TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM III RH UNIP

Por:   •  18/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.246 Palavras (13 Páginas)  •  606 Visualizações

Página 1 de 13

1. INTRODUÇÃO

Este projeto multidisciplinar vem apresentar a empresa do ramo de saúde, LaVie- Clinica Medica e Laboratório, inscrita no Cartão Nacional de Pessoa Jurídica(CNPJ) n° 56.402.726/0038-48.

Fica localizada na cidade de São Paulo, capital do estado de São Paulo, na Avenida Paulista, n° 1135, andares 13,14,15 e 16. A clinica trabalha em diferente áreas da medicina (ortopedia, neurologia, clinico geral, pediatra entre outras áreas), e realiza exames laboratoriais de complexidade baixa e media. Conta com um quadro de 180 funcionários efetivos.

Sua localização é muito significativa, pois se encontra na avenida mais conhecida, o que a torna de fácil encontro, contando também com uma ótima rede de transportes públicos (ônibus e metros), o que para quem precisa conta a favor.

A empresa neste ano de 2019 completou seus 23 anos de funcionamento, onde já acumulou cerca de 12 prêmios ao decorrer dos anos, incluindo o de “Empresa mais lembrada no Segmento de Ajuda Alimentar Saudável”; “Clinica com melhores resultados na área de Fito terapia”; “Empresa mais lembrada no Segmento Saúde Ginecológica”; entre outros.

Este Projeto Multidisciplinar tem como objetivo através de amplas pesquisas e estudo das matérias de gerenciamento de pessoas, estática aplicada e contabilidade, utilizando a empresa LaVie como base de demonstração de aprendizagem.

No capitulo de gerenciamento de pessoas, será possível alem de ver o conceito dessa disciplina, se ver se há da parte da empresa alguma motivação para com seus funcionários, qual é o papel do líder nesta motivação.

No tópico estática aplicada, se vera seu conceito, ou seja para que serve, e demonstrado.

Já na disciplina de contabilidade, seu conceita e serventia para a empresa, e conta com uma demonstração de sua função.

De forma geral esta pesquisa tem como objeto principal demonstrar o que se aprendeu das matérias estudadas, porem é valido se ter em mente que todos os dados e a empresa em si, são fictícios.

2. GERENCIAMENTO DE PESSOAS

 “...deve-se colocar os funcionários em primeiro lugar, para que eles façam o mesmo com os clientes”. (Chiavenato, 1997, p. 110)

Nesta disciplina se ressalta a importância a motivar os funcionários. Deixando claro que o papel da empresa não é somente determinar, distribuir tarefas e  pagar um salário. A motivação é o que vai levar o funcionário a se sentir confiante e satisfeito, pois é através dela que a empresa vai demonstrar o quanto valoriza seus funcionários.

Segundo Chiavenato (2008), a gestão de pessoas é uma das áreas que mais tem sofrido mudanças e transformações nestes últimos anos. A visão que se tem hoje da área é totalmente diferente de sua tradicional configuração, quando recebia o nome de Administração de Recursos Humanos (ARH).

O gerenciamento de pessoas ocorre através da participação, capacitação, envolvimento e desenvolvimento do funcionário, essa área tem função de humanizar a empresa, ou seja, deixá-la ciente das necessidades dos funcionários.

Existem varias teorias motivacionais, porem a que melhor se encaixa na empresa estudada neste projeto, é a teoria de McClelland, ou seja, a teoria das necessidades adquiridas.

Fernandes (apud Vecchio, 2008), descreve que McClelland utilizando-se de testes que consistiam na narração de histórias para revelar as próprias necessidades, as necessidades predominantes, encontrou um conjunto de necessidades específico: a necessidade de realização, a de associação e a de poder, ou seja, cada indivíduo desenvolverá uma dessas tendências baseado em suas próprias experiências sociais e de vida.

Se acredita que não é a melhor teoria motivacional, é possível se ver que a empresa se importa mais com o poder, pois trata-se de uma empresa de pequeno/médio porte, quase sempre se trabalha diretamente com os proprietários, e por isso alguns funcionários ao se depararem com tal situação, os funcionários vão para o lado da bajulação para com seus lideres.

Para Bowditch e Buono (2004) os estudos concluíram que funcionários com grande necessidade de realização ficam satisfeitos com o bom desempenho; estabelecem metas mais elevadas que os com pouca necessidade e realização; e melhoraram o desempenho após terem recebido o feedback.

Portanto a bajulação dos colaboradores, passa uma imagem de que o que conta é o relacionamento com  proprietário do que com a formação acadêmica e/ou competência no trabalho. Por isso é possível concluir na empresa não há feedback, com os funcionários, independente do quão esforçados eles se mostrem, gerando com isso alguns conflitos internos, devido a necessidade auto afirmação, reconhecimento e como dito anteriormente a necessidade de poder.

2.1 SUBSISTEMAS DE RH

Não se deve concentrar somente no ato de recrutar um profissional, mas sim de acompanhá-lo durante toda a sua trajetória dentro da organização, para que seja mais fácil entender as situações e promover melhorias tanto para o colaborador como para a empresa. Essas medidas podem ser feitas com a ajuda dos subsistemas de RH. São eles:

Provisão de Recursos Humanos- é a parte que concentra na procura pelo funcionário adequado para determinada vaga;

Aplicação de Pessoas- parte onde se coloca o funcionário para exercer sua função se analise todos os passos e circunstancia que levaram o funcionário a conseguir o cargo, esse subsistema também é onde se discuti assuntos como: salários, folgas, funções, recolocações e etc.;

Manutenção de Pessoas- é considerado um dos subsistemas mais importantes, pois é onde se retém os talentos da empresa, ou seja, a empresa gasta pois para manter esses talentos é preciso pagar, porem esses contribuem com a empresa no seu crescimento, sendo assim dão retorno;

Desenvolvimento de Pessoas- a tarefa deste subsistema é oferecer aos seus funcionários treinamentos e capacitações, para que se futuramente o mesmo deixar a empresa, o tempo trabalho na organização tenha sido aproveitado ao Maximo;

Monitoração de Pessoas- onde se tem todas as informações da empresa em geral e seus funcionários, atuais ou não, também se tem os currículos, diplomas entre outros arquivos.

É preciso que toda empresa saiba gerenciar seus recursos humanos disponíveis, porem a empresa aqui apresentada  peca muito neste sentido, pois não há um gerenciamento de carreiras, um plano de desenvolvimento funcional efetivo, o que por vezes pode desestimular o colaborador, tendo que o administrador “levar a empresa nas costas”, ou seja nada que de motivação para seus funcionários, pois não há perspectivas futuras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.6 Kb)   pdf (138 Kb)   docx (27.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com