TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM III GESTAO FINANCEIRA UNIP

Por:   •  10/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.421 Palavras (6 Páginas)  •  1.772 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE PAULISTA INTERATIVA

GUSTAVO FREITAS DAMASCENO

PROJETO INTERDISCIPLINAR III

Fundamentos da Gestão Financeira

Contabilidade

Estatística Aplicada

Luziânia

2015

GUSTAVO FREITAS DAMASCENO

PROJETO INTERDISCIPLINAR III

Fundamentos da Gestão Financeira

Contabilidade

Estatística Aplicada

Projeto Interdisciplinar III Universidade Paulista Interativa, Gestão Financeira, Polo Luziânia.        

Orientadora: Prof. Danilo Valentim

Luziânia

2015

RESUMO

O objetivo do presente trabalho é abordar o funcionamento da Gestão Financeira da Empresa, Unimed Centro Oeste, as áreas, pessoas envolvidas, estrutura organizacional, considerando as ferramentas contábeis, como instrumento de tomada de decisão da empresa. Este trabalho apresenta a importância do pensamento e conhecimento estatístico para tomada de decisão da empresa, como a aplicabilidade de dados estatísticos em alguma área da instituição, exemplo: rotatividade da empresa e comparativo de plano de saúde vendidos em um determinado período.

ABSTRACT

The objective of this work is to address the functioning of the Financial Management of the Company, Unimed Center West, the areas, persons involved, organizational structure, whereas the accounting tools, as a means of decision making of the company. This work shows the importance of thought and statistical knowledge for decision-making of the company, such as the applicability of statistical data in any area of the institution, example: turnover of company and comparative health plan sold in a given period.

SUMÁRIO

1.

INTRODUÇÃO..............................................................................        ....

2.DESENVOLVIMENTO...................................................................        ....

2.1 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL........................................................7

 PLANEJAMENTO FINANCEIRO................................................................7

2.3 PASSIVO E ATIVO..................................................................................8

2.4 BALANÇO PATRIMONIAL E DRE.......................................................8

2.5 ESTATÍTICA..........................................................................................11

3. CONCLUSÃO .........................................................................................13

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS......................................................14


1.INTRODUÇÃO

O presente trabalho é sobre a Empresa Unimed Centro Oeste, cujo ramo de atividade é a venda/ administração de planos de saúde no Centro Oeste do país. Serão abordados temas como Fundamentos da Gestão Financeira, com ênfase em ferramentas contábeis e dados estatísticos na tomada de decisão.

A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, enriquecida com algumas pesquisas internas na empresa.

2.DESENVOLVIMENTO

A Unimed é pioneira no Brasil na área do cooperativismo de trabalho médico. Foi criada em 1967, em Santos, com o propósito de humanizar a relação médico-paciente, estabelecendo e cultivando um vínculo forte entre ambos. Rapidamente, a idéia se alastrou pelo país. Na década de 70, surgiram as primeiras Federações de Unimeds, visando à padronização dos procedimentos operacionais, além de estimular a troca de experiências entre as cooperativas de um mesmo estado ou região. Em 1985, foi criada a Unimed Confederação Centro-Oeste e Tocantins, localizada em Brasília (DF), que passou a atuar não somente como representante e padronizadora das demais Unimeds da região Centro-Oeste e Tocantins, mas também oferecendo planos de saúde empresariais. Desta forma, se destacou das demais operadoras de planos de saúde da região, por ser a única que especializada em atender exclusivamente as empresas, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte. Nos últimos anos, a Cooperativa Médica expandiu os serviços prestados, inaugurando também uma Importadora e uma Central de Compras. Após uma reforma estatutária, passou a constituir a Unimed Federação Interfederativa das Cooperativas Médicas do Centro-Oeste e Tocantins. Filial Palmas Fundada em julho de 2004, a Filial Palmas vem registrando elevados índices de satisfação da população atendida e da rede credenciada que presta o suporte médico, laboratorial, hospitalar e odontológico em todo o Estado do Tocantins. Parceira do Governo do Estado na oferta do Plansaúde, o plano de saúde dos servidores do Tocantins, a a Filial Palmas promove a contínua divulgação da marca Unimed, além de gerar renda e trabalho a centenas de profissionais do segmento saúde. Assistindo há mais de 100 mil vidas, a Filial conta com 14 Postos de Atendimento e emprega diretamente em torno de 150 profissionais. O ramo de atividade é a venda/administração de planos de saúde. Empresa de grande porte. O presente trabalho foi realizado na sede de Brasília, atualmente com 80 funcionários.

2.1 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

Estruturas organizacionais são todos os aspectos da organização formal, e abrange divisão do trabalho, especialização e hierarquia. São definidas na estratégia organizacional, pela gerência, diretoria ou qualquer outro conceito que seja ligado ao conceito de alta cúpula da organização.

O departamento financeiro da sede é composto por uma equipe de cinco pessoas, sendo um gerente financeiro - responsável pela tomada de decisão junto a Diretor Presidente - um tesoureiro - responsável pelo numerário e movimentação bancária da instituição - , auxiliar financeiro – responsável pelo contas à pagar e negociação com os fornecedores- , outro auxiliar financeiro -  responsável pelo contas à receber e cobrança -, outro auxiliar financeiro – responsável pelos lançamentos e arquivamento das Notas Fiscais.

2.2 PLANEJAMENTO FINANCEIRO

Uma das grandes vantagens de ter uma boa estrutura organizacional é o reflexo na produtividade, incluindo aqui o correto planejamento da demanda. Por exemplo, se a empresa faz uma previsão de demanda errada das vendas provavelmente terá prejuízo, seja na compra de material que vai ficar encalhado ou então na falta de produtos para colocar nas prateleiras.  O mesmo vale para os recursos humanos. Na empresa analisada, o planejamento financeiro é feito conforme a demanda de venda de plano de saúde, sem uma data preestabelecida de pagamento, dificultando o correto planejamento financeiro, sendo feito de curto e médio prazo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (214.7 Kb)   docx (35.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com