TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM VII GESÃO PUBLICA

Por:   •  4/6/2019  •  Monografia  •  3.228 Palavras (13 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 13

UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA

Maick Souza Freitas RA-1725960

PREFEITURA  MUNICIPAL DE ÁGUAS FORMOSAS

PIM I

ÁGUAS FORMOSAS-MG

2019

UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA

Maick Souza Freitas RA-1725960

PREFEITURA  MUNICIPAL DE ÁGUAS FORMOSAS

PIM I

Projeto Integrado Multidisciplinar I para obtenção do título Tecnólogo em Gestão Pública apresentado à Universidade Paulista - UNIP

ÁGUAS FORMOSAS-MG

2019

RESUMO

O presente Projeto Integrado Multidisciplinar I tem por objetivo aplicar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas estudadas dentro do contexto do órgão estudado aqui que é a prefeitura municipal de Águas Formosas, uma cidade do nordeste mineiro - - com área de 817,727 km²  e população estimada em 2010 era de 18.253 habitantes. A base deste PIM III é a disciplina fundamentos administração pública com enfoque também em comunicação empresarial e técnicas em informática. Foi estudada para esse projeto uma Prefeitura de uma cidade do nordeste mineiro -Águas Formosas-MG- com área de 817,727 km²  e população estimada em 2010 era de 18.253 habitantes. Foi analisado e então como são aplicados os fundamentos da administração, e como são empregados os recursos da comunicação empresarial e técnicas de informática.

Palavras chave: Fundamentos da administração, comunicação empresarial, gestão, informática, tecnologia.

ABSTRACT

The purpose of this Multidisciplinary Integrated Project is to apply the knowledge acquired in the disciplines studied. The basis of this PIM I is the Fundamentals of Administration discipline. This project was studied for a city council of a city in the northeast of Minas Gerais-Águas Formosas-MG- with an area of ​​817,727 km² and population estimated in 2010 was 18,253 in habitants. It was analyzed and then how the fundamentals of administration are applied, and how the resources of business communication and computer techniques are employed.

Keywords: Fundamentals of administration, business communication, management, computer science, technology.

Sumário

1.        INTRODUÇÃO        4

2.        FUNAMENTOS E PRINCIPIOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA.        6

3.COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL        9

4. TÉCNICAS DE INFORMÁTICA        12

5. CONCLUSÃO        14

6. CITAÇÕES E REFERÊNCIAS        14


  1. INTRODUÇÃO

Este Projeto Integrado Multidisciplinar tem por objetivo analisar uma Prefeitura de uma cidade do Nordeste mineiro, sob a ótica dos fundamentos da administração, comunicação empresarial e as técnicas de informática; baseando-se nos conceitos estudados das disciplinas a que se referem.

A cidade possui área de área de 817,727 km²  e população estimada em 2010 era de 18.253 habitantes. Sua estrutura é composta por dez secretarias, um órgão, uma empresa pública e uma autarquia.

A análise da instituição se baseará nos conceitos das disciplinas estudadas e contemplará:

  • Fundamentos da administração, onde foi analisado se são empregados os 5 princípios fundamentais da administração no setor público;legalidade, impessoalidade, moralidade,publicidade e eficiência.
  • Comunicação empresarial é uma ferramenta estratégica de planejamento que aplica a comunicação interna e a comunicação externa para melhorar o fluxo de informações e o relacionamento organizacional, com o objetivo de garantir sua sustentabilidade no mercado, no caso do setor público, garantir a estabilidade do órgão público, aqui estudada, a Prefeitura Municipal de Águas Formosas
  • Técnicas de informática, fundamental para os dias atuais, será mostrado aqui como são utilizadas como ferramentas de otimização de processos e agente facilitador do dia a dia para os funcionários públicos e cidadãos.

A analise pretende evidenciar como e onde são utilizados esses recursos e fundamentos  e também apontar os desafios para implementá-los em alguns setores dentro da própria prefeitura.

[pic 1]

Figura 1 Antigo Prédio Prefeitura Municipal de Águas Formosas

[pic 2]

Figura 2 Bandeira Município de Águas Formosas

  1. FUNDAMENTOS E PRINCIPIOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA.

“Administração é o atingimento das metas organizacionais de modo eficiente e eficaz por meio do planejamento, organização, liderança e controle dos recursos organizacionais”. A definição de Daft (2010:06) engloba as quatro funções da Administração – planejar, organizar, dirigir e controlar – e os seus objetivos – a eficiência e a eficácia.

Com base nos conceitos de Daft (2010:06-08), pode-se inferir que planejar é a “função gerencial relacionada à definição de metas para o futuro desempenho organizacional e a decisão sobre tarefas e recursos necessários para alcança-las”; organizar é a função “que se refere à atribuição de tarefas, agrupamento de tarefas em departamentos e alocação de recursos para os departamentos”; liderar é a “função administrativa que envolve o uso de influência para motivar os empregados para atingir as metas da organização”; e controlar é a função “relativa ao monitoramento das atividades dos funcionários, mantendo a organização nos trilhos em direção às suas metas, fazendo correções quando necessário”. Robbins (2000:40) empresta significação concisa para o entendimento dos objetivos da Administração ao esclarecer que “eficiência significa fazer as coisas direito, e eficácia significa fazer a coisa certo”.Todos os atos da Administração Pública devem ser regulados pela Lei, de modo que os agentes públicos devem respeitar os limites por ela traçados, além de agir de modo desinteressado, impessoal e proporcionando igualdade de tratamento para indivíduos que se encontrarem em idêntica situação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.3 Kb)   pdf (341 Kb)   docx (117.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com