TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM - Os Aspectos do Ponto de Vista Logístico da Empresa ELECTROLUX

Por:   •  4/8/2015  •  Projeto de pesquisa  •  10.066 Palavras (41 Páginas)  •  437 Visualizações

Página 1 de 41

UNIVERSIDADE PAULISTA

SEPI – SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL INTERATIVO

        SILVANA DE SOUZA COSTA

Projeto Integrado Multidisciplinar – PIM V

EMPRESA ELECTROLUX  LTDA

MANAUS

2015


SILVANA DE SOUZA COSTA

Projeto Integrado Multidisciplinar – PIM V

EMPRESA ELECTROLUX LTDA

[pic 1]

             

MANAUS

2015


RESUMO

        Neste trabalho demonstrarei alguns aspectos do ponto de vista logístico da empresa ELECTROLUX, ou seja, a cadeia de suprimentos e outros aspectos de afetam a cadeia direta e indiretamente como, por exemplo, o aspecto organizacional da empresa, e alguns outros, com o objetivo de estabelecer um plano de melhorias que busca integrar de modo mais eficiente e eficaz a cadeia de suprimentos da empresa tendo como base os temas estudados no terceiro semestre do curso de logística que visam esclarecer alguns pontos específicos e tecnológicos deste estudo, mostrando que deve-se haver um planejamento adequado para cada atividade que integra e movimenta a cadeia de suprimentos da empresa iniciando pelo estudo de seu fluxo logístico, identificando os gargalos e seu motivo, e trabalhando em soluções para que ele possa vir a ser reduzido por completo por meio de políticas de prevenção e planejamento, tanto operacional como financeiro.

Palavras chave: suprimentos, organizacional, logística, planejamento, financeiro.



SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.............................................................................................................4 CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO – ESTRATÉGIA E LOCALIZAÇÃO...........................5

MATEMÁTICA FINANCEIRA......................................................................................8

MOVIMENTAÇÃO E ARMAZENAGEM....................................................................13

CONCLUSÃO............................................................................................................17

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.........................................................................18


INTRODUÇÃO

A Electrolux Ltda é uma das 500 empresas do Grupo Electrolux, maior fabricante mundial de eletrodomésticos, presente em 60 países. No Pólo Industrial de Manaus estão implantadas as linhas de condicionadores de ar e Micro-ondas, inclusive peças. O parque fabril da empresa está implantado em uma área construída de 4.000 m2, dotada de maquinários de ponta. Toda a tecnologia utilizada é da multinacional sueca. A produção é destinada ao mercado brasileiro e conta com a Certificação ISO 9002.   O maior fornecedor de matéria-prima da empresa Electrolux da Amazônia Ltda é a empresa GREE da China. O transporte dos materiais é feito por meio de containers e transportados de navio cargueiro até o porto de Santos, SP e então feito o transbordo e conduzido até Manaus, AM por meio da Cabotagem. Veremos a seguir a necessidade de uma empresa de grande porte ter os Centros de Distribuição, toda metodologia aplicada da matemática financeira dentro da empresa citada, e a movimentação e armazenagem de acordo com as disciplinas do curso de logística equivalente ao terceiro semestre.

CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO – ESTRATÉGIA DE LOCALIZAÇÃO

        No Brasil a empresa conta com quatro fábricas, sendo duas em Curitiba onde se fabrica refrigeradores e freezers, além de aspiradores e lavadoras de alta pressão, uma em São Carlos onde se fabrica lavadoras de roupa, freezers e fogões, e uma em Manaus onde se fabrica condicionadores de ar e microondas.

         Com essas fábricas já instaladas no País, a Electrolux passa a contar com mais uma unidade operacional no Brasil. Trata-se de um moderno Centro de Distribuição de fogões e lavadoras, inaugurado nesta quarta-feira, que dispõe de recursos tecnológicos de última geração adotados para otimizar a distribuição de seus produtos no mercado nacional, em países do Mercosul e do bloco andino. Localizada no município de São Carlos, interior de São Paulo, a nova unidade ocupa área de 25 mil m2 em um condomínio logístico da Construtora Laguna, no distrito industrial de Águas Vermelhas, próximo ao local onde estão sediadas fábricas da Electrolux responsáveis pela produção de fogões e lavadoras de roupas.

        A abertura do centro marca a retomada das operações de estocagem da Electrolux numa área própria. O diretor de Logística, Ramez Chamma, conta que há três anos a companhia desativou seu CD instalado dentro da fábrica, também localizada na cidade de São Carlos. À época, diz, a decisão foi tomada uma vez que a área – dez mil metros quadrados com capacidade de estocagem para 80 mil itens – seria utiliza na ampliação da área produtiva. Desde então, a empresa utilizava-se de quarto armazéns, com áreas que variavam entre quatro e seis mil metros quadrados, instalados nas cidades de Diadema (SP), Salto (SP), Jundiaí (SP), além de São Carlos e uma parte na fábrica. A produtividade total nestes locais era de 13 mil produtos expedidos ao dia.

Chamma já comemora a mudança e os resultados. “Tínhamos um custo muito alto de transferência e baixo nível de serviço. Demorávamos três dias para entregar os pedidos, uma vez que o mix de produtos ficava espalhado pelos depósitos”, salienta. A disponibilidade dos 800 veículos empregados na operação também melhorou devido à centralização. Isso porque, afirma o executivo, agora é possível realizar o agendamento junto às transportadoras, ação realizada na central de logística da Electrolux, em Curitiba. “Em 45 minutos os veículos saem carregados com cerca de 140 itens. Antes, cada caminhão demorava até três horas para seguir viagem”, informa. O diretor explica que houve a redução de tempo, pois hoje a operação é dedicada, enquanto anteriormente o tempo dos carregamentos da Electrolux era compartilhado com outras empresas que utilizavam o CD terceirizado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (68.8 Kb)   pdf (270.2 Kb)   docx (45.4 Kb)  
Continuar por mais 40 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com