TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE GERENCIAMENTO DE RISCOS E DE RESPOSTAS AOS RISCOS

Por:   •  16/4/2020  •  Resenha  •  1.006 Palavras (5 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 5

TURMA FGV 602 – CONVENIADA IBEN

Felipe Barbosa Pereira Bom

Felipe Santos de Oliveira

Gabriel Ventin de Oliveira Prates

Renan Alves da Cruz

PLANO DE GERENCIAMENTO DE RISCOS E DE RESPOSTAS AOS RISCOS

PROJETO: CONSTRUÇÃO DE UM CONDOMÍNIO RESIDENCIAL

Trabalho final da Disciplina de Gerenciamento de Riscos em Projetos, Profº Luiz Fernando da Silva Xavier, vinculado ao curso de MBA em Gerenciamento de Projetos da Fundação Getúlio Vargas.

Controle de Versões

Versão

Data

Autores

Notas da Revisão

0

04.06.19

Felipe O., Felipe B., Gabriel V., Renan C.

Objetivo do Plano de gerenciamento dos riscos

O gerenciamento dos riscos se pauta no processo de identificar, avaliar e planejar respostas a eventos, sejam eles positivos e/ou negativos, que podem ocorrer ao longo do projeto. Com o gerenciamento dos riscos, aumenta-se a probabilidade e o impacto das oportunidades no projeto para os eventos positivos. Por outro lado, reduz a probabilidade e o impacto de ameaças ao projeto para os eventos negativos.

Então, o Plano de Gerenciamento dos Riscos define a abordagem do projeto ao gerenciamento dos riscos e visa explanar como os esforços de gerenciamento dos riscos serão conduzidos ao longo do projeto, informando sobre os métodos e as ferramentas que serão utilizados. O mesmo é desenvolvido e aprovado durante a fase de planejamento do projeto e é um plano auxiliar do Plano de gerenciamento do projeto.

Os riscos são identificados e gerenciados a partir da iniciação e são atualizados enquanto o projeto está em andamento. O gerente de projetos e a equipe analisam o que aconteceu no projeto, a situação atual do projeto, o que ainda ocorrerá - e, em seguida, reavaliam as possíveis ameaças e oportunidades.

Além disso, dada à natureza iterativa do gerenciamento de projetos, uma estratégia de resposta para um risco recém-descoberto pode criar outros riscos no projeto, que devem ser identificados e gerenciados. Você deve estar preparado para perguntas no exame que testam seu conhecimento e entendimento sobre esses conceitos.

Gerenciamento dos Riscos e seus Processos

Identificar os riscos 

Determinar quais riscos podem afetar o projeto e documentar suas características. Se possível, todos os stakeholders dispostos e disponíveis devem ser envolvidos na identificação dos riscos. Cada parte interessada tem uma perspectiva diferente do projeto e pode apresentar suas ideias sobre oportunidades e ameaças.

Como técnica de identificação do risco para o projeto em questão foi utilizado massivamente o Brainstorming e entrevistas com os especialistas (engenheiros civis) da equipe. O resultado será a criação do registro de riscos, apresentando possíveis respostas ao risco, categorias e causas-raiz, todos a serem compilados na planilha anexa a esse documento.

Realizar a análise qualitativa dos riscos 

O processo Realizar a análise qualitativa dos riscos envolve efetuar uma análise de todos os ricos, incluindo suas probabilidades e os possíveis impactos no projeto para determinar quais exigem uma resposta. Assim, deve-se criar uma lista curta dos riscos individuais do projeto identificados anteriormente. Em seguida, os riscos contidos na lista podem ser analisados adicionalmente no processo Realizar a Análise Quantitativa dos riscos ou podem ser transferidos para o processo Planejar as respostas a riscos.

Para a probabilidade de ocorrência de cada risco será utilizada uma escala de:

  • Probabilidade:

[pic 3]

  • Impacto:

[pic 4]

Realizar a análise quantitativa dos riscos 

O processo Realizar a análise quantitativa dos riscos envolve uma análise dos riscos numérica da probabilidade e do impacto (valor em jogo ou as consequências) dos riscos que tiveram classificação mais alta na análise qualitativa dos riscos.

Devem ser considerados:

[pic 5]

Planejar as respostas aos riscos 

  • Devem ser desenvolvidas opções e ações para aumentar as oportunidades e reduzir as ameaças aos objetivos do projeto.
  • Devem haver respostas de Contenção e Contingência.
  • Para Contenção, as estratégias a serem adotadas devem ser de: Eliminar, transferir, mitigar, escalar ou aceitar.
  • Para Contingência, os “gatilhos” devem ser definidos para as ações dessa característica dentro do plano.

Controlar os riscos

Os riscos deverão ser monitorados e controlados durante o ciclo de vida do projeto. Para tal, o mesmo deverá ser feito via planilha que apresente a lista completa das ameaças inicias e novas que surjam ao longo do projeto.

Para os riscos novos, todo o processo de análise deve ser feita, delineando as ações de contenção e contingência, bem como os valores esperados para cada ameaça.

Documentos padronizados

Documento

Descrição

Arquivo

Plano de gerenciamento dos riscos

O Plano de Gerenciamento dos riscos tem como objetivo aumentar a probabilidade e o impacto dos eventos positivos, reduzir a probabilidade e o impacto dos eventos negativos no projeto e orientar a equipe do projeto sobre como os processos de riscos deverão ser executados.

Plano de Gerenciamento dos riscos.doc

Registro dos riscos, Resposta aos Riscos, Controle e Painel de Controle

O registro dos riscos é iniciado no processo Identificar os riscos e é atualizado conforme os outros processos de gerenciamento dos riscos (análise qualitativa, quantitativa, planejar as respostas aos riscos e monitorar e controlar os riscos) são conduzidos. Todos os registro dos riscos ao longo do tempo estão contidos nesse documento.

_GerenciaDeRiscos  V19.4 - Beware-FGV- Quali-Quantitativa - Versão Turma 602 GP.xlsx

]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (286.9 Kb)   docx (380.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com