TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Gerenciamento De Riscos Em Posto De Combustivel

Trabalho Escolar: Plano De Gerenciamento De Riscos Em Posto De Combustivel. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/2/2014  •  1.172 Palavras (5 Páginas)  •  6.298 Visualizações

Página 1 de 5

Plano de Gerenciamento de Riscos em Postos de Combustível

Escrito por Alberto Baccarim Junior.

1. INTRODUÇÃO

O objetivo deste é instruir os funcionários do Posto de Combustível mencionado a agirem organizadas e eficazmente no controle a situações de emergência que possam afetar a segurança e a saúde dos funcionários e da comunidade, a integridade do patrimônio, bem como impactos ao meio ambiente.

Porém o mesmo deve garantir que o estabelecimento opere de maneira adequada em relação à prevenção de acidentes.

Devem ser feitos algumas separações de funções bem como as suas funções para diferentes tipos de situações ou emergências que possam acontecer.

Em seguida daremos um exemplo de PGR (Plano de Gerenciamento de Risco), feitos de acordo com o solicitado pelo Instituto Ambiental do Paraná.

2. PGR – POSTO DE COMBUSTÍVEL

2.1. Distribuição de Responsabilidades

Coordenador do plano de controle de emergências

Encargos: comunicar a ocorrência à Central de Emergência; decidir pelo acionamento do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Órgão Ambiental e Policia Militar; decidir pela evacuação da empresa; prestar informações às autoridades; autorizar o fim do atendimento a emergência; reiniciar os trabalhos normais, após certificar-se de que a emergência foi superada,

Movimentação - Funcionários Administrativos

Encargos: providenciar a retirada de visitantes do escritório, se necessário; proibir a entrada de pessoas não autorizadas nas áreas afetadas; controlar uma possível evacuação do posto; sinalizar área de tarefa

Brigadistas – Pertencentes ao quadro da Usina Alto Alegre.

2.2. Designar as situações que serão tratadas como emergência

Exemplos: Incêndio na área interna do local de abastecimento; incêndio na vizinhança do local de abastecimento; explosão na área interna do local de abastecimento; explosão na vizinhança do local de abastecimento; colisão de veículos contra equipamentos (bomba de abastecimento, filtro de óleo diesel, centrifuga tanque aéreo); derramamento ou transbordamento de produto durante a descarga do caminhão tanque; transbordamento do tanque do veiculo durante o abastecimento.

Demais possíveis acidentes que ocorram no posto devem ser estudados e incluídas neste plano em futuras revisões.

2.3 Definir as diretrizes básicas

• Durante o expediente

Qualquer funcionário que identifique uma das situações de emergência citadas deve informar imediatamente ao Coordenador do Programa de Controle de Emergências.

O Coordenador do PCE poderá em alguns casos solicitar a evacuação do local de abastecimento, inclusive aos funcionários.

• Fora do expediente

Ao identificar uma emergência, o vigilante deve ligar imediatamente para o Coordenador do PCE para comunicá-lo sobre a ocorrência. Caso não consiga encontrar o coordenador, ou funcionário pôr ele designado, o vigilante devera ligar para o Corpo de Bombeiros.

Os vigilantes devem tomar as ações iniciais requeridas pela emergência.

Os vigilantes devem evitar comunicação externa ou emanar comentários que possam causar pânicos. O Coordenador do PCE se encarregará de prestar os esclarecimentos aos órgãos competentes.

2.4 Estipulando plano de ações

• Incêndios

Considere que os momentos mais importantes na ação contra fogo são os primeiros após o seu inicio. Não hesite em chamar o Corpo de Bombeiros caso o incêndio ocorrido não seja de pequenas proporções e fácil controle com material disponível.

Regras básicas: caso não seja possível debelar o fogo imediatamente após o seu inicio, chame o corpo de bombeiros; desligue toda a rede elétrica do posto de serviço; garanta a pronta e rápida evacuação dos veículos; faça a o possível para evitar que o fogo se propague; nunca utilizar água para apagar fogo na pista de abastecimento.

Incêndio na loja ou escritório do posto de serviço: desligar a chave geral no painel eletrônico; identificar a origem do fogo. Utilizar extintor de pó químico seco, caso a origem do fogo seja em lubrificantes armazenados. Caso o fogo venha de instalações elétricas, usar extintor de CO2. Permanecer sempre a favor do vento; se o incêndio não envolver eletricidade ou lubrificantes utilizar o extintor de água e se, após apagar as chamas, verificar a existência de brasas, faça o rescaldo; se o fogo não puder ser debelado em seu inicio, acione o Corpo de Bombeiros; comunique a Central de Emergências.

Incêndio ou explosão em áreas com inflamáveis:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com