TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório PIM Processos Gerenciais

Por:   •  20/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.943 Palavras (8 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

          UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

RELATÓRIO PIM II

INDAIATUBA/2020

Nº.

NOME

RA

01

Wagner Henrique Perjun de Farias

2061675

02

03

04

05

06

INTRODUÇÃO

O objetivo deste estudo é demonstrar com mais profundidade o modus operandi do Burger King do Brasil, exemplificando o modelo do serviço por eles oferecidos, bem como seus trabalhadores.

Deve-se observar complementarmente como objetivo deste trabalho, o aperfeiçoamento e aplicação do conhecimento teórico ensinado no segundo bimestre do Curso de Processos Gerenciais.

A metodologia de elaboração deste trabalho baseou-se nos dados fornecidos pela empresa através de pesquisas on-line, visando englobar as três disciplinas estudadas: Economia e Mercado, Recursos Materiais e Patrimoniais e Matemática Aplicada.

Após a avaliação dos dados, observou-se alguns dados positivos quanto ao crescimento da empresa, entretanto também foram evidenciadas algumas oportunidades de melhorias. Estas, que foram apontadas nas considerações finais deste trabalho.

O Burger King®, popularmente conhecido como BK, é uma rede de restaurantes especializada em fast-food fundada em 1953 por Matthew Burns e Keith J. Kramer em Jacksonville, Florida. O restaurante inicialmente foi chamado de Insta-Burger King, porém, devido a uma grande dificuldade financeira, o mesmo foi comprado por dois especialistas em cozinha que acreditavam no conceito de oferecer serviços ágeis e com baixo custo. James W. McLamore e David Edgerton reinauguraram o restaurante em 1954 rebatizando-o nome Burger King.

O Burger King Corporation atua no país desde 2004 quando inaugurou seu primeiro restaurante no Shopping Ibirapuera. Porém, apenas em 2011 o Burger King Corporation foi adquirido pelo grupo 3G Capital iniciando então sua operação própria no pais como uma máster franquia da marca, o Burger King do Brasil.

Conhecido por ser a segunda maior rede de hambúrgueres do mundo, o BK serve mais de 11 milhões de consumidores diariamente no mundo através das suas mais 15 mil lojas espalhadas por mais de 100 países.

1 ECONOMIA DE MERCADO

Economia nada mais é que o equilíbrio entre a relação da empresa com o cliente visando sempre que possível a satisfação plena de ambos. Pode ser desta forma considerado um de sistema econômico com objetivo ambíguo, gerar receita para a empresa realizando as necessidades e desejos de seus consumidores. Quando esse fato é atingido com sucesso, a empresa cada vez mais ganha mercado para atuação, propiciando seu desenvolvimento.

Com o advento da modernidade, o avanço tecnológico e a velocidade em que a informação circula atualmente, cada vez mais, de modo geral, temos menos tempo para realizar nossas atividades. Essa relação baseia-se no fato da existência da necessidade da realização e controle de mais atividades em um curto espaço de tempo.

Observando o exposto acima, as redes de restaurantes do tipo fast-food (comida rápida) vem em crescente expansão no mundo atendendo centenas de milhares de consumidores diariamente em todas as suas refeições diárias. Gerando milhares de empregos, principalmente para aqueles que ainda não possuem nenhum tipo de experiência ou estão ainda se desenvolvendo em sua especialização, como estudantes do ensino médio e superior, por exemplo.

Outro ponto que deve ser considerado quando se trata desse mercado de serviços é o desenvolvimento técnico da mão e obra, visto que os funcionários recebem uma carga de treinamento e cursos oferecidos pela companhia de maneira continuada. A capacitação permite que a empresa possua um sistema devidamente padronizado, com qualidade independentemente do local onde a mesma está estabelecida. Ou seja, garantindo a mesma excelência de atendimento e sabores para todo o mercado de consumidores que o Burger King atende diariamente a nível mundial.

Em termos de vendas líquidas, o Burger King do Brasil cresceu 32% em 2018, para R$ 2,34 bilhões. Realizando um comparativo com a empresa Arcos Dorados detentora da marca Mc Donald’s no Brasil, a mesma registrou uma expansão de apenas 2,4%, para R$ 4,9 bilhões. Até o final do terceiro trimestre de 2019 o Burger King do Brasil possuía 648 restaurantes próprios e 169 franqueados, quando comparado com o Relatório de Informações Trimestrais ao Investidor relativo ao primeiro trimestre de 2020, atualmente a rede registrou um aumento de 10,19% saltando para 714 restaurantes próprios, um aumento de 17,75% nas unidades franqueadas atingindo a 199 unidades.

2 RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS

Recursos Materiais e Patrimoniais podem ser definidos como instrumentos aos quais as empresas utilizam para alcançar seus objetivos de lucratividade, crescimento e competitividade dentro de um mercado. Desta forma, a gestão correta dessas ferramentas é fundamental para a sobrevivência da empresa e garantia do seu crescimento.

Podemos definir como recursos materiais os utilizados no processo diário da empresa para produzir até o seu produto final, como por exemplo, hambúrguer, óleo vegetal, pães, batatas, embalagens, condimentos, molhos entre outros.

Já os recursos patrimoniais podem ser definidos como os equipamentos e instalações necessárias para a fabricação, produção e ou desenvolvimento do produto final. Pode ser exemplificado como os equipamentos utilizados na cozinha, fritadeiras, fogões, fornos, bem como o prédio/estrutura utilizada e os veículos utilizados no transporte e entrega dos produtos.

Uma boa administração desses recursos é papel fundamental na gestão de uma empresa ou no caso do Burger King de uma rede de franquias e estabelecimentos como um todo. Esse processo visa garantir a continuidade da lucratividade e consequentemente o crescimento dos ativos materiais e patrimoniais através do gerenciamento dos custos e controle de materiais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (117.7 Kb)   docx (25 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com