TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE TRABALHO PARA SUPERVISÃO ESCOLAR CURSO DE PEDAGOGIA.

Trabalho Escolar: PLANO DE TRABALHO PARA SUPERVISÃO ESCOLAR CURSO DE PEDAGOGIA.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/11/2013  •  1.831 Palavras (8 Páginas)  •  947 Visualizações

Página 1 de 8

PLANO DE TRABALHO PARA SUPERVISÃO ESCOLAR CURSO DE PEDAGOGIA.

Na busca da elaboração de um Plano de Trabalho para Supervisão Escolar/Coordenação Pedagógica e Orientação Educacional, relacione as tarefas a serem desenvolvidas por esses profissionais em seu cotidiano escolar (com alunos, professores, pais de alunos, comunidade mais ampla, com estudos e trabalhos e assim por diante). Destaque aquelas que você considera mais relevantes ao trabalho do coordenador pedagógico.

Pense na seguinte situação: existe um problema de bullying (discriminação contra alunos, sob a forma de apelidos, xingamentos, “aplicação de gelo”, risos, piadas e outras formas do gênero) contra certo aluno, em uma das turmas de sua escola. Trata-se de um problema que está afetando a criança em seus estudos, que já não mais deseja vir à escola.

1 - Como você procura ter acesso à criança, a seus opressores, ao corpo docente e aos pais? De que modo pretende coletar evidências das ocorrências e identificação dos líderes?

2 - Que ações, como coordenador pedagógico, pretende empreender, junto aos atores da escola e da comunidade? Procure pensar em ações não só para corrigir o que passou, mas também para evitar futuras situações semelhantes. Pense no que falamos sobre valorizar a diversidade cultural, tanto no texto mais teórico do módulo como na legislação que apresentamos. Como poderia tentar desenvolver ações de valorização da diversidade cultural de todos para que não houvesse preconceitos?

3- Como pretende monitorar e avaliar se suas ações foram bem-sucedidas e como pretende implementar um planejamento que seja incorporado ao cotidiano escolar, em uma perspectiva valorizadora da diversidade no espaço escolar?

Um bom plano de trabalho se faz necessário desde o início do ano letivo, exige a participação de todos os envolvidos no processo de educar. Para desenvolver as competências e habilidades dos alunos é fundamental planejar os conteúdos, as estratégias e as metodologias a serem usadas durante o ano.

Para um bom planejamento é necessário levantar a situação, estabelecer o que se deseja mudar e organizar as ações futuras. Essa prática deve ser desenvolvida através de projetos, pesquisas e planos de ação e propiciar o crescimento e o desenvolvimento do aluno.

O planejamento tem como função mostrar uma situação futura em cima dos acontecimentos atuais, precisa garantir a objetividade, funcionalidade e continuidade da ação a ser tomada.

A equipe de coordenação escolar tem por função articular todo o trabalho em torno da proposta pedagógica, Supervisor e Orientador, são fundamentais para o desenvolvimento dos alunos, o supervisor mais voltado às questões pedagógicas, com um olhar sobre o aluno como um todo, o orientador, mais voltado à vivência, ao emocional e ao social do aluno, às questões familiares, intervindo nas relações de aprendizagem entre aluno e professor.

A Supervisão escolar efetua a coordenação de todo o desenvolvimento das

políticas, do planejamento e da avaliação do projeto educacional, avalia e analisa as

práticas educacionais em desenvolvimento.

Faz parte de suas atividades diárias com os alunos verificar o plano pessoal de estudos, observar local apropriado para hora de estudo, organização dos afazeres e sequencia de trabalhos e realização de resumos e quadros pertinentes ao conteúdo estudado;

No seu cotidiano o orientador pedagógico precisa estar atento ao cenário que se apresenta a sua volta, integrar-se de todos os assuntos da unidade e da comunidade em que atua, acompanhar os resultados da sua equipe, responsabilizar-se junto com os profissionais da escola pela elaboração e acompanhamento da proposta pedagógica, para que esta seja bem desenvolvida.

É preciso conhecer o funcionamento da escola, fazer encontros com seus membros, apresentar e discutir seu plano de trabalho com a equipe, o plano de trabalho está aberto a mudanças, deve ser um instrumento orientador de suas ações, desta forma, conseguirá manter a estrutura e a organização da ação pedagógica.

Analisar as ações que serão tomadas, quando serão tomadas e quais recursos serão necessários, acompanhar os resultados da sua equipe, responsabilizar-se junto com os profissionais da escola pela elaboração e acompanhamento da proposta pedagógica, para que esta seja bem desenvolvida.

Como destaque em suas atividades é de extrema importância que saiba identificar as necessidades dos professores e de todos os colaboradores da unidade, e com eles encontrar soluções que priorizem um trabalho educacional de qualidade e garanta o bom desenvolvimento nas relações de ensino e aprendizagem.

É função do coordenador pedagógico promover mediações que favoreça o diálogo entre alunos, funcionários e comunidade, seu papel é provocar experiências e vivências que leve o aluno a conscientizar-se de seu papel na sociedade.

André (1999, p. 354):

“porque é na problematização da realidade que se originam as questões a serem perseguidas e a partir delas que são escolhidos métodos de trabalho e técnicas de coleta de dados – o que requer um aprendizado de observação e análise da realidade e um conhecimento de instrumentais para sua apreensão.”

1 - Como você procura ter acesso à criança, a seus opressores, ao corpo docente e aos pais? De que modo pretende coletar evidências das ocorrências e identificação dos líderes?

Geralmente as crianças vítimas de bullying ficam isoladas dos colegas, pedem para trocar de sala e seu rendimento escolar cai. Grande parte das vítimas não reage e nem fala sobre a agressão. Em alguns casos os pais relatam o acontecimento, mas a omissão também é muito comum. Por isso é importante estar atento nas modificações que a criança apresenta. Se algumas características mudam é interessante começar a investigar o que esta acontecendo. Uma forma de saber se a criança esta sofrendo o bullying é propor uma redação onde os alunos são estimulados a falar no anonimato sobre a sua vida na escola e seu relacionamento com os colegas, isso pode ajudar a romper o silêncio. Após as evidencias serem confirmadas é importante tomar ações, e para isso é necessário saber quem é o autor do bullying. Na maioria das vezes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com