtos da China.

  1. Identificar pontos fortes e pontos fracos;

Pontos Fracos - localização geográfica da empresa no Brasil se distancia dos principais fornecedores de matéria prima e insumos, distância para os centros consumidores.

Pontos Fortes - Mão de obra barata, fator climático, energia abundante, vias de transporte rodoviário e marítimo para escoamento do produto.

  1. Identificar possíveis falhas na gestão de estoque e logística na empresa;

A empresa aplica um sistema de estoque baseado na demanda do mercado, na capacidade de produção e na área disponível a utilizar o estoque. A empresa executa um serviço via internet que compõem a logística básica para estoque e produção, onde se pesquisa as tendências de mercado, para se fazer projeções futuras, atendendo a demanda do mercado o controle de qualidade, estoques e especificações do cliente fazendo com que os resultados obtidos sejam mais confiáveis. As falhas se dão em conseqüência de imprevistos que vão desde a produção, como fatores climáticos alterando o estado das vias de distribuição, como também alteração de prazos de entrega e consumo de mercado.

  1. Com base nos conhecimentos do cenário analisado no item 2, identificar uma área, produto, serviço ou processo para o plano de negocio

  1.  Descrever a situação atual da área, produto, serviço ou processo escolhido.

No setor produtivo de geladeira, freezers, bebedouros e fogões, têm-se uma área em comum destinada a recepção das linhas de montagem e acabamento, após este estágio tem-se uma área destinada a testes dos aparelhos e conseqüentemente a área de estocagem dos mesmos, nota-se porem que devido a diferenciação de produção de certos aparelhos essas passagens de estágios geram defasagem de fluxo gerando aumento de custo no processo produtivo e na estocagem, criando assim áreas vazias no setor de estocagem para certos aparelhos. Para cada estagio atua uma equipe treinada para este fim, profissionais estes, detentores de um bom conhecimento técnico e treinados segundo normas para uma maior eficiência, onde o setor de recursos humanos através de periódicas pesquisas com cada chefia dos setores capta as reais necessidades de cada setor, determinando assim cursos de treinamentos.

3.2. Descrever uma proposta para ampliar ou melhorar os resultados da empresa, com base na área, produto, serviço ou processo escolhido.    

Sumário:

Atualmente a empresa é constituída no seguinte organograma abaixo:

[pic 1]

Esse mesmo organograma será utilizado para a proposta de ampliação ou melhoria dos resultados da empresa com base na área, produto, serviços ou processos.

Análise de mercado:

Para este fim será feito uma avaliação externamente e internamente na empresa, via internet e via formulários, as perguntas serão organizadas para atender especificidades do cliente, bem como dos funcionários, esta avaliação será feita com todos os setores envolvidos no mercado atuante e também áreas internas da empresa, fazendo com que o seu resultado seja o mais confiável. Pela política de privacidade e de não identificação do avaliador, a participação e fidelidade da resposta torna-se ainda maior. Os resultados da avaliação serão riquíssimos retratando as visões dos clientes como também abrindo espaço para resolução de problemas internos dos setores da empresa, com isso propicia a elaboração de metas de melhoria na prestação de serviço da empresa e em tomada de decisões como também na capacitação de funcionários, proporcionando melhor desempenho industrial com custo acessível e fidelidade, ao mesmo tempo dar retorno aos clientes.    

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (171.3 Kb)   docx (45.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com