TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pim iii processos gerenciais

Por:   •  30/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.317 Palavras (10 Páginas)  •  637 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE PAULISTA
PROJETO INTEGRDO MULTIDICIPLINAR
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS

PROJETO INTEGRADO MULTIDICIPLINAR III
EMPRESA:

POLO AMPARO/SP
2015

UNIVERSIDADE PAULISTA
PROJETO INTEGRDO MULTIDICIPLINAR
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS

PROJETO INTEGRADO MULTIDICIPLINAR III
EMPRESA:

PAULO CÉSAR ANDREUZZI GERVAZONI
R.A.: 1513405
CURSO SUPERIOR TECNOLOGICO EM PROCESSOS GERENCIAIS
2º SEMESTRE

UNIVERSIDADE PAULISTA (POLO AMPARO / SP)
2015

RESUMO

        O trabalho de pesquisa para o PIM III (Projeto Multidisciplinar) teve como foco o estudo financeiro da Indústria Brasileira de Equipamentos Médicos EIRELI – IBRAMED – da qual fui colaborador até pouco tempo atrás.

        A pesquisa abordará as disciplinas de Contabilidade, Fundamentos da Gestão Financeira e Estatística, seus conceitos e aplicações na empresa.

        Sua reconhecida excelência em gestão gera retorno e garante atuação sustentável. No ano de 2014, atingiu o espantoso crescimento de 14% em relação a 2013.

        O maior patrimônio da IBRAMED, no entanto, é a sua gente. A empresa investe no desenvolvimento pessoal e profissional dos seus funcionários – aproximadamente 180 funcionários (ao final de agosto de 2015). O que faz da IBRAMED uma das empresas com as vagas mais disputadas em processos seletivos.

ABSTRACT

The research work for the PIM III (Multidisciplinary Project) focused on the financial study of the Brazilian Industry Medical Equipment EIRELI - IBRAMED - which went contributor until recently.

The research addresses the Accounting courses, Fundamentals of Financial Management and Statistics, their concepts and applications in the enterprise.

Its recognized excellence in management generates return and ensures sustainable performance. In 2014, it reached the amazing growth of 14% compared to 2013.

The greatest asset of IBRAMED, however, is your people. The company invests in the personal and professional development of its staff - about 180 employees (at the end of August 2015). What makes IBRAMED one of the companies with the most competitive places in selection processes.

        

SUMARIO

INTRODUÇÃO ............................................................................................................................1

CAPITULO 1 – CONTABILIDADE..................................................................................................2
                 1.1 CONCEITOS..........................................................................................................2
                 1.2 FUNÇÕES..............................................................................................................2
                 1.3 RECEITA E LUCRO DA EMPRESA..........................................................................3
              1.4 INVESTIMENTOS DA IBRAMED EM 2015............................................................4

CAPITULO 2 – FUNDAMENTOS DE GESTÃO FINANCEIRA...........................................................5
                 2.1 – PRINCIPAIS OBJETIVOS DA GESTÃO FINANCEIRA..............................................5
             2.2 – ANÁLISE FINANCEIRA .......................................................................................5

CAPITULO 3 – ESTATISTICA APLICADA ......................................................................................6
                 3.1 – APLICAÇÃO NA EMPRESA.................................................................................6

CONCLUSÃO...............................................................................................................................8

REFERENCIAS..............................................................................................................................9

        



INTRODUÇÃO

        A apresentação deste projeto tem a finalidade de integrar os conhecimentos teóricos adquiridos nas aulas interativas com os conhecimentos práticos até agora adquiridos, coletando dados de uma empresa real.

        A pesquisa foi realizada em uma empresa denominada IBRAMED.

        Instalada na cidade de Amparo – SP, a IBRAMED é atualmente líder no mercado de aparelhos médicos eletrônicos, sendo reconhecida mundialmente, devido à alta qualidade e tecnologia de seus aparelhos.

        A IBRAMED foi fundada á 21 anos, no ano de 1994, pelo proprietário Sr José Ricardo de Sousa, que até então trabalhava em outra empresa do mesmo ramo. Do inicio discreto, a IBRAMED rapidamente tornou-se conhecida, primeiro no Brasil, logo se tornando empresa líder do segmento na América Latina, e atualmente reconhecida como uma das maiores e mais modernas do mundo.

CAPITULO 1 – CONTABILIDADE

1.1 - CONCEITO

A contabilidade é a ciência que estuda e controla o patrimônio, objetivando representá-lo graficamente, evidenciar suas variações, estabelecer normas para sua interpretação, análise e auditagem e servir como instrumento básico para a tomada de decisões de todos os setores direta ou indiretamente envolvidos com a empresa.

        É a ciência que estuda e pratica, controla e interpreta os fatos ocorridos no  patrimônio das entidade, mediante o registro, a demonstração expositiva e a revelação desses fatos, com o fim de oferecer informações sobre a composição do patrimônio, suas variações e o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza econômica.

        Com isso em mente, analisarei brevemente as variadas funções que o setor de Contabilidade da IBRAMED exerce.

1.2 – FUNÇÕES

        As principais funções do setor de contabilidade são: registrar, organizar, demonstrar, analisar e acompanhar as modificações do patrimônio em virtude as atividade econômica ou social que a empresa exerce no contexto econômico.

  • Registrar: todos os fatos que ocorrem e podem ser representados em valor monetário;
  • Organizar: um sistema de controle adequado à empresa;
  • Demonstrar: com base nos registros realizados, expor periodicamente por meio de demonstrativos, a situação econômica, patrimonial e financeira da empresa;
  • Analisar: os demonstrativos podem ser analisados com a finalidade de apuração dos resultados obtidos pela empresa;
  • Acompanhar: a execução dos planos econômicos da empresa, prevendo os pagamentos a serem realizados, as quantias a serem recebidas de terceiros, e alertando para eventuais problemas.

O setor de contabilidade da IBRAMED faz o registro metódico e ordenado dos negócios realizados pela empresa e a verificação sistemática dos resultados obtidos. Nesse setor deve-se identificar, classificar e anotar as operações da entidade e de todos os fatos que de alguma forma afetam sua situação econômica, financeira e patrimonial. Com esses dados em mãos, e convenientemente classificados, o setor de Contabilidade procura apresentar de forma ordenada, o histórico das atividades da empresa, interpretação de seus resultados, e para que diferentes necessidades sejam atendidas, produzem informações pertinentes através de relatórios variados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (134.2 Kb)   docx (52.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com