TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM V UNIP INTERATIVA

Por:   •  12/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.239 Palavras (9 Páginas)  •  433 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR V – PIM V

GOIAMÓVEIS COMÉRCIO DE MÓVEIS E ELETRODOMESTICOS LTDA: FONTES DE FINANCIAMENTO, PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO E MATEMÁTICA FINANCEIRA

NOME:CLAUDETE CLARIANO DE SOUSA R.A: 1640336

CURSO – GESTÃO FINANCEIRA

PORTO ALEGRE

2017


ÍNDICE

RESUMO        3

ABSTRACT        4

INTRODUÇÃO        5

1 QUEM SOMOS        6

2 Fontes de Financiamento        7

2.1 Capital de giro e sua política        7

2.2 Liquidez        7

3 Planejamento Tributário        9

3.1 Finalidade do Planejamento Tributário        9

3.2 Divisão dos Tributos        10

3.3 ICMS        10

3.4 ISSNQ        10

3.5 Apuração dos Tributos        11

4 Matemática Financeira        12

4.1 Conceitos Básicos        12

4.2 A importância da Matemática Financeira        13

Conclusão        14

REFERÊNCIAS        15


RESUMO

Neste projeto iremos analisar mediante as informações fornecidas  o Planejamento Tributário, Fontes de Financiamento e Matemática financeira da empresa Goiamóveis Comercio de Móveis e Eletrodomésticos Ltda.

Veremos as fontes de financiamentos, e qual a  diferença entre empréstimos; estudaremos sobre capital de giro, liquidez e sua importância nas empresas.

No mundo empresarial é importante ter um bom Planejamento Tributário. Vejamos no desenvolvimento deste trabalho, algumas finalidades do mesmo. Veremos alguns tributos e suas apurações.

Na Matemática Financeira, veremos seus conceitos básicos e a importância de sua aplicação nas empresas.


ABSTRACT

In this project we will analyze through the information provided the Tax Planning, Sources of Financing and Financial Mathematics of the company Goiamóveis Comercio de Móveis e Eletrodomésticos Ltda.

We will look at the sources of financing, and the difference between loans; We will study working capital, liquidity and its importance in companies.

In the business world it is important to have a good Tax Planning. Let us see in the development of this work, some purposes of the same. We will see some tributes and their calculations.

In Financial Mathematics, we will see its basic concepts and the importance of its application in companies.


INTRODUÇÃO

As empresas atuais fazem uso de várias maneiras distintas de financiamento, com base nisso estudaremos as formas de financiamentos da empresa em questão onde o objetivo principal é demonstrar como administrar seu capital de giro para financiar novos projetos no curto, médio e longo prazo.

Vejamos também como é feita a administração tributária da empresa, enfatizando os tributos recolhido, substituição tributária e o crédito de ICMS de uma filial para outra.

Já com base nas informações adquiridas, veremos dentro da matemática Financeira as relações entre os valores financeiros e suas datas, utilizando instrumentos de cálculo característicos.


1 QUEM SOMOS

 Goiamóveis Comércio de Móveis e Eletrodomésticos Ltda, fundada em 08 de abril de 2005, situada á Rua Barão do Rio Branco, 1071 cep 75025-040 Anápolis – Go.

Seus sócios acionistas Francisco Souza da Costa e Félix Rosa Souza da Costa.

Seu ramo de atividade principal é o comércio varejista de móveis.

A rede Goiamóveis possui hoje13 filiais na cidade de Anápolis – Go e região. Conta com uma clientela ativa e fiel.

Seu quadro de funcionários hoje é de 130 colaboradores entre: Administradores, gerentes, vendedores, analistas de créditos, entregadores e montadores.

Seus representantes representam hoje em média 12 de empresas. Dentre elas destacam-se:  Moval, Plumatex, Bertolini, Fischer, Germai Móveis etc


2 Fontes de Financiamento

Entre empréstimo e financiamento existe uma diferença, onde empréstimo não tem objetivo definido e financiamento tem objetivo definido e também é solicitado no ato do processo como garantia de bens móveis e imóveis.

A maioria dos empréstimos é realizado por bancos múltiplos públicos e privados, já grande parte de financiamentos no país são feitos apenas por bancos públicos como: BNDS, Banco do Brasil S/A e Caixa Economica Federal.

2.1 Capital de giro e sua política    

Para atender suas necessidades operacionais imediatas, as empresas mantém fundos monetários em caixa como por exemplo: aplicações financeiras, estoques e duplicatas a receber.

Se o capital de giro está relacionado com as contas financeiras do dia-a-dia da empresa, logo, toda empresa que vende a prazo, mantém estoque de matéria-prima onde mercadorias e/ou ter mais prazo para pagar suas despesas.

O capital de giro represent, 30%  a 40%  em média do total dos ativos de uma empresa. Já o capitl imobilizado atinge entre 60% e 70%. E mesmo com uma participação menor sobre os ativos da empresa, o capital de giro exige um esforço do gestor financeiro, maior do que aquele requerido pelo capital fixo.

Segundo Hoji (2000, p.109): “capital de giro, também é conhecido com capital circulante.

Com base nesses conhecimentos, a empresa em questão por ser uma empresa sólida no comércio varejista na cidade de Anápolis Go, possui seu capital de giro disponibilizado para cumprir suas obrigações como, fornecedores, aluguéis, funcionários etc.

2.2 Liquidez

Índice de liquidez corrente e Índice de liquidez seca

2.2.1 - Liquidez corrente

É a capacidade da empresa de liquidar seus compromissos financeiros no curto prazo (até 360 dias).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (170.2 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com