TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os aspectos mais importantes da empresa: seus valores

Artigo: Os aspectos mais importantes da empresa: seus valores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2014  •  Artigo  •  879 Palavras (4 Páginas)  •  894 Visualizações

Página 1 de 4

empresa ficará sem saber qual direção seguir e quais ações tomar, perdendo assim competitividade.

Vamos começar falando do aspecto mais importante da empresa: os seus valores. Os valores foram definidos pelo (s) seu (s) fundador (es) como os princípios a serem seguidos para o sucesso da empresa. Por isso, os valores refletem a personalidade da empresa e guiam os colaboradores em relação aos seus comportamentos, atitudes e decisões. Qualquer pessoa que venha trabalhar na organização deve estar alinhado com os valores dela, pois caso isso não ocorra, poderá ocorrer conflitos no futuro ou rejeição dos outros membros em relação a aquele colaborador. Basicamente, os valores nos mostram como devemos executar a missão, na direção de atingir os objetivos definidos na visão.

Exemplos de valores:

1. 3M: Agir com honestidade e integridade inflexíveis em tudo o que fazemos. Satisfazer nossos clientes com tecnologias inovadoras e qualidade superior, valor e serviço. Oferecer retorno atraente aos investidores por meio de crescimento sustentável e global. Respeitar o ambiente físico e social no mundo todo. Desenvolver e reconhecer a diversidade de talentos, iniciativas e a liderança de nossos funcionários. Conquistar a admiração de todos os envolvidos com a 3M em todo o mundo.

2. Walmart: Respeito ao indivíduo, seja funcionário, cliente, fornecedor ou membro da comunidade em geral, independentemente de etnia, gênero ou opção sexual. Atendimento ao cliente, superando suas expectativas. Busca pela excelência, com inovação na seleção e promoção de produtos e serviços.

A missão descreve a finalidade da empresa e pode refletir os seus valores e parte da estratégia de diferenciação da organização. A missão deve ser clara e objetiva para que todos entendam o papel da organização na sociedade.

Exemplos de missões:

1. Petrobras: Atuar de forma segura e rentável, com responsabilidade social e ambiental, nos mercados nacional e internacional, fornecendo produtos e serviços adequados às necessidades dos clientes e contribuindo para o desenvolvimento do Brasil e dos países onde atua.

2. Casas Bahia: Realizar o sonho dos nossos fregueses proporcionando a melhor experiência de compra, com um modelo de gestão focado na solidez do negócio, no respeito e na dedicação total aos nossos clientes, colaboradores, fornecedores e parceiros.

A visão nos mostra a perspectiva de futuro da empresa, ou seja, ela fixa um objetivo claro e conciso a ser atingido em um determinado tempo. A visão é fundamental para traçar planos estratégicos da empresa e ajudar na tomada de decisão em relação aos investimentos a serem realizados e na alocação de recursos. A visão e a missão devem estar alinhadas com os princípios da organização.

Exemplos de visão:

1. Volkswagen: Ser líder em qualidade, inovação, vendas e lucratividade da indústria automotiva na América do Sul, com um time de alta performance e focado no desenvolvimento sustentável.

2. Saraiva: Liderar no Brasil a comercialização de conteúdo relacionado a cultura, entretenimento e informação em todos os canais em que atuamos, garantindo retorno sobre os investimentos e agregando produtos e serviços que gerem valor à operação.

Quando a empresa possui valores, missão e visão bem estruturados, inspiradores e são difundidos pela organização, pode-se conseguir um comprometimento maior de todos, pois estes 3 itens podem dar uma significância maior para as ações das pessoas e um senso de realização por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com