TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE GESTÃO ESCOLAR

Por:   •  26/11/2020  •  Ensaio  •  4.179 Palavras (17 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]

ESTADO DO MARANHÃO

PREFEITURA MUNICIPAL DE PEDREIRAS

SECRETARIA MUNICICPAL DE EDUCAÇÃO

UNIDADE DE ENSINO ELIAS RODRIGUES

PLANO DE GESTÃO ESCOLAR E MELHORIAS DA UNIDADE DE ENSINO ELIAS RODRIGUES NO QUADRIENIO 2021- 2024.

EPAMENONDAS DE ARAÚJO ABREU

JERRY NUNES MACEDO

MARIANÓPOLIS, PEDREIRAS – MA

2020

SUMÁRIO

1 IDENTIFICAÇÃO.......................................................................................................3

2 CARACTERIZAÇÃO DA UNIDADE DE ENSINO ....................................................4

2.1 Apresentação ........................................................................................................4

3 OBJETIVO GERAL ...................................................................................................7

4 DIAGNÓSTICO DA ESCOLA E COMUNIDADE.......................................................8

4.1 Dimensão pedagógica .........................................................................................10

4.2 Dimensão administrativa .................................................................................... 12

4.3 Dimensão financeira........................................................................................... 13

3.4 Dimensão pessoal .............................................................................................. 14

5 METAS .................................................................................................................. 15

6 PLANO DE AÇÕES: .............................................................................................. 16

7 AVALIAÇÃO DO PLANO ....................................................................................... 19

8 CONSIDERAÇÕES FINAIS .................................................................................. 20

9 REFERÊNCIAS ..................................................................................................... 21

1. IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE ESCOLAR

 a) Dados da Escola

 UNIDADE DE ENSINO ELIAS RODRIGUES

EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL.

MARIANÓPOLIS, PEDREIRAS - MARANHÃO

CEP: 65725-000

EMAIL: g.e.elias.rodrigues@gmail.com

 b) ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA

 Modalidades de ensino ofertadas

 A escola oferta a Educação Infantil o Ensino Fundamental de 9 anos nos períodos matutino e vespertino, sendo as seguintes turmas: No Matutino, creche, maternal I e II, 1º ano, 2º ano, 3º ano e 4º ano; no vespertino, 5º ano, 6º ano, 7º ano, 8º ano e 9º ano, totalizando 214 alunos. Conta o programa Mais Alfabetização nas turmas de 1º e 2º anos matutino e o Programa Novo Mais Educação nos períodos matutino e vespertino que atinge os alunos de 3º ao 9º ano dividido em 03 turmas matutino e 02 turmas vespertino

.

 Horário de Funcionamento

A escola atende no período matutino, iniciando as 7:15 e término 11:40. O funcionamento do período vespertino inicia as 13:15 com término as 17:40.

 2. CARACTERIZAÇÃO DA UNIDADE DE ENSINO

2.1 Apresentação da Escola, revelando suas principais características

 a) Histórico

Marianópolis é uma comunidade que existe há mais de 100 anos, localizada as proximidades do rio Flores, posição de fronteira nas zonas em que limita o Alto Mearim e o Médio Mearim. Neste ponto, o rio descreve uma curva acentuada a leste, ponto que propicia a conexão as populações do médio e alto sertão.

No início do século         XX, uma comerciante de nome Dir, sediada em Barra do Corda, proprietária de várias embarcações a vapor, montou varias casas de comércios o longo do Rio Mearim e estabeleceu uma dessas casas nesse porto a foz do Rio Flores que se chamava sucurijú. A localização era estratégica, tanto que as vilas que usavam o porto hoje são cidades: Santo Antônio dos Lopes, São José dos Brasílios, Mata do Nascimento (hoje Dom Pedro), curador (hoje Presidente Dutra) e São José das Canas (hoje Joselandia).

O senhor Elias Rodrigues era um pernambucano, foi o gerente fundador da casa de comercio do referido porto Sucuriju, nas primeiras décadas do século XX. A movimentação era muito grande e foi importante para o desenvolvimento da cidade.

Em 30 de junho de 1929, o senhor Elias Rodrigues Nepomuceno assumiu o cargo de agente postal telegráfico dos correios. O porto e sua vida adquiriram importância na região, foi então que seu fundador, Elias Rodrigues, mudou o nome de Porto Sucuriju para o nome de Marianópolis, em homenagem a Mariano Lisboa, intendente de Pedreiras.

Em 1935, a cia Cotoniére Brasil LTDA estabelece usinas e armazéns de compra e beneficiamento de algodão ao longo do Rio Mearim. Com a concorrência de uma empresa gigante no ramo, a pequena casa de comercio que o senhor Elias Rodrigues gerenciava faliu e, em 1939, as instalações foram vendidas para Lages e Cia, que investiu no setor e durante muitos anos houve crescimento, a instalação de uma loja de varejos e atacados, uma usina de beneficiamento de algodão. Fizeram-se necessários muitos funcionários vindos da capital do Estado São Luís, da cidade de Bacabal e de Pedreiras. Surgiu então a necessidade de uma escola para os filhos dessas famílias, o gerente e dono Lauro Lages, mandou construir, em 1949, um prédio para os funcionários e uma escola para os filhos dos funcionários e moradores que residiam na região. Em homenagem ao fundador de Marianópolis deu-lhe o nome de “Grupo Escolar Elias Rodrigues”. Até 1962, o colégio funcionou privativo da empresa, nesse mesmo ano, a Arquidiocese do Maranhão comprou a Cia Lages. De 1962 a 1976, o colégio funcionou como propriedade da colônia agrícola.

Em 1976, o então Prefeito Municipal de Pedreiras, Josenil Bezerra do Nascimento, comprou as terras da Vila Marianópolis juntamente com o Grupo Escolar Elias Rodrigues que a partir dessa data, tornou-se patrimônio público municipal e foi implantado o Ensino fundamental de 1ª a 4ª serie.

No ano de 1998, no dia 18 de maio, foi implantado na gestão do prefeito Edmilson de Alencar Filho o Ensino Fundamental de 5ª a 8ª série. A partir do ano de 2005, na gestão do prefeito Lenoilson Passos, foi implantado o Ensino Médio na comunidade de Marianópolis por meio de anexos com outras escolas da sede do município.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.7 Kb)   pdf (168.5 Kb)   docx (41.5 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com