TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM V - unip

Por:   •  9/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  6.360 Palavras (26 Páginas)  •  448 Visualizações

Página 1 de 26

1. INTRODUÇÃO ............................................................................................... 06 2. OBJETIVO ..................................................................................................... 07 3. DESCRIÇÃO DA EMPRESA .......................................................................... 08 3.1 Evolução ....................................................................................................... 09 3.2 Principais Linhas e Produtos ......................................................................... 09 4. MODELOS DE LIDERANÇA .......................................................................... 10 4.1 Papel do Líder e as Mudanças nas Organizações ........................................ 11 4.1.1 Tipos de Líderes ........................................................................................ 12 4.2 Modelo de Liderança da Natura .................................................................... 12 4.2.1 Natura uma das Melhores em Liderança na América Latina ...................... 13 4.3 Princípios de Relacionamento ...................................................................... 16 4.4 Administração de Conflitos ........................................................................... 17 5. PLANO DE NEGÓCIOS ................................................................................. 18 5.1 Sumário Executivo ........................................................................................ 19 5.2 Análise Estratégica ....................................................................................... 21 5.3 Plano de Marketing ....................................................................................... 24 5.4 Plano Operacional e Organizacional ............................................................. 25 5.5 Plano Financeiro ........................................................................................... 27 6. ÉTICA E LEGISLAÇÃO: TRABALHISTA E EMPRESARIAL ........................ 29 6.1 Definição de Ética, Direito, Moral e Ética Empresarial .................................. 29 6.2 A Importância da Ética Empresarial .............................................................. 33 6.3 Responsabilidade Social ............................................................................... 35 6.4 Ética e Responsabilidade Social da Natura .................................................. 36 6.5 Clima Organizacional .................................................................................... 39 7. CONCLUSÃO ................................................................................................. 41 8. REFERÊNCIAS .............................................................................................. 42 MATERIAL DE APOIO ....................................................................................... 44

6

1. INTRODUÇÃO

O presente projeto integrado multidisciplinar destina-se a apresentar a empresa Natura Cosméticos S.A. que é uma empresa do setor de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos de origem brasileira e com forte presença na América Latina. Desde sua fundação, em 1969, baseia sua cultura na valorização das relações e seu comportamento empresarial na promoção do desenvolvimento sustentável, despertando a consciência sobre o uso responsável e inovador dos ativos da biodiversidade. Seu modelo comercial é a venda direta e conta atualmente com mais de 1,2 milhões de consultoras e consultores, espalhados pelo Brasil e América Latina. A sede da empresa está localizada na cidade de Cajamar, São Paulo e possui sete mil funcionários. Cinco escritórios comerciais no Brasil: Salvador, Campinas, Alphaville, Rio de Janeiro e Porto Alegre, fábrica e centros de pesquisa e tecnologia em Cajamar e em Benevides, no Pará e, desde 2006, tem um centro avançado de tecnologia, em Paris.

O nosso objetivo nesta pesquisa abrange três matérias, que são:

Modelos de Liderança – Onde iremos discorrer sobre os modelos de liderança, analisar a relação entre líder e liderado na empresa Natura, definir o papel do líder e as mudanças que ocorrem nas organizações na qual gera conflitos, sendo assim necessário saber administrá-los.

Plano de Negócios – Será feito uma análise estratégica apresentando um plano de marketing, um plano operacional e organizacional, um plano financeiro e uma estratégia de crescimento.

Ética e Legislação: Trabalhista e Empresarial – Onde iremos definir e identificar ética, direito e moral, de que forma acontecem e como são aplicados na empresa Natura na execução de suas atividades. Explicar responsabilidade social e quais são as posturas éticas aplicadas pela empresa.

7

2. OBJETIVO

Este trabalho tem o objetivo de através de suas pesquisas, buscarmos o significado da área de Recursos Humanos, assim colocando no projeto a prática desse setor profissional, identificando o posicionamento do setor em cada etapa do projeto e onde melhor se enquadra, utilizando as técnicas de gestão dessa área, elaboramos o projeto utilizando as disciplinas estudadas: Modelos de Liderança, Plano de Negócios e Ética e Legislação: Trabalhista e Empresarial.

8

3. DESCRIÇÃO DA EMPRESA

A Natura é uma empresa líder nacional do ramo de cosméticos, cuja fundação foi em 1969. Sua missão é promover seus produtos como importante veículo de percepção do bem estar e exercer poder de transformação na vida das pessoas pelo importante papel de complementação orçamentária das vendas diretas de suas consultoras. No Brasil, seus principais concorrentes são a Avon, que trabalha também com sistema de venda direta; O Boticário, que distribui seus produtos em diversas lojas e as internacionais, como a L´oreal, Johnson & Johnson, entre outros. A missão da empresa é promover bem estar bem, a dinâmica decorrente da interação dessas relações. A vida é um encadeamento de relações, acredita-se profundamente na percepção da importância das relações, onde existe a oportunidade de uma grande evolução humana na busca pela paz, harmonia, da beleza e do ser. A Natura tem uma visão de comportamento empresarial pela qualidade das relações que estabelece e por seus produtos e serviços, onde será uma marca de expressão mundial. Identificada com a comunidade das pessoas que se comprometem com a construção de um mundo melhor, através da melhor relação consigo mesmas, com o outro, com a natureza da qual fazem parte e com o todo. A Natura é uma das empresas mais admiradas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.8 Kb)   pdf (100.5 Kb)   docx (29.9 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com