TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM VII UNIP GESTÃO FINANCEIRA

Por:   •  21/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.391 Palavras (10 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE PAULISTA

UNIVERSIDADE PAULISTA- EAD- POLO RUDGE RAMOS

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

CURSO GESTÃO FINANCEIRA

 

SELMA MARIA DA ROCHA – RA 1929736

PIM VII DP

São Paulo, 19 de Novembro de 2021

PIM

Trabalho de PIM – Projeto Integrado Multidisciplinar apresentado à Universidade Paulista - UNIP

        O presente PIM (Projeto Integrado Multidisciplinar) desenvolvido com  os temas sugeridos pela própria Universidade – controladoria, fontes de financiamento e desenvolvimento sustentável, levantando as características existentes na empresa Pneus Record, uma empresa que está no mercado de gestão e manutenção de pneus de leves e pesados e gestão de frotas, há mais de 60 anos procurando manter-se no mercado com qualidade nos serviços prestados, eficiência, honestidade e se preocupando sempre com causas ambientais, bem estar dos funcionários e clientes, com criatividade, inovação e persistência ,projetando sempre o crescimento financeiro e o gerenciamento do ponto de vista contábil e administrativo. Este trabalho busca responder os temas citados acima, definindo onde são aplicados, qual a importância dos mesmos e para que servem.

Palavras-chave: 1. Controladoria. 2. Financiamento. 3. Sustentabilidade.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

1. DESCRIÇÃO ORGANIZACIONAL        5

2. CONTROLADORIA        6/7

3. FONTES DE FINANCIAMENTO        7/8

4. DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL        8/9

CONCLUSÃO         10

REFERÊNCIAS        11

        

INTRODUÇÃO

Neste trabalho vamos aplicar os conhecimentos adquiridos durante o curso, com propósito de descrever os principais aspectos das políticas de gestão de custos, de financiamentos, gerenciamento contábil, das transações de investimentos, receitas e custos. Assim como descrever a utilização de práticas sustentáveis da empresa Pneus Record.

Uma empresa que atua no setor de produtos automotivos, assim como prestação de serviço para o seguimento: borracharia, mecânica, alinhamento e balanceamento de veículos leves e pesados.

E para alcançar o objetivo proposto, realizei uma pesquisa do tipo qualitativa junto com a empresa, para analisar o significado que os profissionais de mercado e os membros da comunidade acadêmica atribuem ao fenômeno das organizações, sob a perspectiva da gestão financeira.

Exploramos a empresa em suas atividades gerenciais, organizacionais, financeiras e contábeis, dessa forma foi possível gerar próprias percepções, análises e conclusões sobre a empresa.

  1. DESCRIÇÃO ORGANIZACIONAL

Razão Social: Casa de Pneus e Borracharia Record LTDA

Nome fantasia: PNEUS RECORD.

A empresa teve início em janeiro de 1960 com investimento inicial do próprio proprietário, Sr. Paulino Macessine, hoje conta sócios Sabrina Macessine Miraldo e Rosa Macessine, uma empresa familiar, atualmente a empresa conta com uma filial na mesma  região da  Matriz, em São Bernardo do Campo/SP e outra no interior Itupeva/SP.

Sociedade empresária limitada no regime de tributação Simples Nacional, assim como suas filiais. Faturamento anual de R$ 940.000,00(matriz)  aproximadamente, sendo assim, considerada uma empresa de pequeno porte .

Filiais:

  • Loja 1(matriz) localizada : São Bernardo do Campo –Pauliceia- SP
  • Loja 2 (filial) localizada : São Bernardo do Campo - Batistini - SP
  • Loja 3  (filial) localizada : Itupeva  - Centro - SP

Número de Funcionário: A empresa conta com 19 funcionários sendo 10 funcionários na sede e 09 funcionários distribuídos nas filiais.

Principais serviços: Serviços de borracharia, mecânica de autos, troca de óleo, suspensão, freios, motor, serviços de geometria, caster, cambagem, alinhamento e balanceamento.

Principais Produtos de vendas: Pneus veiculares, manchões, bicos, alongadores e câmaras de ar, peças mecânicas, e outros relacionados ao setor de auto peças.

Principais Fornecedores: TWW Pneus, Mohamed Pneus LTDA, Femath Auto Peça e NSA Recauchutagem de Pneus LTDA.

Principais clientes: Mercedes Bens do Brasil,Ticket Log ( Let’s, Brasil Kirin e Bimbo), Veloce Logística, Ecovias Concessionaria.

Principais concorrentes: Pauliceia Pneus, Della Via, Caçula e ABC Pneus.

2.  CONTROLADORIA

A сrеѕсеntе  e veloz  mudança nо mundo dos nеgóсіоѕ, trаz um mаіоr іntеrеѕѕе nа área соntábіl, рrátіса muіtо usada há tempos, mas ԛuе vеm ѕе tоrnаndо еlеmеntо fundаmеntаl para оѕ gеѕtоrеѕ na admistração das empresas, também considerado como fator de extrema relevância para o planejamento estratégico e financeiro, sempre na busca dos resultados positivos, e não somente para obrigações fiscais e legais. Assim ѕеndо, a cоntrоlаdоrіа, é um rаmо de соnhесіmеntо que еѕtá lіgаdo dіrеtаmеntе a еѕѕаѕ trаnѕfоrmаçõеѕ, uma vez ԛuе еxеrсе рареl dе importante nо рrосеѕѕо decisório das empresas.

Onde todas as despesas inerentes a produção são consideradas como custo do processo produtivo, incluindo: compra de matéria prima), materiais complementares (embalagens), impostos (alguns recuperáveis IPI e ICMS) taxas, despesas administrativas, despesas financeiras e percentual de lucro.

Antes dos anos 90 não havia abertura para a mercadologia e as empresas de pequeno porte não tinham o privilégio estruturado das de médio e grande porte, as pequenas empresas eram criadas sem planejamento, sem conhecimento como: comportamento de setor em relação ao volume de empresas do mesmo ramo, condições politicas de investimentos á longo prazo, necessidade de recursos para financiamento, capacidade de absorção de clientes dos produtos e serviços disponibilizados, dentre outras coisas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)   pdf (95 Kb)   docx (21 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com