TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM III de Gestão Financeira, Contabilidade e Estatística da Empresa Agiplan

Por:   •  20/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.077 Palavras (9 Páginas)  •  1.080 Visualizações

Página 1 de 9

RESUMO

Este projeto propôs como tema a importância do gestor financeiro e suas ferramentas de gestão por meio da pesquisa e analise de dados em uma empresa real. O intuito desta pesquisa é conhecer a importância da função do gestor financeiro dentro de uma organização, e conhecer as ferramentas de trabalho que são o balanço patrimonial e DRE e com essas ferramentas é possível produzir diversos indicadores através de cálculos estatísticos. Este trabalho proporcionou a equipe um conhecimento sobre como descobrir por meio da analise dos seus demonstrativos se uma empresa possui liquidez ou capacidade de pagamento caso fosse necessário quitar suas contas imediatamente, comparar as contas e conhecer alguns indicadores que permitem realizar um comparativo da situação financeira da empresa com outras empresas do mesmo ramo, e descobrir a importância do pensamento estatístico para a realização deste estudo. Essa pesquisa foi realizada através da observação, pesquisa bibliográfica e analise dos relatórios das demonstrações financeiras dos últimos dois anos.

Palavras-chave: Gestor Financeiro. Analise. Balanço Patrimonial. DRE. Indicadores. Calculo Estatístico.

ABDTRACT

This project proposed theme the importance of financial manager and their management tools through research and analysis of data in a real company. The purpose of this research is to know the importance of the financial manager function within an organization, and know the working tools which are the balance sheet and income statement and these tools can produce various indicators using statistical calculations. This work provided the staff knowledge about how to find out through the analysis of their statements if a company has liquidity or ability to pay if necessary to settle their accounts immediately, compare the accounts and meet some indicators to conduct a comparative financial situation of with other companies in the same industry, and discover the importance of statistical thinking to this study. This research was conducted through observation, literature review and analysis of reports of financial statements of the last two years.

Keywords: Financial Manager. Analysis. Balance Sheet. DRE. Indicators. Statistical calculation

SUMÁRIO

Conteúdo

INTRODUÇÃO 6

1.GRUPO AGIPLAN 7

1.1 Quem forma o grupo Agiplan? 7

2.A IMPORTANCIA DO GESTOR FINANCEIRO 8

2.1. Fluxo de Caixa 9

3.CONTABILIDADE 10

3.1 Análise de liquidez 11

3.1.1 Ativos imobilizados e endividamento 12

4.ESTÁTISTICA 14

4.1. Análise de Gráfico 15

CONCLUSÃO 16

REFÊNCIAS 17

INTRODUÇÃO

Neste trabalho vamos abordar os temas da contabilidade, fundamentos da gestão financeira e estatística, analisando uma empresa real no caso o Grupo Agiplan, os dados aqui informados foram baseados no demonstrativo financeiro dos anos de 2014 e 2015.

O objetivo é mostrar a importância do gestor financeiro e das ferramentas que ele utiliza como o balanço patrimonial, DRE, Fluxo de caixa e os cálculos estatísticos para a verificação da saúde financeira das empresas. Essas ferramentas iram auxiliar o gestor na tomada de decisão, de como aplicar os recursos financeiros da empresa para a geração do lucro.

No primeiro capitulo iremos apresentar a empresa, o Grupo Agiplan, que comercializa produtos financeiros, seus principais clientes, a sua visão estratégica e valores corporativos.

No segundo capitulo vamos descrever o processo da gestão financeira, a importância deste setor e do profissional dentro da organização. Sobre o gestor: qual a importância do controle sobre o fluxo de caixa.

No Terceiro capitulo iremos abordar o que é a contabilidade, levantar os dados financeiros como o balanço patrimonial e o DRE, analisar os dados verificando a liquidez, grau de endividamento, imobilização do PL e realizar um comparativo com os anos anteriores.

No quarto capitulo vamos citar a importância a importância da estatística na empresa e demonstrar um exemplo da sua utilidade.

Com este trabalho pretendemos mostrar que o gestor financeiro tem a função de maximizar os lucros e para isso ele vai utilizar analises com gráficos, cálculos estatísticos e deve possuir um profundo conhecimento contábil, pois o controle contábil da empresa é o retrato fiel da sua situação financeira.

1.GRUPO AGIPLAN

É um conglomerado financeiro que possui autorização do banco central e está presente em todo território nacional, possui 260 pontos de atendimento e 2mil funcionários. A empresa tem como missão oferecer soluções financeiras a seus clientes de forma inclusiva a todos os brasileiros, seu publico alvo é aposentados, pensionistas, servidores públicos, mesmo para quem já usou sua margem da folha de pagamento, com tudo priorizando a agilidade na entrega e a satisfação dos clientes. A empresa tem a visão estratégica de estarem entre as 10 organizações do Rio Grande do Sul que mais gera lucro, para isso ela foca na geração de recursos para manter uma boa posição de liquidez no mercado e continuar expandindo.

Sobre seus valores corporativos a organização prima pela ética e transparência no relacionamento, imprime em seus colaboradores o foco em resultados sempre superando as metas com qualidade, promovendo a valorização da meritocracia.

1.1 Quem forma o grupo Agiplan?

As empresas, Questa Holding S/A (Questa, anteriormente Agiplan Holding S/A), Agipar Holding Financeira S/A (Agipar), Agiplan Financeira S/A CFI (Financeira), Agiplan Administradora de Consórcios S.A (Consórcio), Agiplan Promotora de Vendas Ltda. (Promotora), Agiplan Fomento Mercantil Ltda. (Fomento, encerrada em 2015), Agiplan Corretora de Seguros S/S Ltda. (Corretora), Agiplan Serviços de Cobrança Ltda. (Cobrança) e Agiplan Administradora de Cartões de Crédito Ltda. (Cartões), Promil Promotora de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (181.3 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com