TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pim vii unip

Por:   •  15/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  8.981 Palavras (36 Páginas)  •  434 Visualizações

Página 1 de 36

 

UNIVERSIDADE PAULISTA

SANDRA CRISTINA IANHES MARTINS DE ARAÚJO

RA 1303646

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR VII

GUARULHOS

2015

SANDRA CRISTINA IANHES MARTINS DE ARAÚJO

PROJETO MULTIDISCIPLINAR PIM VII

Projeto Integrado Multidisciplinar do Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais da UNIP Interativa, nas matérias de Logística Integrada, Desenvolvimento Sustentável e Gerenciamento de Sistema de Informação.

GUARULHOS

2015

RESUMO

        Para o presente relatório de pesquisa e análise de informações foram coletadas no Supermercado Rede Mais. O relatório foi elaborado com base nos registros, em cadernos, entrevistas com o gerente e funcionários, num esforço interpretativo das fontes que permitiu o entendimento da atuação da empresa estudada.

        A proposta é apresentar a atividade empresarial, o porte da empresa, os principais produtos e serviços, nos baseando no conhecimento adquirido nas disciplinas de Logística Integrada, Desenvolvimento Sustentável e Gerenciamento de Sistema de Informação.

        Este trabalho foi desenvolvido em um supermercado de porte pequeno analisando e abordando a metodologia utilizada no sistema de informação. Procurei abordar também a importância da sequência dos parâmetros definidos na questão de processos produtivos e em relação ao desenvolvimento sustentável. Porém, o resultado de um sistema produtivo, somente poderá ser observado em médio prazo.

Palavras-chave: Logística, Sistema da Informação e Desenvolvimento Sustentável

ABSTRACT

For this research report and analysis of information were collected in the Supermarket Network More. The report was prepared based on the records, notebooks, interviews with the manager and staff, an interpretative effort of the sources that allowed the understanding of the studied company performance.

The proposal is to present the business activity, company size, major products and services, based on the knowledge gained in the disciplines of Integrated Logistics, Sustainable Development and Management Information System.

This study was conducted in a small supermarket trying to analyze and address the methodology used in the information system. I tried also address the importance of following the parameters set in the matter of production processes and to sustainable development. However, the result of a production system, can only be observed in the medium term.

Keywords: Logistics, Information Systems and Sustainable Development.

SUMÁRIO

1. Introdução 7

2. Histórico da Empresa 8

2.1. Natureza e ramo de atuação 9

3. Gerenciamento de Sistema de Informação 10

3.1. Visão geral do supermercado 12

3.2. Equipamentos utilizados no supermercado 14

3.3. Sistema de banco de dados 15

4. Logística Integrada 19

4.1. “Supply Chain Management” 20

4.2. Armazenagem e movimentação 21

4.3. A estrutura organizacional de logística 22

4.4. Tipo de relacionamento com os fornecedores e o impacto das políticas de suprimentos nos estoques 23

5. Desenvolvimento Sustentável 26

5.1. Consumo sustentável 28

5.2. Os oitos passos para a sustentabilidade 29

6. Conclusão 36

7. Referências Bibliográficas 37


1-Introdução

        Nos dias de hoje, quando praticidade e rapidez são fatores de grande importância para o consumidor, possuir um supermercado organizado e bem estruturado é fundamental para atrair o cliente. Para alguns, o ato da compra pode ser considerado uma obrigação, porém, se o ambiente for aconchegante, este pode se tornar um momento prazeroso para a clientela. Além disso, a organização das prateleiras e a disposição correta dos produtos são fatores cruciais para que nada passe despercebido aos olhos do consumidor.

        Porém somente a tecnologia já não é mais o grande diferencial, e sim a gestão de sistema de informação é que se se destaca como o novo diferencial competitivo. No entanto não basta ter a informação é preciso além de aquisição de hardwares e softwares capazes de emitir os mais diversos tipos de relatórios, pessoas capazes de interpretarem esses dados, questionarem os porquês e os caminhos que os dados apontam para a empresa no presente e futuro.

        Um breve histórico da rede de supermercado será feita: como se formou, levantando suas características, práticas existentes, ilustração do sistema produtivo e a forma de atuação quanto a reposição das mercadorias que saem da empresa.

        Demonstrar a importância da tecnologia da informação trazendo algumas informações de um sistema integrado para a empresa. A importância de se adotar um sistema de desenvolvimento sustentável que prioriza o público em geral e tem uma visão nos requisitos de limpeza, reciclagem, sociedade e natureza.

2 – Histórico da empresa

        O Supermercado Rede Mais surgiu em 1990 quando o proprietário, vindo de São Paulo para morar na cidade de Tabapuã, logo depois de se aposentar viu a possibilidade de oferecerem aos moradores e futuros clientes da cidade uma nova perspectiva para realizarem suas compras.

        A visão do proprietário da Rede Mais foi crucial para detectar que naquela cidade do interior não havia um supermercado que satisfizesse o desejo dos moradores. Eles precisavam se deslocar até uma cidade maior e mais próxima para realizarem as compras de alguns produtos que não encontravam na cidade.

Uma grande loja com estacionamento foi planejada. Os corredores largos foram o primeiro destaque da construção. A diversidade de produtos bem organizados, o marketing focado e direcionado através de folhetos e carros de som, a valorização dos clientes, logo resultou na ascensão do empreendimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (59.3 Kb)   pdf (240 Kb)   docx (39.4 Kb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com