TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM PROCESSOS GERENCIAIS

Por:   •  5/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  4.051 Palavras (17 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 17

   UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP

NELSON ANTONIO DA COSTA FILHO

RA: 1899481

DIEGO SOUZA WELCH

RA: 1860386

VIVO S/A

PIM VlI

 

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP

2019


UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP

NELSON ANTONIO DA COSTA FILHO

RA: 1899481

DIEGO SOUZA WELCH

RA: 1860386

VIVO S/A

PIM VlI

Projeto Integrado Multidisciplinar VII para o curso de Processos Gerenciais apresentado à Universidade Paulista – UNIP.

Orientador: Prof. Marcelo Mello

 

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP

2019


RESUMO

Este trabalho realiza uma pesquisa sobre a empresa Vivo, onde tem sede em São Paulo e começou a atuar no mercado no ano de 2003 a 2012 quando passou a ser uma marca comercial da Telefônica Brasil S/A. A Vivo atua no ramo da telefonia, internet e TV por assinatura, e conforme este Projeto Integrado Multidisciplinar, será abordado a disciplina de Desenvolvimento Sustentável que tem por finalidade o desenvolvimento social, responsabilidade empresarial e a educação ambiental, Gerenciamento de Sistemas da informação que realiza a sistematização dos dados coletados que se aplica nos processos gerenciais de suas áreas, tendo assim a disciplina de Logística Integrada onde será demonstrado as cadeias de distribuição e sua estratégia de vendas, objetivando a qualidade.

Palavras-chave: Meio Ambiente – Sistematização de Dados – Logística


SUMÁRIO

SUMÁRIO        4

1. INTRODUÇÃO        5

2. Logística Integrada        6

2.1. Conceito de Logística        6

2.2. Conceito de Distribuição        7

2.3. Estratégia de Preços        8

2.3. Estratégia de Localização        9

3. Gerenciamento de Sistemas da Informação        11

4. Desenvolvimento Sustentável        15

4.1 Plano de Desenvolvimento Sustentável        15

4.2 Normatização        16

4.3 Qualidade de Vida e Responsabilidade Empresarial        16

5. Sustentabilidade Econômica        17

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS OU CONCLUSÃO        18

7. REFERÊNCIAS        19

  1. 1. INTRODUÇÃO

Baseando-se nas disciplinas de Logística Integrada, Gerenciamento de Sistemas da informação e Desenvolvimento Sustentável, o projeto multidisciplinar VII tem por objetivo aplicar métodos modernos de logística integrada utilizando a sistematização de dados e a análise de informações oferecidas pelo Gerenciamento de Sistemas da Informação que antigamente não exista a tecnologia que temos atualmente.

A Vivo é uma marca da empresa Telefônica do Brasil S/A que atualmente é espalhada em diversas localidades do Brasil, uma empresa Brasileira de capital aberto que atua no ramo de telefonia fixa e móvel, internet fixa e móvel como também a venda de aparelhos de telefone, smartphone, acessórios, fornecendo também diversos serviços embutidos na compra de seus produtos, ou somente os serviços fazendo com que seja suprida a necessidade de seus clientes.

E no que falamos de Desenvolvimento Sustentável e econômico a empresa apresenta métodos de reutilização de materiais, aproveitamento de água, lixo e resíduos que podem ser estudados para uma melhoria da educação ambiental da empresa, onde normas e padrões devem ser seguidos.


  1. 2. Logística Integrada
  1. 2.1. Conceito de Logística

Durante muito tempo, o conceito de logística era somente atividades relacionadas ao armazenamento e transporte de mercadorias. Contudo, com a evolução das necessidades do mercado, tal conceito se ampliou e, hoje, engloba muito mais variáveis dentro de um negócio.

‘‘De acordo com Bulgacov (2006) fica evidenciado que a logística é um processo e como tal é constituído por fases principais que são caracterizadas em conformidade com a origem e o destino dos fluxos, seguindo uma sequência de atividades nas quais precisam ser compreendidas como funções específicas e interligadas. As empresas necessitam identificar e compreender cada etapa de seus processos para melhor planejá-los (MENEZES, 2012, p. 09)’’.

Segundo o Concil of Logistics Management (1996), a logística pode ser definida como o processo de planejar, implementar e controlar o fluxo e o armazenamento, eficiente e capaz em termos de custos, de matérias-primas, estoque em processo, produtos acabados e as informações correlatas desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de obedecer às exigências dos clientes.

Na Vivo como várias áreas empresariais, a logística está evoluindo e buscando atingir objetivos de alta produtividade a custos reduzidos e, que em função do agressivo ambiente empresarial, enfrenta desafios, a origem do termo Logística remonta aos meios militares e estava vinculada às necessidades de abastecer tropas militares na França em combate, e é importante sabermos que guerras e batalhas foram e serão ganhas ou perdidas como consequência de eficientes sistemas logísticos.

Os generais precisavam que as tropas avançassem de forma decidida e, para tal, é preciso haver uma equipe de retaguarda que levasse suprimentos de víveres, munição e socorro médico e que por ser um trabalho de suporte apenas atuava sem glamour (NOVAES, 2007, p. 32).

Utilizaremos, para efeito de nosso estudo, a definição do Council of Logistics Management (1998), que define:

A logística, hoje, é uma área de prestação de serviços (serviços logísticos) que busca na execução de suas funções operacionais desenvolver uma integração entre o fluxo de materiais que ocorre internamente com um fluxo de informações, integrandoos de forma a atingir objetivos estratégicos definidos, como atuar com eficiência e a baixos custos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.7 Kb)   pdf (247.4 Kb)   docx (815.4 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com