TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM III Gestão Financeira Unip

Por:   •  23/8/2016  •  Projeto de pesquisa  •  4.054 Palavras (17 Páginas)  •  2.291 Visualizações

Página 1 de 17

UNIP INTERATIVA

PROJETO INTEGRADO MULTIDICIPLINAR

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA

PROJETO INTEGRADO MULTIDICIPLINAR III:

MOVEIS ESTRELA - GRUPO M. E. GONÇALVES

PÓLO DE UBERLÂNDIA / MG

2015

PROJETO INTEGRADO MULTIDICIPLINAR III:

MOVEIS ESTRELA - GRUPO M. E. GONÇALVES

Trabalho de Conclusão de Curso/Monografia/Dissertação apresentado programa do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira da Unip Interativa, como parte dos requisitos necessários para a obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Financeira.

Professores Orientadores – Denílson Pessoa, Altair Silva e Nilson de Carvalho.

       

PÓLO DE UBERLÂNDIA / MG

2015


RESUMO

O presente projeto multidisciplinar tem como objetivo central traçar um paralelo entre as pesquisas teóricas realizadas, a aprendizagem do conteúdo do semestre e a atuação real de uma empresa. Com tal finalidade, foi eleita a empresa Móveis Estrela, de médio porte, porém, com um potencial de crescimento importante, já que é uma das principais lojas de varejo de móveis e estofados de sua região, além de possuir uma diretoria que se compromete com os investimentos a fim de ampliar o alcance do negócio. Deste modo, tanto no que tange às disciplinas abordadas, quanto às orientações teóricas pesquisadas, foi possível notar que a gestão financeira da empresa cumpre seus propósitos e atua de maneira eficaz para minimizar os riscos e manter sua sobrevivência no mercado.

Palavras-chave: Fundamentos da gestão financeira; contabilidade; estatística aplicada.            


ABSTRACT

This multidisciplinary project is mainly aimed to draw a parallel between the theoretical research carried out in half of the contents of learning and the actual performance of a company. To this end, the company Furniture Star, midrange was elected, however, with a potential for significant growth, as it is one of the leading mobile retail stores and upholstery in your area, and has a board that is committed to investments in order to expand the scope of business. Thus, both in regard to the subjects addressed, for the studied theoretical orientations, it was noticeable that the financial management of the company fulfills its purpose and works effectively to minimize risk and maintain their survival in the market.

Keywords: Fundamentals of financial management; accounting; applied statistics.


     

SUMÁRIO

Sumário        05

1. Introdução        06

1.1. Identificação da Empresa          06

2. Fundamentos da Gestão Financeira         08

3. Contabilidade        11

4. Estatistica Aplicada        15

Conclusão        18

Referências Bibliográficas        19

INTRODUÇÃO

O presente projeto multidisciplinar tem como objetivo central, traçar um paralelo entre as atividades empresariais reais e as disciplinas aprendidas ao longo do semestre, de modo que seja possível, de posse de conhecimentos teóricos, técnicos e práticos, desenvolver uma ótica que permita a identificação e tratativa de situações-problema nas empresas, sob a perspectiva da Gestão de Financeira.

Sobre o método de pesquisa empreendido, a natureza escolhida para a criação deste trabalho é qualitativa, buscando assim, levantar todas as informações teóricas a fim de se chegar à conclusão, utilizando-se de abordagem exploratória através de pesquisa do tipo bibliográfica para colher e avaliar os dados, as pesquisas bibliográficas podem ser através de obras ou artigos científicos. (GIL, 2008).

Identificação da empresa

Razão Social: M. E. Gonçalves Indústria de Móveis Ltda.

Nome Fantasia: Móveis Estrela

CNPJ: 75.394.502/0002-24

Endereço: Avenida Maracanã, 4244 - Parque Industrial I – Arapongas/ Paraná - Brasil.

Missão:

“Oferecer as melhores soluções para móveis residenciais, com design, inovação, qualidade e tecnologia de ponta, satisfazendo sempre as necessidades de nossos clientes, buscando sempre o crescimento contínuo e sustentável para a empresa e seus colaboradores respeitando o meio ambiente”.

Valores: Ética; Respeito; Compromisso; Sustentabilidade; Rentabilidade; Desenvolvimento.

Número de funcionários: 150

Principais produtos: Móveis, Estofados e Poltronas.

História

O Grupo M. E. Gonçalves foi fundado em 1962 pelo Sr. Manoel Estrada Gonçalves, onde iniciou suas atividades com a reforma de bancos e capotas de caminhonetes, seguindo da fabricação dos primeiros estofados.

Atualmente conta com 40.000 m² de área útil total, distribuídos em seis unidades industriais, presentes nos estados do Paraná, Pernambuco e Maranhão e um quadro de mais de 450 colaboradores.

Conta com 60 representantes comerciais e está presente nos 26 estados e no Distrito Federal. Também exporta seus produtos para mais de 20 países na América do Sul, América Central, África e Oriente Médio. O Grupo também tem sua própria transportadora, composta por mais de 40 veículos, dentre caminhões, carretas e bi trem.

Com isso temos maior controle na entrega de nossos produtos, garantindo uma maior qualidade. Uma das preocupações do Grupo é com a responsabilidade socioambiental.

Todo o resíduo industrial gerado é enviado para uma empresa de reciclagem. O Grupo também tem um projeto de silvicultura, com plantio de árvores de reflorestamento nas cidades de Arapongas e Telêmaco Borba. Também apoiamos alguns projetos sociais como o Ressoar Solidário e outros.


FUNDAMENTOS DA GESTÃO FINANCEIRA

Zorrinho (1995) acredita que quando os seres humanos processam as informações que recebem em seus cérebros, estes atuam como um sistema de processamento de dados eletrônico, onde as informações são categorizadas, analisadas, direcionadas, armazenadas e disseminadas. Assim como ocorre no processo humano, quanto em suas ações diárias, a gestão das informações em uma organização é parecida, a gestão da informação abarca todas estas etapas a fim de obter êxito. Para as empresas, como apontado anteriormente, a obtenção de informações e, especialmente, como estas serão utilizadas faz parte de estratégias valiosas para a tomada de decisão e a implantação da comunicação empresarial. O profissional de Gestão Financeira da organização terá a tarefa de organizar, analisar, selecionar e armazenar documentos, para que este processo facilite a busca e utilização de informações posteriormente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.8 Kb)   pdf (372.9 Kb)   docx (197.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com